Publicidade

IPhone e imaGinyze

Realidade ampliada para seu veículo, trazida por uma aplicação do IPhone.

Quando corretamente colocado no centro do painel de instrumentos, o IPhone detecta a faixa que seu veículo ocupa na estrada, seguindo as faixas delimitantes pintadas no piso – e a área total da faixa em azul. Uma vez que a aplicação estabeleça sua faixa, passará a detectar quaisquer veículos à sua frente dentro de uma distância previamente escolhida. A ImaGinyze pisca também um alerta quando você está chegando mais perto do veículo à frente – e esses veículos passam a ser mostrados em código de cores: inicialmente verde,quando você ainda está a uma distância segura, depois amarelo à medida que você se aproxima bastante dele e finalmente vermelho quando você estiver perto demais.

Ao chegar ao amarelo, o motorista terá distância e tempo suficientes para diminuir sua velocidade ou simplesmente mudar de faixa e ultrapassar o veículo à frente. Ao mudar de faixa, o sistema mostrará a faixa do carro à frente e uma lateral, alertando da existência de outros veículos em todas as faixas da via.

Publicidade

A ImaGinyze fornece igualmente outras informações, como a qualidade do piso e a velocidade de seu carro, caso você não esteja observando o velocímetro.

O IPhone deve estar colocado a entre 1 m e 1,50 m de altura em seu modo de paisagem, ou panorama, e deve ser calibrado de maneira que funcione corretamente: este aplicativo é o primeiro de seu tipo, está em versão 1.0 e provavelmente ainda não é suficientemente confiável. Nenhuma revista especializada ainda o testou, mas parece ter um futuro promissor.


José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga & Transporte.