Tem novas big trail chegando ao mercado! Entre elas, as totalmente novas Transalp 750 e V-Strom 800. A Suzuki já está confirmada ao Brasil e a Honda deve vir na sequência. Mas qual é melhor?
Há muitas semelhanças entre as duas, a começar pelos motores de 2 cilindros em linha. Além disso, ambas prometem bastante conforto, bom pacote eletrônico e muita versatilidade, com boa altura do solo e grandes rodas raiadas.
A Honda entrega 91 cv a 9.500 rpm, além de 7,5 kgf.m de torque a 7.250 rpm. Porém, a V-Strom tem mais torque e seu pico de desempenho chega mais cedo: 84 cv a 8.500 rpm e 7,9 kgf.m a 6.800 rpm.
A Transalp também promete melhor desempenho na terra. É 22 kg mais leve (208 kg em ordem de marcha), e tem roda traseira maior, de 18 polegadas (contra 17" da V-Strom). Na dianteira, ambas calçam aro 21".
Segundo a Suzuki, a nova V-Strom 800 faz 23,8 km por litro. De acordo com a Honda, a Transalp fica logo atrás, com 23 km/litro.
As duas são próximas, com ABS 'desligável', controle de tração, modos de pilotagem (3 na Suzuki e 4 na Honda), acelerador eletrônico e tela TFT de 5". A vantagem da Honda está no antiwheelie e sistema de conectividade HSVC.
No quesito, mais semelhanças. As duas têm garfos SHOWA na dianteira e monoamortecida com link atrás, ambas ajustáveis. Na V-Strom os cursos são maiores: 220 mm na frente e atrás, contra 200 mm e 190 mm da Transalp.
Aqui, mais um fator importante na hora da compra. Tanto Honda quanto Suzuki ainda não revelaram quanto suas novas big trail irão custar. Precisamos esperar.
A JTZ já confirmou a vinda da V-Strom 800 DE ao Brasil para o segundo semestre de 2023. A Honda ainda não se pronunciou sobre a Transalp, mas há expectativa que venha entre 2023 e 2024.
Lançamentos: 7 motos que NÃO DEVEM VIR ao Brasil em 2023