Publicidade

Johnson Controls bate recorde de produção de baterias para motos

Fábrica de Sorocaba produziu 150 mil baterias em julho, melhor marca desde que foi inaugurada em 2007

A Johnson Controls atingiu em julho a produção de 150 mil baterias da linha Heliar PowerSports para motocicletas, melhor resultado da empresa desde 2007 quando inaugurou a fábrica em Sorocaba, interior do Estado de São Paulo. Do volume total fabricado, 93% foram destinados à Honda e os demais, distribuídos no mercado de reposição.

O volume de produção atingido pela Johnson Controls, fornecedora exclusiva de baterias de motocicletas para o montadora, comprova sua liderança no mercado brasileiro. Entre dez motos Honda que circulam no País oito são equipadas com baterias Heliar PowerSports.

Publicidade

Inaugurada no segundo semestre de 2007 mediante o investimento de US$ 11 milhões, a fábrica de baterias Heliar para motocicletas tem capacidade de produzir de 2,3 milhões de unidades/ano, volume destinado às principais montadoras e ao mercado de reposição. É a primeira fábrica da Johnson Controls em todo o mundo com produção inteiramente voltada ao segmento de motocicletas.

A linha Heliar PowerSports é composta por três modelos, destinados a motocicletas com motor de até 400 cm3 de cilindrada, que correspondem a 71% da frota circulante, estimada em cerca de 13,5 milhões de unidades. Diferente das baterias convencionais, do tipo seco carregadas, a PowerSports tem arranque mais forte devido à maior área de contato entre as suas placas internas. Além disso, dispõe de válvula que promove a recombinação dos gases, o que impede a perda de corrente e, consequentemente, mantém a eficiência elétrica.

Entre as características de projeto, as baterias PowerSports possuem a tecnologia AGM com o processo de fabricação com grades laminadas e expandidas e conexões do tipo “Extrusion Fusion”, que proporciona maior vida útil. Totalmente seladas, dispensam o manuseio de ácido para ativação, o que contribui para a preservação do meio ambiente.