Publicidade

Atualmente, a tecnologia embarcada em bicicletas elétricas está a par ou além de muito modelo de moto. Duvida? Um exemplo é o novo sistema Bosch e-bike – que oferece o menor freio ABS já criado – e que utiliza conhecimento vindo do mundo das motocicletas.

Bosch tem freio ABS para bikes

A fabricante alemã Bosch já oferece ABS para bicicletas elétricas desde 2018. No entanto, agora atualizou essa tecnologia para oferecer ainda mais confiabilidade e segurança. O Bosch e-bike Systems é o menor dispositivo ABS já criado, usando tecnologia de motocicleta.

bosch tem freio para ebikes

Bosch criou novo freio ABS para bikes em dimensões de tamanho ainda menores

Segundo a empresa, a unidade de controle nova e-bike ABS é 77% menor e 55% mais leve que sua antecessora. Tudo isso, devido ao tamanho minúsculo! Tanto é que o sistema se funde à estética da maioria das bikes.

Publicidade

A Bosch é uma das pioneiras quando o assunto é ABS, e trouxe essa tecnologia para a indústria automotiva há mais de 40 anos. Nas motos, a marca também marca presença, sendo uma das principais fabricantes da atualidade.

ABS com 4 modos de frenagem!

O sistema da Bosch atua como qualquer outro ABS. Ou seja, evita que as rodas travem, diminuindo a distância necessária para a parada do veículo. Tudo isso através da dosagem dos freios hidráulicos, que também são ligados ao conjunto.

Então, quando os pneus travam, o atuador do ABS regula a pressão feita pelos freios a fim de evitar que a roda se arraste pelo chão. Além disso, o eBike da marca também tem sensores na roda de trás. Tudo isso, para que em uma frenagem dianteira brusca a roda de traseira não levante do chão.

Publicidade

O sistema Bosch de ABS tem quatro modos de atuação, que podem ser alterados com o toque em um botão e monitorados por meio de um aplicativo ou da tela da bike:

Cargo – oferece uma travagem rápida, segura e mais precisa, mesmo quando a bike está transportando uma carga pesada;

Touring – destinado para o uso de bicicletas elétricas em cidades, onde as mudanças nas condições das estradas, travessias de pedestres e sinais de trânsito são frequentes;

Allroad – foi criado para passeios off-road dos mais aventureiros. Permite que os ciclistas eMountain enfrentem com segurança estradas de cascalho e trilhas leves;

Publicidade

Trail – voltado principalmente para ciclistas esportivos de eMTB, que frequentemente andam em trilhas técnicas e terrenos mais desafiadores.

Modos podem ser visualizados em display instalado na bike

Veja também:

Freio ABS pode reduzir acidentes

De acordo com testes feitos pela Bosch Accident Research, um sistema de frenagem antibloqueio eficiente (ABS) pode evitar até 29% de todos os acidentes envolvendo bicicletas elétricas e pedestres.

freio abs da bosch para bicicletas

Sistema virá de fábrica instalado em marcas parceiras da fabricante

Com isso, a novidade da marca para as e-bike é mais que uma aposta no mercado. E, segundo a fabricante, quase todos os modelos de bicicletas elétricas podem ser equipados com essa recente inovação.

No entanto, para contar com o novíssimo ABS é preciso adquirir modelos de bicicletas que já saiam de fábrica com o recurso. Isso porque o sistema não pode ser instalado em usadas.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]