Publicidade

A Triumph lançou mundialmente nesta semana as novas Speed 400 e Scrambler 400 X. Dois modelos totalmente inéditos, que se juntam à linha da marca em 2024. Mais do que isso, estas motocicletas já estão confirmadas para o mercado brasileiro. Veja o que esperar das novidades.

1 – Triumph Speed 400 e Scrambler 400 X

A roadster Speed 400 junta-se à linha clássica moderna da Triumph, às Speed Twin 900 e 1200. Enquanto isso, a Scrambler 400 X remete aos traços de design das Scrambler 900 e 1200. Ambas são projetadas na nova mesma plataforma, com subquadro traseiro aparafusado e braço oscilante de alumínio fundido, mas configurações de suspensão distintas.

Scrambler 400 X e Speed 400

Speed 400 e Scrambler 400 X foram lançadas nesta semana no Reino Unido

A Speed 400 tem garfo invertido de 43 mm e monochoque na traseira com reservatório externo, além de rodas de 17 polegadas. Já a Scrambler tem distância entre eixos mais longa, suspensão de maior curso e roda dianteira maior de 19 polegadas. A 400 X tem também proteção para o farol, radiador, cárter e protetores de mão.

Publicidade

2 – Projetadas no Reino Unido e Índia

As duas novas adições da Triumph foram concebidas e projetadas em Hinckley, no Reino Unido. No entanto, as motocicletas também tiveram a mão da gigante indiana Bajaj, que também vai participar da produção na Ásia.

Do ponto de vista de projeto, Speed 400 e Scrambler 400 X tem altura de assento acessível de 790 mm e 835 mm, respectivamente. Além disso, tem peso de 170 kg/ 179 kg.

Speed 400

Speed 400 aposta no visual e proposta naked

3 – Novas Triumph com inédito motor TR-Series

As novas máquinas são movidas pelo novo motor monocilíndrico de 398cc, com injeção de combustível e resfriado a líquido e cabeçote DOHC de quatro válvulas.  Entrega potência máxima de 40 cv e pico de torque de 3.7 kgf.m – junto do câmbio de seis velocidades. Segundo a Triumph, um propulsor criado para celebrar a linhagem ‘Trophy’, cujas raízes remontam aos monocilíndricos de corrida do início do século XX.

Publicidade
Scrambler 400 X

Scrambler 400 X tem proposta que remete as clássicas motos de uso misto, com maior curso de suspensão

4 – Tecnologias 

As Triumph Speed 400 e a Scrambler 400 X compartilham tecnologias adaptadas para cada modelo. São elas: aceleração ride-by-wire, embreagem deslizante e assistida e controle de tração e ABS de canal duplo da Bosch. Além disso, as motos têm painel com tela LCD, tomada de carregamento USB-C e iluminação totalmente em LED.

painel das novas triumph 400

Ambas as motos têm painel com o clássico ponteiro no velocímetro e tela LCD

5 – Novas Triumph no Brasil: preço e chegada

Segundo a Triumph, tanto a Speed 400 quanto a Scrambler 400 X, terão ‘preços competitivos‘ em relação aos principais concorrentes. No entanto, não foram revelados ainda os números.

Publicidade

A Speed 400 tem esquemas de pintura de dois tons, nas opções de cores Carnival Red, Caspian Blue e Phantom Black. A Scrambler 400 X possui três esquemas de cores, com as opções Matt Khaki Green e Fusion White, Carnival Red e Phantom Black, além de Phantom Black e Silver Ice.

Ambos os modelos serão lançados na Índia a partir do próximo mês e estarão à venda em todos os outros mercados no final do ano. Para o Brasil a expectativa é que a venda inicie a partir do primeiro trimestre de 2024. Por aqui, eles terão montagem em Manaus, na fábrica da Triumph.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]