Publicidade

A nova geração da Yamaha YZF-R3 chega ao Brasil em agosto. Dentre as principais novidades, destaque ao painel totalmente digital e com shift light, suspensão dianteira invertida, luzes em LED e, claro, carenagens que remetem às atuais R1 e R6 – não vendidas em solo verde e amarelo.

Enfim, a nova Yamaha R3 2020 chega ao Brasil 10 meses após sua apresentação no mercado europeu

Enfim, a nova Yamaha R3 2020 chega ao Brasil 10 meses após sua apresentação no mercado europeu

Se por um lado as mudanças podem ser contadas nos dedos de uma mão, por outro seu valor também permanece praticamente inalterado. O preço sugerido pela nova R3 2020 é de R$ 23.990 (apenas R$ 700 a mais que a geração anterior) e de R$ 24.990 na versão especial, Monster MotoGP Edition.

Nova Yamaha R3 2020 no Brasil

Ela chega por aqui dez meses depois de ser apresentada na Europa para brigar com concorrentes de peso, como a Kawasaki Ninja 400, lançada há praticamente um ano, sendo 3 kg mais leve e 6 cv mais potente – além de ter freios Nissin e embreagem deslizante. Para isso, aposta no equilíbrio que os novos elementos trouxeram ao já bem acertado conjunto da R3.

Publicidade

Segundo a Yamaha, a nova carenagem (que passa a ter entrada de ar em formato de ‘M’ na dianteira) garante melhor eficiência aerodinâmica, resultando num ganho de até 8 km/h na velocidade final. A nova posição de pilotagem também contribui ao desempenho, afinal o tanque e o guidão estão cerca de 2 cm mais baixos, reduzindo a resistência e o arrasto do vento. Apesar do novo desenho, o tanque segue com capacidade para 14 litros.

A suspensão dianteira upside down tem 130 mm de curso e promete mais controle e estabilidade, especialmente em pilotagem esportiva. “Em função da maior rigidez do conjunto, este tipo de suspensão é mais resistente à torções, principalmente em curvas e nas frenagens”, destaca a marca. Atrás, segue o conjunto com balança assimétrica em aço, amortecedor único com sete regulagens na pré-carga da mola e curso 125mm.

A posição de pilotagem mudou um pouco com o reposicionamento do tanque e altura do guidão. Nova carenagem promete mais eficiência aerodinâmica, gerando até 8 km/h a mais de velocidade

A posição de pilotagem mudou um pouco com o reposicionamento do tanque e altura do guidão. Nova carenagem promete mais eficiência aerodinâmica, gerando até 8 km/h a mais de velocidade

Agora, a R3 deixa o painel de instrumentos que compartilhava com a MT 03 e recebe um totalmente novo, 100% digital. Ele exibe informações sobre combustível, conta-giros, consumo instantâneo e médio, hodômetro total e dois parciais, relógio, indicador de troca de óleo e temperatura do líquido de arrefecimento. Também, passa a contar com shift light, indicador de troca de marchas, que pode ser personalizado.

Publicidade
Novidades da nova R3 para aquecer briga no segmento das (nem tão mais) pequenas esportivas

Novidades da nova R3 para aquecer briga no segmento das (nem tão mais) pequenas esportivas

Motor segue o mesmo, com 42 cv

Abaixo da inédita carenagem, o mesmo motor. Trata-se do conjunto que conhecemos desde 2015, quando a R3 foi apresentada no Brasil, com 42,01cv a 10.750 rpm, e 3,02 Kgf.m a 9.000 rpm, respectivamente. É um propulsor de dois cilindros paralelos, 321 cm³, com pistões forjados em alumínio e cilindros com tecnologia DiASil Yamaha – uma liga de alumínio e silício que proporciona menor vibração, melhor dissipação de calor e ganho em performance.

Versão especial Monster MotoGP Edition

Versão especial Monster MotoGP Edition

Versão especial Monster MotoGP Edition

Versão especial Monster MotoGP Edition

Publicidade
Versão especial Monster MotoGP Edition

Versão especial Monster MotoGP Edition

Versão especial Monster MotoGP Edition

Versão especial Monster MotoGP Edition

Versão especial Monster MotoGP Edition

Versão especial Monster MotoGP Edition

Garantia estendida

Importante argumento de venda, a nova Yamaha R3 2020 tem garantia de fábrica estendida para quatro anos e também participa do programa Revisão Preço Fixo, que possibilita ao comprador saber exatamente quanto gastará em cada uma das revisões.

O modelo estará disponível nas cores vermelho fosco metálico (Red Velvet), azul metálico (Racing Blue) e Monster Energy MotoGP Edition, combinação do preto metálico com azul brilhante que remete ao visual empregado pela equipe Monster Energy Yamaha MotoGP no Mundial de Motovelocidade.

instagram-motonline-vinheta-1

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza