Publicidade

A Copa EFX Honda ASW de Enduro segue neste sábado (14) e domingo (15) com a quinta etapa, em um dos palcos mais tradicionais do off road nacional. A prova será disputada em Mogi das Cruzes (SP) e teve o local da largada alterado para o famoso ASW Off Road Park. A concentração dos pilotos e equipes será feita no mesmo lugar, que abrigará também uma das especiais. Este será um dos destaques da etapa, já que o trecho passa pela pista de motocross e pela área da plantação de pinheiros, onde troncos deitados no meio do caminho serão um desafio a mais para os pilotos.

Rômulo Bottrel, em recuperação, será uma das ausências desta edição da Copa EFX

Rômulo Bottrel, em recuperação, será uma das ausências desta edição da Copa EFX

A largada para as principais categorias será no domingo, a partir das 9h. Cada volta do percurso terá aproximadamente 40 quilômetros. No total, os participantes percorrerão três voltas. Além da especial no ASW Off Road Park, com 5.300 metros, haverá também mais dois Enduros Testes. Esta etapa sofrerá algumas ausências importantes como a de Rômulo Bottrel, o Oncinha, que fraturou a clavícula e fará somente a largada para garantir alguns pontos. Além disso, Nielsen Bueno segue em recuperação após uma forte queda sofrida no Rally dos Sertões. Considerando o descarte previsto no regulamento, os dois dividem a liderança da classe Elite, principal categoria da competição, mas abrem espaço nesta etapa para que Cauê Aguiar, Rígor Rico e Júlio Zavatti, o Bissinho, se aproximem na briga pelo título.

Publicidade
O francês Adrien Metge competirá pela primeira vez no Brasil

O francês Adrien Metge competirá pela primeira vez no Brasil

Em compensação, a prova contará com a presença do francês Adrien Metge, que tem no currículo o título europeu de enduro na categoria Júnior, em 2009, e o vice-campeonato do Six Days, no mesmo ano e categoria. Além disso, foi vice-campeão da E1 no Campeonato Europeu em 2010. Depois que seu irmão, Michael Metge, disputou o Sertões, o piloto despertou interesse pelas competições no Brasil e entrou em contato com a ASW, uma das patrocinadoras da Copa EFX para viabilizar a vinda. Adrien parece disposto a dar trabalho aos brasileiros. “Me interessei pelas belas paisagens e boas pistas que o Brasil tem. Quero me divertir, mas também lutar pela vitória”, comentou o francês.

A etapa de Mogi contará também com a estreia de uma nova categoria, voltada para jovens pilotos de até 13 anos. A XC-CRF 110F é uma classe monomarca disputada com o modelo da Honda, que tem como um dos objetivos promover a prática do esporte entre jovens pilotos. Além dela, serão realizadas também a Juvenil e a Infantil. Todas elas estão programadas para o sábado, sendo disputadas separadamente das demais categorias. A XC-CRF 110F será realizada em todas as etapas seguintes até o final do campeonato e o campeão será o que mais somar pontos em todas as fases. Os pilotos irão competir sempre em circuitos de 500 a 1500 metros. Em todas etapas, as inscrições para essa classe serão gratuitas. Os pilotos interessados em participar têm até o dia 12 para confirmar presença.

As inscrições para todas as categorias podem ser feitas até esta quinta-feira (12) pelo site da adrenatrilha. Outro atrativo do evento é o curso de pilotagem para as participantes da categoria Feminina, com o experiente piloto Nielsen Bueno.

Publicidade

Serviço Copa EFX Honda ASW – 5ª etapa
Data: 14 e 15/9
Cidade: Mogi das Cruzes (SP)
Local: ASW Off Road Park
Endereço: Av. Francisco Rodrigues Filho, 9010 – bairro Botujuru.

Programação:

Sábado (14/9)
10h00 – Abertura da secretaria;
10h00 – Curso da categoria Feminina;
13h15 – Briefing e apresentação da CRF 110F;
13h30 – Treinos da categoria XC-CRF 110F;
13h45 – Treinos livres para a categoria infantil;
14h00 – Treinos para a categoria Juvenil;
14h30 – Largada da categoria XC-CRF 110F – 15 min.;
14h50 – Largada das categorias XCI-1, XCI-2 E XCI-3 – 15 min.;
15h10 – Largada das categorias XCJ-1, XCJ-2, XCJ-3 XCJ-4 – 20 min.;
16h00 – Premiação de todas as categorias;
17h00 – Encerramento das atividades.
Obs: Dependendo da quantidade de pilotos nas categorias poderão ser realizadas mais uma ou duas baterias.

Domingo (15/9)
07h00 – Abertura da secretaria;
07h30 – Início da vistoria técnica e entrada no parque fechado;
08h45 – Briefing técnico aos pilotos e equipes;
09h00 – Início da primeira largada com 3 pilotos por minuto;
10h00 – Entrada no parque fechado;
10h00 – Fechamento da secretaria;
10h00 – Apresentação de Freestyle (a confirmar);
10h40 – Inicio da segunda largada com 3 pilotos por minuto;
11h30 – Apresentação de Freestyle (a confirmar);
12h20 – Início da terceira largada com 3 pilotos por minuto;
15h00 – Apresentação de Freetyle (a confirmar);
16h00 – Previsão de entrega das performances aos pilotos;
16h30 – Inicio da premiação aos campeões;
17h30 – Encerramento das atividades.

Publicidade

Calendário da Copa EFX Honda ASW de Enduro 2013
5ª etapa – Mogi das Cruzes – SP (14 e 15/09)
6ª etapa (grande final) – Poços de Caldas – MG (20/10)

Fonte: Agência PubliX – foto 1: arquivo – foto 2: Tiago Edagi

HONDA INCENTIVA ESPORTE EM CATEGORIA INFANTIL NA COPA EFX
Prova neste sábado, em Mogi das Cruzes, dá pontapé ao projeto que visa atrair e formar pilotos off-road

Em mais um projeto, a Honda inicia a partir deste sábado (14) a categoria XC-CRF 110F na Copa EFX Honda ASW, em Mogi das Cruzes (SP). Crianças e adolescentes com até 13 anos disputarão prova que mistura habilidades e percursos de modalidades de esportes off-road, como enduro e motocross. Ao todo, a competição, que faz parte do projeto CRF For Fun, terá cinco etapas.

Copa EFX terá categoria monomarca Honda XC-CRF 110F

Copa EFX terá categoria monomarca Honda XC-CRF 110F

O incentivo da empresa tem como objetivo formar novos pilotos, levar aos adeptos conhecimento do esporte off-road e promover a categoria de base. A marca também patrocina atualmente a Honda Junior Cup, categoria juvenil do campeonato de motovelocidade SuperBike Series Brasil.

Os competidores mirins utilizarão nas atividades o modelo Honda CRF 110F, que é indicado para competições, em trilhas e pistas de motocross, e para lazer. No sábado, a programação inclui briefing e apresentação, a partir das 13h15; treino, às 13h30; corrida, às 14h30; e premiação, às 16h. Os dez primeiros colocados na corrida ganharão troféus.

Além da prova neste sábado, estão previstas mais outras quatro:
29 de setembro, em Itupeva (SP);
12 de outubro, em Mogi das Cruzes (SP);
19 de outubro, em Poços de Caldas (MG) e
10 de novembro, em Mogi das Cruzes (SP).

Fonte: VipComm – imagem de divulgação