Publicidade

Você quer fazer viagens de scooter, mas tem muitas dúvidas se dá para encarar? Sim é possível, porém existem vários cuidados especiais.

Veja também:

Viajar de scooter não só é possível como pode ser muito prazeroso. Mas requer alguns cuidados especiais

O primeiro é acertar na escolha do scooter que vai lhe vestir bem. Então faça test ride no maior número de modelos possível. Para esta reportagem, por exemplo, usamos o Yamaha XMAX 250.

Publicidade

Lembre-se que são muitos os bons motivos para ter um scooter. Eles são econômicos e fáceis de pilotar, práticos e leves para estacionar, super ágeis no trânsito. Ainda têm bom espaço para guardar capacete sob o banco e é possível instalar um baú.

Afinal, é possível viajar de scooter?

Para lhe ajudar fiz pequenas perguntas e respostas. Bora saber se dá para viajar de scooter?

A cilindrada ideal

Ah, com toda certeza dê preferência aos de 250 cc, 300 cc ou mais. Sei que muita gente pega estrada com as de 150 cc ou 160 cc, porém na hora de  ultrapassar o cuidado tem que ser redobrado, ainda mais nas partes íngremes da estrada.

Publicidade

Já peguei estrada com o Nmax 160. Vai que vai, mas dá um pouco de tensão quando algum veículo cola atrás ou quando é preciso ter força para ultrapassar. Tudo é um pouco mais complicado. É o tipo de tensão que impede gente de relaxar e curtir como a viagem merece!

O importante é relaxar e curtir a viagem

Precisa usar equipamentos de segurança?

Ué, mas não vou correr!? Vejo muitos scooteristas na estrada sem equipamentos de segurança, talvez por pensarem que, como não é para altas aceleradas, não correrá riscos. Estão bem equivocados! Então não se esqueçam dos equipamentos (todos). E capacete na estrada tem que ser fechado, por favor!

Publicidade

Estabilidade do scooter…como fica com a bagagem?

Cuidado pra não abusar no peso da bagagem que coloca no baú do scooter. Ele pode perder estabilidade, afinal é um veículo leve e que, na maioria dos casos, não foi projetado para viagens ou cargas pesadas. Então leve somente o necessário.

Paradas para descanso ao viajar de scooter

Faça paradas para descanso sempre que possível, pois a postura em cima do scooter é bastante limitada. Pare e descanse um pouco, alongue as costas, as pernas, o pescoço. Custa nada não minha gente, é devagar e sempre! O bom mesmo é curtir a estrada sem pressa.

Scooter podem ser melhores que as motos em alguns quesitos. Entre eles, a autonomia

Na duvida não arrisque

Calcule bem a velocidade antes de ultrapassar outro veículo. Dará tempo? Consigo maior velocidade em relação ao veículo da frente? Na dúvida não ultrapasse. Você precisar ter certeza que é possível. Sabe aquele “acho que dá’? nem pensar, não arrisque sua vida.

Dê passagem

Dê passagem mesmo que você esteja no limite da velocidade e o apressadinho do carro tá afins de levar multa e fica colando na sua traseira. Sempre deixe eles passarem, sempre!

E quando tem muito vento na estrada?

Este é um problema clássico ao rodar de moto e que se agrava nos scooter justamente pelo seu baixo peso e excesso de carenagens. Se acontecer encoste num lugar seguro, pare e espere, sem pressa. No geral motos menores não são tão estáveis e sofrem mais com rajadas de vento.

Scooter é adequado para longas viagens?

Nada é impossível e a melhor moto pra viajar é aquela que você tem. Inclusive os scooter podem exigir menos paradas nos postos de combustíveis porque alguns, como o XMAX que usamos, têm ótima autonomia. Ele roda média de 35 km/litro e tem tanque de 13,2 litros, ou seja, isso pode fazer mais de 450 km sem abastecer. Uau!

Tem mais dicas? Conta pra mim la no meu instagram @eliana.malizia

Eliana Malizia
@eliana.malizia / Apaixonada por moto de todas cilindradas. Adora mexer nas suas motos e tem formação em mecânica. Fundadora do site Acelerada e do grupos de mulheres motociclistas Aceleradas. Viciada em esportes radicais, amante da boa música, livros e filmes de ação.