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O segmento das motos big trail está entre os mais promissores do mundo e, assim, não para de revelar lançamentos interessantes. Para 2023, uma nova briga já surge no horizonte, de dois modelos completamente novos. Qual é a melhor, nova Honda Transalp ou V-Strom 800?

Sim, Honda e Suzuki lançaram recentemente duas novas motos aventureiras que prometem muito. Ambas são leves, bem-equipadas e movidas por vigorosos motores de dois cilindros em linha. Para a disputa ficar ainda melhor, a Suzuki já foi confirmada para vir ao Brasil, caminho que a Transalp 750 deve seguir o mesmo caminho em breve. Por isso, vamos comparar qual a escolha mais acertada!

Transalp vs. V-strom

Vamos começar pela que já está ‘garantida’ ao nosso mercado. A Suzuki V-Strom 800 DE 2023 entra no ringue com um no motor DOHC de 779cc de dois cilindros paralelos. Isso mesmo, apesar do nome, o modelo abandona a configuração de gêmeos em V e se junta à família V-Strom (com mais de 20 anos) com motor em linha!

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V-Strom conta com o novíssimo motor de dois cilindros da Suzuki

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Já a Honda XL750 Transalp trás de volta um nome de peso ao mercado. Com exceção de seu layout SOHC, o novo motor segue a mesma fórmula da concorrente amarela. Desta forma, a nova trail é movida pelo mesmo motor de outra lenda relançada, a Hornet. Ambas as Honda equipadas com o gêmeo paralelo de 755cc.

Tanto a Suzuki quanto a Honda possuem garfo invertido Showa e um amortecedor traseiro com monoamortecedor. Mas os 220 mm de curso da 800DE (em ambas as extremidades) ofuscam os 200 mm dianteiros e 190 traseiros da XL750.

Honda XL750 Transalp

Honda XL750 Transalp é movida pelo mesmo motor da nova Hornet

As ‘pernas longas’ da V-Strom deixam uma distância ao solo de 220 mm e a altura do assento em 855 mm. A Transalp entra na batalha de distância ao solo com 210 mm, e deixa uma altura do assento de 850 mm.

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As duas aventureiras também compartilham roda dianteira de 21 polegadas, com raios metálicos. No entanto, o aro traseiro da V-Strom mede 17 polegadas, enquanto o Transalp ostenta um 18 polegadas com viés mais off-road.

Por fim, os clientes da Honda podem optar por calçar pneus Metzeler Karoo Street ou Dunlop Trailmax Mixtour. A Suzuki não oferece tais opções e conta apenas com o aventureiro Dunlop Trailmax Mixtour.

Tiger 900

No Brasil o rival será a Tiger 900 – big trail mais vendida abaixo das opções de 1200cc

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Comparativo nova Transalp, V-Strom 800 e Tiger 900

Suzuki e Honda chegaram atrasadas na categoria de motos aventureiras de ‘média alta’ cilindrada. Um mercado com motocicletas cada vez mais grandes e potentes, podendo ser linkadas no Brasil até como big trails. Na Europa, até o momento esse era um nicho dominado pela Yamaha Ténéré 700, as KTM 790/890 Adventure e a mais recente Aprilia Tuareg 660.

comparativo big trail - transalp v-strom

Adicionamos a Tiger 900 ao compartivo com Transalp e V-Strom 800. A inglesa é a big trail mais vendida do Brasil entre as abaixo de 1200cc

E enquanto ambas as novidades não chegam ao país, que tal compará-las com a Triumph Tiger 900? Adicionamos a inglesa no comparativo das big trail 2023 por ser a mais vendida no Brasil abaixo das motos de 1200/1250cc.

Tiger 900 Rally Pro XL750 Transalp V-Strom 800 DE
Motor Líquido arrefecido, 12 válvulas,
DOHC, inline 3 cilindros 888 cm³
Bicilíndrico paralelo, 8 válvulas OHC,
4 tempos, cambota a 270°,
cabeça Unicam,
arrefecimento por líquido 755 cm³
Dois cilindros, 4 tempos,
refrigeração líquida, DOHC
776 cm³
Potência máxima 95 cv a 8.750 rpm 91 cv a 9.500 rpm 84,3 cv a 8.500 rpm
Torque máximo 8,87 kgf.m a 7.250 rpm 7.5 kgf.m a 7.250 rpm 7,9 kgf.m a 6.800 rpm
Suspensão dianteira Garfos invertidos Marzocchi 45 mm,
ajuste manual compressão e retorno
curso de 240 mm
Invertida (USD) Showa SFF-CA
43 mm e 200 mm de curso
Telescópica hidráulica invertida,
curso 220 mm
Suspensão Traseira Marzocchi,
ajuste eletrônico da pré-carga e do retorno; curso de 230 mm
Monoamortecedor de pressão separada,
braço oscilante Pro-Link,
190 mm de curso
Monoamortecedor regulável,
curso 220 mm
Roda dianteira Raios Tubeless, 21 x 2.15 in Raios em aço inoxidável, roda de alumínio,
com câmara-de-ar
Roda raiada 21″
Roda traseira Raios Tubeless, 17 x 4.25 in Raios em aço inoxidável, roda de alumínio,
com câmara-de-ar
Roda raiada 17″
Pneu dianteiro 90/90-21 90/90-21 90/90R21M/C 54V
Pneu traseiro 150/70R17 150/70-18 150/70R17M/C 69V
Freio dianteiro Discos flutuantes duplos de 320 mm,
pinças de 4 pistões Brembo Stylema.
Cilindro do freio dianteiro radial, ABS
Dois discos de 310 mm x 4,5 mm
com pinças axiais de 2 pistões – ABS
Dois discos – ABS
Freio traseiro Disco único de 255 mm.
Pinça deslizante de pistão único Brembo,
ABS
Um disco de 256 mm x 6.,0 mm
com pinça de um pistão – ABS
Disco único – ABS
Tanque 20 L 16,9 L 20 L
Modos de pilotagem 6 modos Quatro modos Três modos
Painel Tela TFT de 7″ Tela TFT de 5″ Tela TFT de 5″
Peso 201 kg peso seco 208 kg em ordem de marcha 230 kg em ordem de marcha

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]