Miguel Oliveira (88, KTM) foi o grande nome da sétima etapa da MotoGP 2021. O português segurou o favorito Fábio Quartararo (20, Yamaha), liderou praticamente toda a prova e garantiu sua segunda vitória na categoria neste domingo, 6 de junho.
Veja também:
O GP da Catalunha ainda teve Johann Zarco (5, Pramac Ducati) e Jack Miller (43, Ducati) no pódio. Além disso, marcou o retorno do público a competição. Com uma série de medidas restritivas e capacidade limitada, a prova reuniu pouco mais de 20 mil pessoas nas arquibancadas espanholas.
Oliveira, incansável
Não foi um caminho fácil para Oliveira chegar a vitória. O português largou do quarto lugar, largou bem e assumiu a ponta logo nas primeiras voltas, abrindo pouco mais de um segundo de vantagem. Neste momento, o pole Quartararo tinha problemas e perdia posições.
- Vídeo: Oliveira comemora ao estilo de Cristiano Ronaldo; ‘calma, eu estou aqui’
Flawless Victory! 💪@_moliveira88 soaks up the applause following his first #MotoGP win in front of fans! 👏#CatalanGP 🏁 pic.twitter.com/pxOB265AKZ
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 6, 2021
Porém, logo o cenário mudou. Dez voltas depois da largada Fabio chegou ao segundo posto e passou a pressionar Oliveira, revezando o primeiro posto com o piloto da KTM. Assim, coube a Miguel conter o ótimo desempenho do atual líder do campeonato para garantir a vitória.
Nas últimas voltas, Quartararo acabou perdendo desempenho pelo desgaste dos pneus e regrediu posições. Apesar de receber a bandeirada em terceiro, ficou de fora do pódio por uma punição por pilotar com o macacão aberto. A manobra inusitada se deu por um desconforto que a proteção peitoral lhe causou. Então Fabio abriu o macacão, retirou a proteção e não conseguiu mais fechá-lo.
Quem não caiu pontuou
Foi uma boa prova da MotoGP. Além da briga pelo primeiro lugar houve disputas em diversas classes. Ainda, a prova foi marcada por diversas quedas, felizmente sem nenhum incidente grave.
Apenas 15 pilotos ficaram de pé até a bandeirada e, assim, todos pontuaram. Marc Márquez (93, Honda) fazia grande prova após largar das últimas filas. Chegou a ser quinto colocado, mas caiu. Valentino Rossi, Aleix Márquez e Danilo Petrucci são apenas alguns dos outros competidores que também ficaram pelo caminho.
MotoGP: próxima etapa
O próximo encontro do Mundial de Motovelocidade será na Alemanha. O GP Liqui Moli da Alemanha ocorre dia 20 de junho, no já tradicional circuito de Sachsenring. O último a vencer por lá foi Márquez, em 2019. Aliás, o espanhol venceu todas as provas na pista desde que chegou à classe principal.
MotoGP: resultados 7ª etapa (Catalunha, Espanha)
1 – Miguel Oliveira (88, KTM)
2 – Johann Zarco (5, Ducati)
3 – Jack Miller (43, Ducati)
4 – Fabio Quartararo (20, Yamaha)
5 – Joan Mir (36, Suzuki)
6 – Maverick Viñales (12, Yamaha)
7 – Francesco Bagnaia (63, Ducati)
8 – Brad Binder (33, KTM)
9 – Franco Morbidelli (21, Yamaha)
10 – Enea Bastianini (23, Ducati)
11 – Alex Márquez (73, Honda)
12 – Luca Marini (10, Ducati)
13 – Takaai Nakagami (30, Honda)
14 – Jorge Margin (89, Ducati)
15 – Lorenzo Savadori (32, Aprilia)
OUT
Iker Lecuona (27, KTM)
Valentino Rossi (46, Yamaha)
Aleix Espargaró (41, Aprilia)
Marc Márquez (93, Honda)
Danilo Petrucci (9, KTM)
Pol Espargaró (44, Honda)