Publicidade

Duas novas motocicletas Triumph 400 cc foram lançadas mundialmente na última semana. As novas Speed 400 e Scrambler 400 X foram desenvolvidas em parceria com a Bajaj. No entanto, a fabricante indiana já anunciou que, diferente do que rolou com outras marcas, não deve lançar motos próprias baseadas nesta novidade.

Bajaj não fará moto com motor das novas Triumph 400 

Rajiv Bajaj, diretor-gerente da Bajaj Auto, afirmou em entrevista que a sua marca não fará novas motos com o motor das novas Triumph 400. Ainda falando sobre as novidades, após o lançamento das novas 400 cc em Pune, ele disse que as motocicletas nasceram após cinco anos de trabalho.

 Triumph 400

Indiana e britânica foram parceiras no desenvolvimento das novas Triumph 400 cc. Porém, não devemos ver novas motos Bajaj herdando seus motores ou projetos

E junto do lançamento das Triumph 400 cc, a Bajaj Auto montou uma nova fábrica – chamada Chakan 2. A unidade já está preparada para produzir mais de meio milhão de unidades de motos premium. E segundo a marca, se a demanda for maior, pode ser ampliada ainda mais.

Publicidade

Veja também:

Emblema de um, motor de outro…

O anúncio de que a Bajaj não tem planos de utilizar a plataforma ou motor das motocicletas Triumph 400 cc vai contra uma tendência do mercado atual. Recentemente, a indiana Hero MotoCorp comunicou que lançará sua própria versão baseada na nova Harley-Davidson X440.

Harley-Davidson X440

Nova Harley-Davidson X440 vai ter sua versão vestida com os emblemas da marca indiana Hero

Outras marcas que apresentam parceria para desenvolvimento de produtos, e também lançamentos simultâneos, são BMW e a indiana TVS. Para quem não lembra, a linha de motos alemã de 310 cc nasceu da colaboração entre as duas fabricantes. Assim, a BMW oferece as G 310 R, G 310 GS e G 310 RR, enquanto a TVS vende as Apache RTR 310 (e, em breve, uma naked) compartilhando a mesma plataforma.

Publicidade
tvs pode ser melhor que motos bajaj

BMW e TVS desenvolveram as 310 cc juntas. Assim, cada marca possui suas próprias motos derivadas do projeto – e as BMW 310 RR e TVS Apache 310 são basicamente irmãs gêmeas

A Bajaj também já fez uso de algumas colaborações suas, como no caso da KTM. A gigante indiana contribuiu na criação de modelos como a 390 Duke, que acabou emprestando a base de seu motor à Bajaj Dominar 400.

motos bajaj com motor ktm

A Dominar 400 é uma das motos Bajaj beneficiada pela parceria com a KTM. As duas marcas trabalharam juntas e o modelo tem motor baseado no visto na 390 Duke

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]