Publicidade

Fabio Quartararo, 22 anos, primeira temporada na equipe principal da Yamaha. Francês. Esta é uma breve ficha técnica do primeiro francês a faturar o título na categoria máxima do motociclismo mundial.

O piloto sagrou-se campeão da MotoGP 2021 na manhã deste domingo, após mais uma demonstração de talento e maturidade. A conquista veio no GP da Emília-Romanha, disputado em Misano. E quem venceu a corrida foi a Honda, com direito a dobradinha de Marc Márquez e Pol Espargaró. Que dia!

motogp campeao 2021 -

Fabio Quartararo é o Campeão da MotoGP 2021. Seu primeiro título, o primeiro da França, o primeiro da Yamaha desde Jorge Lorenzo em 2015

 

Publicidade

Quartararo, campeão da MotoGP 2021

Fabio iniciou o final de semana em uma confortável posição na liderança, com 52 pontos de vantagem. Para ser campeão (com 2 outras etapas ainda a serem realizadas) só precisava vencer ou apostar em um tropeço do segundo colocado, Francesco Bagnaia (63, Ducati).

Para não correr riscos, apostou na segunda opção. E deu certo. Largou da 15ª posição e fez uma prova tranquila, com ultrapassagens seguras, enquanto Pecco dava o sangue. O italiano fez a pole (sua quinta consecutiva) e manteve a primeira posição desde a largada. Aliás, desde ali sofreu pressão de Marc Márquez, que buscava sua segunda vitória consecutiva.

motogp campeao 2021 - acidente bagnaia

Pecco fez uma excelente prova, conquistou a pole, liderou mais de 20 voltas. Porém, não resistiu a pressão no final da prova e caiu sozinho

Publicidade

 

Bagnaia fez grande prova, resistiu às investidas de Márquez e até abria alguma vantagem tímida em determinados momentos. Porém, a apenas quatro voltas do fim o jovem de 24 anos sucumbiu à pressão e caiu sozinho. Fim de prova, adeus qualquer chance remota de brigar pelo título.

 

Um francês no topo do mundo

E foi desta forma que Quartararo chegou a 267 pontos, de onde não pode ser alcançado por nenhum piloto no restante da temporada 2021. Pecco tem apenas 202. Campeão em 2020, Joan Mir é terceiro, com 175.

Publicidade

Fabio chegou ao Mundial em 2015, competindo na Moto3. Encerrou a temporada na 10ª posição. Em 2017 migrou para a Moto2, onde competiu também no ano seguinte. Era talentoso, mas não brilhante. Faturou apenas uma vitória e um pódio.

motogp campeao 2021 - quartararo

Mais uma amostrada maturidade de Quartararo. Ao invés de brigar pelas primeiras posições, jogou com o regulamento sob o braço, sem correr riscos desnecessários. Apesar disso, chegou na quarta colocação

Então em 2019 ele foi convidado para a MotoGP. E despontou. Chamado sem qualquer badalação para correr pela equipe satélite Yamaha Petronas SRT, conquistou sete pódios e mais de 190 pontos. No ano seguinte viriam as (três) primeiras vitórias e o contrato com o time de fábrica da Yamaha, substituindo ninguém menos que a lenda Valentino Rossi, já perto da aposentadoria.

motogp campeao 2021 - resultado final classificação

Classificação da MotoGP 2021, já coroando Quartararo como campeão

E foi assim que iniciou 2021. Para espanto de muitos, vimos um Quartararo maduro, que não se arriscava em ultrapassagens desnecessárias, que ficava num seguro segundo lugar se o vencedor não lhe ameaçasse. E assim ele subiu ao pódio 10 vezes – em 16 provas. E assim foram 5 vitórias. E assim se tornou campeão Mundial. Nunca foi sorte, sempre foi mérito.

 

MotoGP com primeira dobradinha Honda

Lá no início do texto falamos que a 16ª etapa da MotoGP teve dobradinha da Honda, você notou? Se não, tudo bem. Esta foi uma corrida memorável, em que diversas coisas incríveis aconteciam simultaneamente. É perdoável deixar algo escapar.

motogp campeao 2021 - marquez

Agressivo e técnico, Márquez faturou sua segunda vitória consecutiva

Márquez e Pol Espargaró (44) fizeram um excelente trabalho de equipe. Enquanto Marc buscava pontos de ultrapassagem e pressionava o primeiro colocado, Pol defendia o terceiro lugar sem deixar que qualquer piloto atrapalhasse o resultado da equipe.

Pecco cai a quatro voltas da bandeirada, Marc vence com uma margem enorme, Pol fatura o segundo lugar. E assim se construiu a primeira dobradinha da dupla Márquez e Espargaró, que faz sua temporada de estreia pela equipe oficial da Honda.

 

Arrivederci Rossi

A corrida em Misano sagrou o novo campeão Mundial, teve um italiano (com uma moto italiana) na pole e ainda assistiu a primeira dobradinha de uma das principais equipes do circuito. Podia acontecer mais algo?

Claro! O GP marcou a despedida de Valentino Rossi de sua casa. Esta foi a última vez que o nove vezes campeão Mundial (sete na categoria principal) correu diante do apaixonado público italiano. Por isso o final de semana foi repleto de homenagens, prestadas até pela lenda Giacomo Agostini, e com direito a pintura exclusiva no capacete de Rossi.

Veja também:

 

Próxima prova da MotoGP

Apesar de já conhecer seu campeão, a MotoGP ainda não terminou. Restam duas etapas pela frente, em Portugal e na Espanha.

 

A próxima prova será no Circuito de Algarve, no dia 7 de novembro. A despedida será, mais uma vez, no GP da Comunidade Valenciana. Acontece no dia 14 de novembro.

 

MotoGP 2021 – resultados 16ª etapa

1 – Marc Márquez (93, Honda)
2 – Pol Espargaró (44, Honda)
3 – Enea Bastianini (23, Ducati)
4 – Fabio Quartararo (20, Yamaha)
5 – Johann Zarco (5, Ducati)
6 – Alex Rins (42, Suzuki)
7 – Aleix Espargaró (41, Aprilia)
8 – Maverick Viñales (12, Aprilia)
9 – Luca Marini (10, Ducati)
10 – Valentino Rossi (46, Yamaha)
11 – Brad Binder (33, KTM)
12 – Michele Pirro (51, Ducati)
13 – Andrea Dovizioso (4, Yamaha)
14 – Franco Morbidelli (21, Yamaha)
15 – Takaai Nakagami (30, Honda)
OUT
Francesco Bagnaia (63, Ducati)
Miguel Oliveira (88, KTM)
Jorge Martin (89, Ducati)
Iker Lecuona (27, Ducati)
Alex Márquez (73, Honda)
Jack Miller (43, Ducati)
Danilo Petrucci (9, KTM)
Joan Mir (36, Suzuki)

 

MotoGP 2021 – classificação e campeão definido

1 – Fabio Quartararo  – 267 pontos (campeão)
2 – Francesco Bagnaia – 202 pontos
3 – Joan Mir – 175 pontos
4 – Johann Zarco – 152
5 – Jack Miller – 149
6 – Marc Márquez – 142
7 – Brad Binder – 136
8 – Aleix Espargaró – 113
9 – Maverick Viñales – 106
10 – Miguel Oliveira – 92
11 – Alex Rins – 91
12 – Pol Espargaró – 90
13 – Enea Bastianini – 87
14 – Jorge Martin – 82
15 – Takaai Nakagami – 71

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza