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A Tiger Sport 660 chegou ao mercado brasileiro! O modelo promete capacidades de uma touring, juntamente com o pacote da já conhecida naked Trident 660. As motos da britânica Triumph compartilham os mesmos fundamentos, mas também há diferenças. Vamos dar uma olhada no que muda de uma para a outra.

Tiger Sport 660 vs Trident 660

A Triumph está apostando no segmento das motos de média cilindrada. Para os motociclistas que desejam adquirir sua primeira moto de grande porte, a Trident 660, lançada no ano passado, é a opção. O modelo é o produto de entrada da marca e oferece fácil pilotagem, junto de uma ampla capacidade de desempenho. Tem preço sugerido de R$ 47.490.

E agora, os britânicos expandem sua linha no Brasil com a Tiger Sport 660. Trata-se de uma nova oferta sobre duas rodas, com recursos dedicados à estrada, mas de semelhanças com a naked. Ambas as motos compartilham os mesmos conjuntos de motor, mas há diferenças também. A primeira está no preço: custa R$ 55.900.

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Touring vs Naked

A Triumph Tiger Sport 660 e a Trident 660 são de mundos diferentes em termos de design. As diferenças visuais são as primeiras que se apresentam entre as motos.

A Tiger Sport se inspira nas grandes big trail da família Tiger. O modelo touring tem faróis duplos, pára-brisa alto e traseira bem pronunciada para abrigar o garupa.

Enquanto isso, a Trident tem como tema o estilo neo-retrô, que mescla referências do passado ao novo. A moto tem o clássico farol redondo e tanque musculoso agregado às linhas circulares que se estendem ao banco. Na Trident o para-lama traseiro com a placa é montado no braço oscilante. Na Tiger o suporte fica junto do banco, como mais de costume.

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Posição de pilotagem

Mais do que apenas estéticas, as diferenças entre os dois modelos se traduzem também na ergonomia. A Trident foca no estilo de condução esportiva, com altura do assento mais baixa e uma postura de pilotagem levemente agressiva, inclinada para frente.

Modelo touring compartilha motor com a naked

A Tiger Sport 660 foca em mais comodidade para rodar longas distâncias. Tem guidão 40 mm mais largo que a Trident, assento um pouco mais alto com 835 mm (30 mm a mais). Além disso, as diferenças de ângulo de inclinação e trail são nítidas. São 23,1 graus e 97,1 mm, em oposição aos 24,6 graus e 107,3 ​​mm do Trident.

No entanto, é na motorização e desempenho que ambas andam juntas. Tanto Tiger Sport quanto o Trident são movidas pelo mesmo motor de 3 cilindros em linha DOHC, com refrigeração líquida e 12 válvulas. Um propulsor de 660 cc que entrega potência máxima de 81 cv a 10.250 rpm e torque máximo de 6.52 kgf.m aos 6.250 giros. Emparelhado com o câmbio de 6 velocidades.

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Tanto Trident quanto a Tiger Sport contam com a força do 660 cc

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Chassis e Suspensão

Assim como acontece com o motor, a Triumph emprega o mesmo quadro da Trident na Tiger Sport 660. No entanto, o subquadro foi alterado na touring para acomodar peso e carga extras. Com isso, a suspensão também foi aumentada em 30 mm na frente e 16,5 mm na traseira.

Além disso, as suspensões dianteira e traseira da pequena Tiger têm curso de 150 mm. O que promete tornar o modelo muito mais macio em relação a Trident. A Sport 660 também se beneficia de um braço oscilante de aço mais longo, para melhor distribuição de peso.

A pequena Tiger se diferencia pela proposta, suspensões e ergonomia

Falando nisso, a carenagem deu a Tiger Sport 660 alguns quilinhos a mais, que pesa 206 kg. Cerca de 16 kg mais pesada que a naked, ambas aferidas em ordem de marcha. A distância entre eixos também é maior em 17 mm no Tiger, são 1.418 mm. No entanto, ambas são seguradas pelos freios a disco com pinças da Nissin, dotados de ABS.

A Trident 660 tem console de instrumentos TFT totalmente digital no mostrador circular ao estilo. Já o painel de instrumentos da Tiger Sport 660 recebe um painel LCD e uma tela TFT, em formatos convencionais. Mas ambos os modelos oferecem modos de pilotagem Road e Rain.

Naked nasceu focada na experiência esportiva, em uma moto de condução amigável

Tiger Sport 660 vs Trident 660: preço 

A Trident 660 está disponível nas cores Crystal White (R$ 47.490) e Matt Jet Black and Silver Ice ou Silver Ice Diablo Red (R$ 47.990).  Enquanto a Sport Tiger surge nas opções Lucerne Blue/Sapphire Black ou Graphite/Sapphire Black (R$ 55.990) e Korosi Red/Graphite (R$ 56.490).

Ficha técnica Triumph Sport Tiger 660 e Trident 660

Tiger Sport 660 Trident 660
Motor e transmissão
Tipo Refrigeração líquida, 12 válvulas, DOHC, 3 cilindros em linha,
intervalo de ignição em 240º
Cilindrada 660 cc
Diâmetro 74,04 mm
Curso 51.1 mm
Compressão 11.95:1
Potência Máx 81 cv a 10.250 rpm
Torque Máx 6.52 kgf.m a 6.250 rpm
Alimentação Injeção de combustível eletrônica de multiponto sequencial
com controle do acelerador
Exaustão Sistema coletor de escapamento de aço inoxidável 3 em 1
com silenciador de aço inoxidável montado baixo lateralmente
Transmissão final Corrente tipo X
Embreagem Deslizante assistida de multiplaca úmida
Caixa de câmbio 6 marchas
Chassi
Quadro Perímetro do quadro tubular de aço
Braço oscilante Face dupla, em aço
Roda dianteira Alumínio fundido, 17 x 3,5 pol.
Roda traseira Alumínio fundido, 17 x 5,5 pol.
Pneu dianteiro 120/70 ZR 17 (58W)
Pneu traseiro 180/55 ZR 17 (73W)
Suspensão dianteira Cartucho de suspenção SHOWA
de 41 mm invertido, com curso de 150mm
Garfos Showa de 41 mm invertidos
com funções separadas (SFF)
Suspensão traseira Showa monoshock RSU,
com ajuste remoto de pré-carga hidráulica,
com curso de 150mm
Showa monoshock RSU,
com ajuste de pré-carga
Freio dianteiro Pinças Nissin de dois pistões com discos duplos de 310 mm, ABS
Freio traseiro Pinça deslizante Nissin de pistão simples, disco simples de 255 mm, ABS
Painel Painel multifuncional de instrumentos com tela TFT
Dimensões e Peso
Largura 834 mm 795 mm
Altura sem espelho 1398 mm / 1315mm (Tela alta/tela baixa) mm 1.089 mm
Altura do Assento 835 mm 805 mm
Distância entre eixos 1.418 mm 1.401 mm
Inclinação 23,1 º 24,6 º
Trail 97,1 mm 107,3 mm
Capacidade do tanque 17,2 L 14 L
Peso em ordem de marcha 206 kg 189 kg

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]