Atualmente, a tecnologia embarcada em bicicletas elétricas está a par ou além de muito modelo de moto. Duvida? Um exemplo é o novo sistema Bosch e-bike – que oferece o menor freio ABS já criado – e que utiliza conhecimento vindo do mundo das motocicletas.
Bosch tem freio ABS para bikes
A fabricante alemã Bosch já oferece ABS para bicicletas elétricas desde 2018. No entanto, agora atualizou essa tecnologia para oferecer ainda mais confiabilidade e segurança. O Bosch e-bike Systems é o menor dispositivo ABS já criado, usando tecnologia de motocicleta.
Segundo a empresa, a unidade de controle nova e-bike ABS é 77% menor e 55% mais leve que sua antecessora. Tudo isso, devido ao tamanho minúsculo! Tanto é que o sistema se funde à estética da maioria das bikes.
A Bosch é uma das pioneiras quando o assunto é ABS, e trouxe essa tecnologia para a indústria automotiva há mais de 40 anos. Nas motos, a marca também marca presença, sendo uma das principais fabricantes da atualidade.
ABS com 4 modos de frenagem!
O sistema da Bosch atua como qualquer outro ABS. Ou seja, evita que as rodas travem, diminuindo a distância necessária para a parada do veículo. Tudo isso através da dosagem dos freios hidráulicos, que também são ligados ao conjunto.
Então, quando os pneus travam, o atuador do ABS regula a pressão feita pelos freios a fim de evitar que a roda se arraste pelo chão. Além disso, o eBike da marca também tem sensores na roda de trás. Tudo isso, para que em uma frenagem dianteira brusca a roda de traseira não levante do chão.
O sistema Bosch de ABS tem quatro modos de atuação, que podem ser alterados com o toque em um botão e monitorados por meio de um aplicativo ou da tela da bike:
Cargo – oferece uma travagem rápida, segura e mais precisa, mesmo quando a bike está transportando uma carga pesada;
Touring – destinado para o uso de bicicletas elétricas em cidades, onde as mudanças nas condições das estradas, travessias de pedestres e sinais de trânsito são frequentes;
Allroad – foi criado para passeios off-road dos mais aventureiros. Permite que os ciclistas eMountain enfrentem com segurança estradas de cascalho e trilhas leves;
Trail – voltado principalmente para ciclistas esportivos de eMTB, que frequentemente andam em trilhas técnicas e terrenos mais desafiadores.
Veja também:
- Nem moto, nem bike: nova Honda elétrica custa R$ 4 mil
- Bike elétrica Mercedes custa mais moto de 500cc!
- Ducati tem bike elétrica mais cara que Honda CB 500X
Freio ABS pode reduzir acidentes
De acordo com testes feitos pela Bosch Accident Research, um sistema de frenagem antibloqueio eficiente (ABS) pode evitar até 29% de todos os acidentes envolvendo bicicletas elétricas e pedestres.
Com isso, a novidade da marca para as e-bike é mais que uma aposta no mercado. E, segundo a fabricante, quase todos os modelos de bicicletas elétricas podem ser equipados com essa recente inovação.
No entanto, para contar com o novíssimo ABS é preciso adquirir modelos de bicicletas que já saiam de fábrica com o recurso. Isso porque o sistema não pode ser instalado em usadas.