Publicidade

Mais um recall está em andamento, desta vez para as “pequenas” motocicletas da BMW –  G 310 R e G 310 GS. A BMW constatou que as pinças do freio (nas duas rodas) sofrem corrosão em determinadas condições, o que pode restringir a movimentação do êmbolo que empurra as pastilhas contra o disco, prejudicando a frenagem. O problema é sério, envolve 4574 motos fabricadas desde abril de 2017 e a empresa informa que a verificação e eventual troca será temporária, já que estão sendo fabricados novo componentes para substituição definitiva.

Pinças de freio podem apresentar corrosão

Pinças de freio podem apresentar corrosão

Confira o teor do comunicado da BMW, que está no site da empresa:

“A BMW do Brasil convoca os proprietários das motocicletas modelos G 310 R e G 310 GS, fabricadas entre abril de 2017 e agosto de 2019, a entrarem em contato com uma concessionária autorizada da BMW para agendar, gratuitamente, a verificação e, se necessário, substituição temporária das pinças de freio. Verificou-se que é possível que as motocicletas, quando utilizadas em ambientes específicos com maior exposição à salinidade, podem sofrer corrosão nas pinças de freio, levando, em algumas situações, à restrição na movimentação do êmbolo das pinças de freio, podendo, assim, causar perda de eficiência de frenagem, não se descartando a possibilidade de acidentes fatais ou de acidentes que resultem em danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e terceiros.

Publicidade

Os consumidores devem entrar em contato com uma concessionária autorizada BMW para agendar gratuitamente a verificação e, se necessário, substituição temporária das pinças de freio. A BMW está em processo de desenvolvimento de peças definitivas a serem implementadas nas motocicletas e assim que tais peças estiverem disponíveis, fará um novo chamado para que seus consumidores possam agendar gratuitamente a instalação da nova peça. Os serviços poderão ser agendados imediatamente e levam cerca de 2 horas e 30 minutos para serem realizados.

A BMW do Brasil destaca ainda que, até o presente momento, não tem conhecimento de nenhum acidente no Brasil envolvendo os veículos da marca BMW, objetos desta campanha de recall, por consequência de falha de funcionamento das pinças de freio dianteiro e traseiro. O recall envolve 4574 motocicletas BMW de fabricação nacional, cujos códigos de chassis não-sequenciais afetados são:

  • G 310 R: de R853502 até R864286
  • G 310 GS: de R854703 até R874228

Para verificar se a sua unidade está dentro do sequenciamento de chassis ou para mais informações, acesse o site da BMW ou entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente BMW, exclusivo para recall: 0800 019 7097, de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 19:00 horas.”

vinheta-instagram_9

Publicidade
Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.