Publicidade

A 38ª edição do Enduro da Independência começa nesta semana, com novos desafios aos pilotos e novo formato de cobertura. Além disso, a competição percorrerá novas trilhas no Circuito das Águas Paulistas e Mineiras, de 3 a 7 de setembro. Por fim, toda transmissão do evento será online – em função da pandemia – ao público, que não poderá estar presencialmente.

Enduro remonta percurso do caminho da Estrada Real - Foto: VGCOM / Léo Tavares

Enduro remonta percurso do caminho da Estrada Real – Foto: VGCOM / Léo Tavares

Enduro da Independência 

O Enduro da Independência acontece desde 1983, data em que foi recriada a última viagem de Dom Pedro I saindo do Rio de Janeiro com destino a Vila Rica. Assim, o roteiro ficou conhecido como o caminho novo da Estrada Real, pouco antes da proclamação da Independência e o famoso grito do Ipiranga, em 7 de setembro de 1822.

Desde então este percurso foi adaptado para o evento. Ao todo, são mais de 2 mil pessoas apenas entre pilotos, apoios, mecânicos e organizadores. Dessa forma, a competição é uma das mais aguardadas provas off road do calendário nacional e agora também está no Projeto Socorro, Destino Duas Rodas.

Publicidade

38º Enduro da Independência vai desafiar pilotos com novas trilhas – Foto: VGCOM / Léo Tavares

38º Enduro da Independência – roteiro 

No dia 3 de setembro acontece a cerimônia de abertura, que será realizada em Socorro (SP), e na sequência ocorre o primeiro dia de prova. Já no sábado a caravana deixa a cidade rumo a Itajubá (MG). No domingo o desgaste físico é colocado em teste, com os competidores na rota que liga Itajubá a Caxambu (MG). Por fim, no último dia de competição, 7 de setembro, os pilotos fazem o esforço final e serão premiados após a linha de chegada.

4 de setembro – Socorro (SP) – 117 km
5 de setembro – Socorro (SP) a Itajubá (MG) –  237 km
6 de setembro – Itajubá (MG) a Caxambu (MG) – 158 km
7 de setembro – Caxambu (MG) – 123 km

38º Enduro da Independência

Data: 3 a 7 setembro 2020
Largada: Socorro – SP
Chegada: Caxambu – MG
Saiba mais sobre a competição no link

Publicidade

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza