Publicidade

Nem só das BMW vivem as motos 310 cc mundo afora. E, a partir de 2023, este nicho passará a ter novas representantes no Brasil também. Isso porque a chinesa Zontes trará seus produtos através de uma parceria com a JTZ – que já representa Suzuki, HaoJue e Kymco. Mas será que elas têm cacife para bater de frente com as alemãs?

Melhor que BMW? Veja as motos 310 cc da Zontes

A Zontes tem uma interessante linha de motos 310 cc que compartilham de mesmo motor e conjunto. Na gama estão motos como a trail 310 T2 e a naked 310 R, rivais diretas das BMW G 310 GS e G 310 R.

Ambas movidas pelo mesmo motor monocilíndrico de 312 cm³. Um propulsor de quatro válvulas, comando simples no cabeçote e refrigeração líquida. Ele entrega potência de 35 cv a 9.500 rpm e torque de 3 kgf.m aos 7.500 giros. O câmbio é seis marchas com transmissão secundária por corrente.

motos 310 cc da zontes - trail

Prestes a chegar no Brasil com a JTZ, a Zontes fabrica várias motos 310 cc. Entre elas a trail 310T, equipada com tela TFT, sistema de conectividade, smartkey e opções de rodas raiadas ou de liga

Publicidade

É uma receita similar à adotada pela BMW nas suas 310cc. AS 310 GS e R são movidas pelo mesmo motor monocilíndrico, com refrigeração líquida, quatro válvulas por cilindro e 313 cm³. Assim, ele gera 34 cv de potência 9.250 rpm e torque de 2.8 kgf.m aos 7.500 giros. O câmbio também é de seis marchas com transmissão por corrente.

motos 310 cc da bmw, gs

A GS 310 da BMW segue uma receita bem parecida com a 310T chinesa, mas tem equipamentos mais simples

Veja também:

Recheadas de tecnologia 

Rival da pequena BMW GS, a Zontes 310 T tem linhas que remetem as grandes  big trail do mercado. O modelo possui versões com rodas de liga-leve e também rodas raiadas, além de sair das lojas com ABS Bosch, iluminação de LED, chave presencial e painel TFT com conectividade para smartphone.

Publicidade

Já a versão naked 310R aposta no estilo Streetfighter. A motocicleta também conta com sistema de chave presencial e ABS Bosch. No entanto, ao contrário das outras motos da linha 310 Zontes, a naked tem painel de LCD em formato tradicional.

A naked 310 R compartilha o mesmo motor da trail 310T, mastem proposta urbana

Aqui, uma pequena desvantagem para a BMW. Sua moto 310 cc aventureira é mais simples, ainda com painel LCD sem qualquer tipo de conectividade. Também não há opção com rodas raiadas, mais aptas a rodar em pisos ruins. O visual, por sua vez, é inspirado nas GS maiores.

Enquanto isso, a naked BMW 310 R aposta em um estilo esportivo. Em seu conjunto, a moto conta com freio ABS (assim como a 310 GS trail), rodas de liga e painel digital LCD. Promete ficar um passo atrás da chinesa em desempenho, uma vez que tem 1 cv a menos e 13 kg a mais (158 kg contra 145 kg, ambos a seco).

Publicidade
moto 310 cc da bmw, 310r

A BMW 310 R promete suar para alcançar a Zontes. Modelo tem 1 cv a menos de 13 kg a mais

Quanto custam as novas motos 310 cc

Se as fichas técnicas das motos 310 cc da BMW e da Zontes são próximas (com uma leve vantagem para a segunda), nos preços os produtos tomam uma boa distância. Naturalmente, a Zontes pratica um preço agressivo para conquistar seu espaço no mercado – onde a BMW já está consolidada.

Zontes-310-V-768x512

A família de motos 310 da Zontes é grande, com espaço para a curiosa V (foto), uma scrambler e um scooter! Na Europa, marca pratica preços cerca de 20% abaixo da BMW, mas no Brasil os valores de suas motos ainda não foram revelados

Assim, a trail 310T custa 24% menos que a GS 310 na Europa: 5.143 euros ante 6.380 euros (aproximadamente R$ 26,6 mil e R$ 33 mil em conversão direta). Nas naked, a diferença cai para 19%, afinal a Zontes 310R tem preço sugerido de 4.783 euros e a BMW, de 5.720 (R$ 24,7 mil e R$ 29,6 mil).

Já no Brasil, a BMW G 310 R tem preço sugerido de R$ 34.990, enquanto a G 310 GS custa R$ 37.990. Já os preços da Zontes serão revelados apenas futuramente, quando a marca estiver mais perto de chegar em nosso mercado. Estamos ansiosos!

 

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]