Publicidade

Após uma semaninha de descanso, os motores voltam a acelerar neste final de semana. Dessa vez, a MotoGP vai ao circuito de rua de Mandalika, na Indonésia, para sua 15ª etapa da temporada 2023. Com um bônus: a categoria principal entra em sua reta final com uma diferença de apenas 3 pontos entre líder e vice-líder. Confira os horários, programação e como assistir à corrida.

MotoGP da Indonésia: Circuito de Mandalika

Mandalika, uma região na ilha de Lombok, é conhecida por suas praias e paisagens naturais. A pista foi inaugurada em 2021, trazendo à MotoGP um circuito de rua que combina retas longas e curvas de alta velocidade, distribuídas ao longo de seus 4,3 km de extensão. Com 17 curvas, é preciso dominar a arte de gerenciar a velocidade sem sacrificar a agilidade.

 

Publicidade

Assim, a reta principal, com seus imponentes 900 metros, é o trecho ideal para disputas de potência. Ou seja, motores Ducati terão papel fundamental na prova. Mesmo com toda a beleza e emoção que traz, o circuito apresenta seus desafios, como o clima, por vezes instável, que pode levar os times a tomadas de decisão críticas sobre estratégias e escolha de pneus.

 

Diferença de apenas 3 pontos entre Bagnaia e Martin na MotoGP

Francesco Bagnaia, o campeão atual e piloto da Ducati, está no topo da tabela com 319 pontos, mas não pode nem pensar em relaxar. Isso porque Jorge Martín, o segundo colocado e também Ducati, está na cola com 316 pontos.

Martín tem mostrado evolução nesta reta final, ganhando duas das últimas corridas principais e todas as últimas três sprints. Com ainda seis corridas pela frente e 222 pontos em jogo, a disputa pelo título está totalmente aberta entre os dois, mas quase que fechada para o resto do pelotão. Já que, a participação de Marco Bezzecchi, que está em terceiro lugar com 265 pontos, está meio balançada.

Publicidade

Disputa entre Bagnaia e Martin fica mais acirrada após MotoGP da Índia

O piloto italiano sofreu um acidente treinando no famoso Motor Ranch de Valentino Rossi e quebrou a clavícula. Depois de uma cirurgia, sua equipe VR46 decidiu que o piloto irá tentar correr “no sacrifício”. A princípio, não é possível dizer qual o impacto exato desta lesão na pilotagem do italiano, mas certamente deve causar limitações de movimento. Além disso, a preocupação da equipe é com a possibilidade de novas quedas na pista, podendo agravar ainda mais a lesão.

Ducati pode garantir título nesse fim de semana na MotoGP

Se a dúvida está entre Bagnaia e Martin, a única certeza é que a Ducati promete dominar mais uma prova. Assim como ocorreu ao decorrer do ano, outro desempenho superior pode cravar o título de construtores da fabricante italiana na temporada de 2023.

Com 490 pontos, ante 218 da segunda colocada KTM, a Ducati precisa garantir uma diferença de 185 pontos nesta etapa da Indonésia para já voltar para casa com o título de campeã matematicamente antecipado.

Publicidade

Veja também:

Programação MotoGP da Indonésia

Confira a programação completa do fim de semana na MotoGP:

Quinta-feira (treinos livres):
22h – Moto3
22h50 – Moto2
23h45 – MotoGP

Sexta-feira (treinos livres):
2h15 – Moto3
3h05 – Moto2
4h – MotoGP
21h40 – Moto3
22h25 – Moto2
23h10 – MotoGP
23h50 – MotoGP (Classificação)

Sábado (classificatórios)
1h50 – Moto3
2h45 – Moto2
4h – MotoGP (Corrida Sprint)

Domingo (corridas):
1h – Moto3
2h15 – Moto2
4h – MotoGP

Os horários estão no fuso de Brasília. Os eventos contam com transmissão oficial ao vivo nos canais ESPN 4 e serviço de streaming, Star+.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.