Publicidade

As trag‚dias no trƒnsito serÆo discutidas pelos deputados da ComissÆo de Via‡Æo e Transportes em audiˆncia p£blica nesta quarta-feira (7).

A data coincide com a que foi escolhida pela Organiza‡Æo Mundial da Sa£de (OMS) para comemora‡Æo do Dia Mundial da Sa£de, que, neste ano, est  sendo dedicado ao trƒnsito.
V rios pa¡ses promoverÆo atividades para lembrar que o trƒnsito, que mata mais de um milhÆo de pessoas todos os anos no mundo, ‚ um grave problema de sa£de p£blica.

Pesquisa
No ano passado, a OMS divulgou estudo que revela que os acidentes de trƒnsito lideraram as estat¡sticas mundiais de mortes violentas por causas externas em 2001, com 1,2 milhÆo de v¡timas. Em segundo lugar, est  o homic¡dio, respons vel por 600 mil mortes.
No Brasil, uma pesquisa encomendada pelo Minist‚rio da Sa£de identificou que os acidentes de trƒnsito provocaram, em 2001, a morte de 30 mil 527 pessoas nas ruas e estradas do Pa¡s, m‚dia que se mant‚m desde entÆo. Mais de 80% dessas mortes ocorreram entre homens. A grande concentra‡Æo de casos se situou na faixa et ria que vai dos 20 aos 39 anos, representando 44% das v¡timas fatais