Yamaha MT 03 ou Bajaj Dominar 400, qual vale a pena comprar? Esta dúvida parece estranha, mas muito em breve vai passar na mente de muitos motociclistas que buscam entrar no mundo das nakeds. E aqui vamos ajudar a encontrar a resposta.
Espera… Bajaj? Sim! A gigante indiana (quinta maior fabricante de motos do mundo) já oficializou sua vinda ao Brasil e deu indícios de quais devem ser seus primeiros lançamentos por aqui. Como a Dominar 400 é uma delas, nada melhor que apresentar o modelo.
Dominar 400 vai encarar MT 03
A Dominar é uma naked média que vai encarar concorrentes de peso por aqui. A líder isolada do nicho no país é a Yamaha MT 03, com 10,1 mil emplacamentos em 2021 e 3 mil nos cinco primeiros meses de 2022, segundo a Fenabrave. Mas ela não está sozinha. Ainda há as Kawasaki Z400 e KTM Duke 390, além da Honda CB 500F, um passo acima.
Aliás, a KTM ela conhece bem. Como a Bajaj tem quase 50% das ações da marca austríaca, as duas empresas têm um relacionamento muito próximo. Na Índia, é a Bajaj quem monta as motos menores da laranja. Além disso, o motor da Dominar foi ‘inspirado’ no KTM 390 das Duke e Adventure.
Yamaha ou Bajaj?
Apesar das muitas semelhanças, MT 03 e Dominar 400 têm propostas diferentes. Isso porque a Bajaj vende sua naked como uma crossover (categoria da CB 500X, por exemplo), pois ela promete conforto em viagens e possui itens de série como bolha, protetores de mão e motor, suporte lateral para malas e bagageiro. Mas de aptidão off road, nada.
Já a MT, como bem sabemos, é integrante da família Master of Torque. Assim, foca na esportividade, buscando passar uma imagem relacionada à potência e agilidade. Mas apesar dos discursos diferentes as duas motos têm muito em comum nas suas fichas técnias e irão disputar a preferência do mesmo público.
MT 03 é mais potente
Ambas são naked, curtas (cerca de 2,1m de comprimeto), leves e com motores focado em desempenho. A Dominar é movido por motor de 1 cilindro, arrefecido a líquido e com 373 cc. Assim, entrega 40 cv de potência e 3,5 kgf.m de potência e torque máximos, a 8.800 rpm e 6.500 rpm, respectivamente. O câmbio tem 6 velocidades, igual o Yamaha.
Já a MT tem a usina de 2 cilindros em linha e 321 cm³, conhecida desde 2014, quando o modelo chegou ao país. Entrega 42 cv de potência e 3 kgf.m de torque, a 10.750 rpm e 9.000 rpm. Ou seja, gira mais e prioriza potência em detrimento de torque. É mais esportivo.
Veja também:
- Bajaj no Brasil: 4 modelos prontos para vir (de 160cc a 400cc)
- Edição especial da Yamaha R3 é a moto mais bonita da marca em 2022
- Porque o Fluo é o scooter Yamaha mais vendido no Brasil
Dominar promete mais conforto
Já para quem busca uma naked confortável, a Dominar parece ser uma melhor opção. Tem banco mais largo, posição de pilotagem mais natural e itens de série que priorizam o uso em viagens – a ponto da fabricante, otimista, a classificar como crossover. Também tem embreagem assistida, mais suave no manete.
Assim, a indiana conta com tomada 12V, para-brisa e protetores de mãos, de motor e de carenagens. Para levar malas há suporte lateral e bagageiro traseiro. Tem até um ‘mini apoio’ para as costas do carona.
Já a MT é focada em esportividade. Seu banco é bipartido e derivado da esportiva R3, deixando o carona com espaço limitado. A posição de pilotagem também é mais agressiva, com guidão mais baixo e pedaleiras levemente recuadas. É outra pegada.
Consumo e velocidade máxima das MT 03 e Dominar 400
Apesar dos motores estruturalmente diferentes, alguns números são próximos. A velocidade máxima da MT 03 é estimada em 170 km/h, num empate técnico com os 165 km/h da Dominar – vale lembrar que são números do painel e não aferidos em GPS.
Já no consumo, ponto para a Bajaj. A Dominar promete de 26 a 29 km/litro, enquanto a MT 03 faz cerca de 23 km por litro. Em tocada esportiva, a Yamaha pode registrar médias na casa dos 17 km/litro.
Preços da MT 03 e Dominar 400 no Brasil
No preço, mais uma vantagem para a Bajaj, que costuma custar menos que a MT. Na Índia, a Dominar custa 220 mi rúpias (cerca de R$ 14 mil em conversão direta), enquanto a Yamaha parte das 300 mil rúpias (R$ 17,7 mil). Ou seja, a MT é 36% mais cara.
Ainda não sabemos quanto a Dominar vai custar no Brasil. Como a MT 03 tem preço sugerido de R$ 29.890 por aqui, a Bajaj pode custar até R$ 19,2 mil (36% menos que a Yamaha), mas para isso a indiana terá de manter a mesma agressividade que em sua terra natal. Não vai ser fácil.