Publicidade

Novamente o Circuito de Interlagos e o SuperBike Brasil estão de luto após uma perda no esporte. Desta vez, o jovem Matheus Barbosa, de 23 anos, faleceu devido aos ferimentos do acidente que sofreu na quinta etapa da competição. A prova foi disputada neste domingo, 8 de novembro, na pista paulista.

 

Matheus Barbosa, de 23 anos, foi a quinta vítima de Interlagos em quatro anos

Natural de Anápolis (GO), o piloto da categoria principal seguia em disputa acirrada quando perdeu o controle de sua Kawasaki na subida da Junção. Foi então que o competidor saiu do traçado, passou pela curta área de escape e se chocou com uma estretura de metal.

Publicidade

Superbike Brasil lamenta outra morte

Matheus entrou para uma triste estatística: a de pilotos que perderam a vida em autódromos brasileiros. Só no Superbike Brasil foram cinco acidentes fatais em apenas quatro anos. Todos em Interlagos.

 

Danilo Berto faleceu em julho de 2019. Poucos meses antes, em abril, foi a vez do piloto Mauricio Paludete, o Linguiça. Em junho de 2018 Rogério Munuer colidiu com uma barreira de proteção e não resistiu aos ferimentos. Antes, em julho de 2017, Sérgio dos Santos veio a óbito após colidir na Curva do Sol.

Danilo Berto (foto) faleceu em julho de 2019. Antes dele, as vítimas foram Mauricio Paludete (abril de 2019), Rogério Munuer (junho de 2018) e Sérgio dos Santos (julho de 2019)

Publicidade

Com duas mortes em sequência, o campeonato chegou a ser paralisado no ano passado. Também vale ressaltar que os acidentes fizeram com quediversos patrocinadores se retirassem temporariamente do evento. Então a competição foi retomada meses depois, após adotar medidas de segurança e com a formação de uma associação envolvendo pilotos e supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

Matheus Barbosa

Matheus Barbosa era o atual campeão pela SuperSport e subiu ainda neste ano para a categoria rainha do campeonato, a SuperBike. Sua expectativa era grande, já que ele estreava em uma nova série e com uma moto nova, a Ninja ZX-10R. O piloto chegou a competição para brigar com o nome forte do SBK, Eric Granado, e vinha conquistando seu espaço na categoria.

Atual campeão da SuperSport, Matheus fazia sua temporada de estreia na categoria principal

O Motonline, enquanto um dos mais tradicionais portais de comunicação especializados em motociclismo do Brasil, lamenta mais esta perda. Também nos perguntamos até quando Interlagos fará parte do calendário nacional de competição e, consequentemente, até quando continuaremos a perder talentos, pilotos, jovens, vidas.

Publicidade

Confira a nota na íntegra emitida pelo Superbike:

Com imensa tristeza o SuperBike Brasil comunica o falecimento do piloto Matheus Barbosa na prova da categoria SBK Pro válida pela 5ª Etapa do Campeonato 2020, realizada neste domingo (08/11) no Autódromo de Interlagos  – SP.

O acidente ocorreu na curva da Junção, um trecho com áreas de escape e sem nenhum histórico de acidentes graves. Matheus foi atendido pela equipe médica mais próxima em menos de 60 segundos. Ainda assim, apesar de todos os esforços, infelizmente ele não resistiu aos ferimentos. As causas do acidente ainda são desconhecidas e estão sendo apuradas pelas autoridades competentes.

Em respeito ao nosso querido Matheus, e sobretudo a família, todas as atividades do dia foram imediatamente encerradas, as demais provas restantes canceladas e a corrida na qual o acidente ocorreu imediatamente interrompida em bandeira vermelha.

Matheus, natural de Anápolis – GO, era um piloto altamente experiente e com títulos em sua carreira, entre eles de Campeão Brasileiro da SuperSport. Possuía todas as credenciais necessárias como piloto e atendia todos os rígidos protocolos de segurança em vigor. Dentre os mais de 350 pilotos do Campeonato Matheus contava, entre outras características psicológicas, com o mais rápido índice de resposta e reflexo atestado pelos exames psicotécnicos anuais, semelhantes aos realizados na aviação comercial civil.

Cumprindo a legislação a Organização comunicou a Polícia, e todas as medidas relativas a perícia e demais providências estão sendo tomadas.

A prova decorria dentro de todas as condições de segurança estabelecidas pelas autoridades competentes.

Nesse momento a Organização tem como prioridade dedicar total atenção e suporte a família do Matheus.

São Paulo, 8 de novembro de 2020

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza