Publicidade

A BMW R 1200 GS saiu de linha ainda em 2019. Contudo, a big trail segue entre as mais buscadas e admiradas quando o assunto é moto aventureira usada. Confira então quanto custa a motocicleta em suas diferentes versões.

Quanto custa uma BMW R 1200 GS

A BMW R 1200 GS foi apresentada em 2004 e ficou em linha até o ano de 2019. Desta forma, o modelo teve várias gerações aqui no Brasil. Mais do que isso, o modelo big trail teve também diferentes versões e pacotes de itens opcionais.

Assim, a variedade de modelos e especificações é refletida no preço. Uma BMW R 1200 GS da primeira leva de 2004 é cotada em R$ 34.252 na Tabela Fipe. Enquanto isso, uma moto do último topo de linha ano de 2019, do último modelo, chega aos R$ 88 mil. Notaram a diferença?!

BMW-R-1200-GS-2004-768x513

Modelo chegou assim ainda em 2004/2005 – sem refrigeração liquída e sem toda aquela eletrônica que a tornou famosa

Publicidade

Em 2008 vieram as primeiras melhorias do modelo, incluindo o aumento de potência para 105 cv e um novo sistema de freios ABS II (anti-lock braking system). A eletrônica ainda evoluiu com o ajuste eletrônico da suspensão (ESA), Controle Automático de Estabilidade (ASC) e novo sistema de controle de tração.

Dois anos depois, mais mudanças. Em 2010 a BMW 1200 GS teve a cabeça de cilindro revisada e recebeu eixo de comando de válvulas duplo. Desta forma, o limite de linha vermelha no conta-giros aumentou para 8.500 rpm e o conjunto passou a entregar 110 cv a 7.750 rpm. Um novo flape no escape deu novo tom ao ronco do motor.

Desta forma, modelos desta leva de 2008 a 2010/11 estão cotados entre R$ 40 mil até R$ 45 mil na Tabela FipeLembrando: estes valores não incluem acessórios.

Modelo ganhou mais tarde motor mais potente e novos itens eletrônicos, sem falar do visual atualizado

Publicidade

Novo motor, nova geração 1200 GS e preço

A maior das alterações da BMW 1200 GS ocorreu em 2012, já no modelo 2013. Isso porque o motor da moto ganhou refrigeração líquida e passou a entregar 15 cv a mais de potência máxima.  Desta forma, o modelo 2013 já parte da casa dos R$ 52.029 na Fipe

De 2014 a 2016 a moto ganhou itens como faróis de LED, ignição sem chave, quickshifter e sistema anti-furto. Junto disso, estavam o opcional de assento de altura mais baixa, novo modo de ABS disponível, junto de atualização de software. Contudo, as coisas mudaram mesmo em 2016.

Naquele ano a BMW 1200 GS recebeu um grande facelift, aliado a alterações técnicas no motor para atender às exigências europeias da legislação Euro4. Em resumo, uma GS do ano 2016 já salta para a casa dos 60 mil, mais precisamente R$ 63.276.

Modelo GS teve inúmeros pacotes de itens opcionais e versões, desta forma preços variam bruscamente

Publicidade

 

Veja também:

Versões especiais

O modelo BMW 1200 GS teve nada menos que 8 versões catalogadas pela Fipe. Contudo, é preciso ficar atento, pois a marca disponibilizava ainda mais pacotes de opcionais entre as diferentes edições. Cada moto é “quase” única. Confira com atenção o que sua futura GS tem.

A versão Adventure se apresentava como o modelo topo de linha, sendo disponibilizado de 2006 a 2019. Desta forma, a edição teve inúmeras gerações e preço – inicia em R$ 37 mil e vai até os 79 mil, encarecendo conforme o ano.

Versão Rally se apresenta como uma das mais caras entre as 1200 GS

Já a Exclusive, em linha de 2018 a 2019 é cotada entre R$ 72 mil e R$ 76 mil. Na versão com mais itens, a Adventure Exclusive – disponibilizada em 2018/2019 custam respectivamente R$ 82.438 e R$ 87.836.

Enquanto isso, o modelo Adventure Rallye é cotado variando entre R$ 79 mil e R$ 83 mil (2008 a 2009). Falando nisso, o modelo Rallye, mais voltado ao off-road, ficou em linha de 2012 a 2019 e varia de R$ 51 mil a R$ 80 mil – são as GS mais caras!

Contudo uma Triple Black com destaque na combinação de itens e cores (de 2011/2017) varia de R$ 48 mil e R$ 70 mil. Por fim, de 2012 a 2018 teve ainda a Adventure Triple Black, cotada entre R$ 51 mil e R$ 80 mil.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]