Publicidade

Miguel Oliveira (88, KTM) foi o grande nome da sétima etapa da MotoGP 2021. O português segurou o favorito Fábio Quartararo (20, Yamaha), liderou praticamente toda a prova e garantiu sua segunda vitória na categoria neste domingo, 6 de junho.

Veja também:

O GP da Catalunha ainda teve Johann Zarco (5, Pramac Ducati) e Jack Miller (43, Ducati) no pódio. Além disso, marcou o retorno do público a competição. Com uma série de medidas restritivas e capacidade limitada, a prova reuniu pouco mais de 20 mil pessoas nas arquibancadas espanholas.

Pódio da MotoGP na Catalunha com Zarco, Oliveira e Miller

Publicidade

Oliveira, incansável

Não foi um caminho fácil para Oliveira chegar a vitória. O português largou do quarto lugar, largou bem e assumiu a ponta logo nas primeiras voltas, abrindo pouco mais de um segundo de vantagem. Neste momento, o pole Quartararo tinha problemas e perdia posições.

  • Vídeo: Oliveira comemora ao estilo de Cristiano Ronaldo; ‘calma, eu estou aqui’

Porém, logo o cenário mudou. Dez voltas depois da largada Fabio chegou ao segundo posto e passou a pressionar Oliveira, revezando o primeiro posto com o piloto da KTM. Assim, coube a Miguel conter o ótimo desempenho do atual líder do campeonato para garantir a vitória.

Depois de se livrar de Fabio Quartararo, Oliveira teve de conter o desempenho da Ducati de Zarco

Publicidade

Nas últimas voltas, Quartararo acabou perdendo desempenho pelo desgaste dos pneus e regrediu posições. Apesar de receber a bandeirada em terceiro, ficou de fora do pódio por uma punição por pilotar com o macacão aberto. A manobra inusitada se deu por um desconforto que a proteção peitoral lhe causou. Então Fabio abriu o macacão, retirou a proteção e não conseguiu mais fechá-lo.

Penalização tirou Quartararo do pódio

Quem não caiu pontuou

Foi uma boa prova da MotoGP. Além da briga pelo primeiro lugar houve disputas em diversas classes. Ainda, a prova foi marcada por diversas quedas, felizmente sem nenhum incidente grave.

Rossi abandonando a prova

Publicidade

Apenas 15 pilotos ficaram de pé até a bandeirada e, assim, todos pontuaram. Marc Márquez (93, Honda) fazia grande prova após largar das últimas filas. Chegou a ser quinto colocado, mas caiu. Valentino Rossi, Aleix Márquez e Danilo Petrucci são apenas alguns dos outros competidores que também ficaram pelo caminho.

MotoGP: próxima etapa

O próximo encontro do Mundial de Motovelocidade será na Alemanha. O GP Liqui Moli da Alemanha ocorre dia 20 de junho, no já tradicional circuito de Sachsenring. O último a vencer por lá foi Márquez, em 2019. Aliás, o espanhol venceu todas as provas na pista desde que chegou à classe principal.

Mesmo não subindo no pódio, francês segue líder do Mundial de Motovelocidade

MotoGP: resultados 7ª etapa (Catalunha, Espanha)

1 – Miguel Oliveira (88, KTM)
2 – Johann Zarco (5, Ducati)
3 – Jack Miller (43, Ducati)
4 – Fabio Quartararo (20, Yamaha)
5 – Joan Mir (36, Suzuki)
6 – Maverick Viñales (12, Yamaha)
7 – Francesco Bagnaia (63, Ducati)
8 – Brad Binder (33, KTM)
9 – Franco Morbidelli (21, Yamaha)
10 – Enea Bastianini (23, Ducati)
11 – Alex Márquez (73, Honda)
12 – Luca Marini (10, Ducati)
13 – Takaai Nakagami (30, Honda)
14 – Jorge Margin (89, Ducati)
15 – Lorenzo Savadori (32, Aprilia)

OUT
Iker Lecuona (27, KTM)
Valentino Rossi (46, Yamaha)
Aleix Espargaró (41, Aprilia)
Marc Márquez (93, Honda)
Danilo Petrucci (9, KTM)
Pol Espargaró (44, Honda)

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza