O segmento das motos big trail está entre os mais promissores do mundo e, assim, não para de revelar lançamentos interessantes. Para 2023, uma nova briga já surge no horizonte, de dois modelos completamente novos. Qual é a melhor, nova Honda Transalp ou V-Strom 800?
Sim, Honda e Suzuki lançaram recentemente duas novas motos aventureiras que prometem muito. Ambas são leves, bem-equipadas e movidas por vigorosos motores de dois cilindros em linha. Para a disputa ficar ainda melhor, a Suzuki já foi confirmada para vir ao Brasil, caminho que a Transalp 750 deve seguir o mesmo caminho em breve. Por isso, vamos comparar qual a escolha mais acertada!
Transalp vs. V-strom
Vamos começar pela que já está ‘garantida’ ao nosso mercado. A Suzuki V-Strom 800 DE 2023 entra no ringue com um no motor DOHC de 779cc de dois cilindros paralelos. Isso mesmo, apesar do nome, o modelo abandona a configuração de gêmeos em V e se junta à família V-Strom (com mais de 20 anos) com motor em linha!
Já a Honda XL750 Transalp trás de volta um nome de peso ao mercado. Com exceção de seu layout SOHC, o novo motor segue a mesma fórmula da concorrente amarela. Desta forma, a nova trail é movida pelo mesmo motor de outra lenda relançada, a Hornet. Ambas as Honda equipadas com o gêmeo paralelo de 755cc.
Tanto a Suzuki quanto a Honda possuem garfo invertido Showa e um amortecedor traseiro com monoamortecedor. Mas os 220 mm de curso da 800DE (em ambas as extremidades) ofuscam os 200 mm dianteiros e 190 traseiros da XL750.
As ‘pernas longas’ da V-Strom deixam uma distância ao solo de 220 mm e a altura do assento em 855 mm. A Transalp entra na batalha de distância ao solo com 210 mm, e deixa uma altura do assento de 850 mm.
As duas aventureiras também compartilham roda dianteira de 21 polegadas, com raios metálicos. No entanto, o aro traseiro da V-Strom mede 17 polegadas, enquanto o Transalp ostenta um 18 polegadas com viés mais off-road.
Por fim, os clientes da Honda podem optar por calçar pneus Metzeler Karoo Street ou Dunlop Trailmax Mixtour. A Suzuki não oferece tais opções e conta apenas com o aventureiro Dunlop Trailmax Mixtour.
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Comparativo nova Transalp, V-Strom 800 e Tiger 900
Suzuki e Honda chegaram atrasadas na categoria de motos aventureiras de ‘média alta’ cilindrada. Um mercado com motocicletas cada vez mais grandes e potentes, podendo ser linkadas no Brasil até como big trails. Na Europa, até o momento esse era um nicho dominado pela Yamaha Ténéré 700, as KTM 790/890 Adventure e a mais recente Aprilia Tuareg 660.
E enquanto ambas as novidades não chegam ao país, que tal compará-las com a Triumph Tiger 900? Adicionamos a inglesa no comparativo das big trail 2023 por ser a mais vendida no Brasil abaixo das motos de 1200/1250cc.
Tiger 900 Rally Pro | XL750 Transalp | V-Strom 800 DE | |
Motor | Líquido arrefecido, 12 válvulas, DOHC, inline 3 cilindros 888 cm³ |
Bicilíndrico paralelo, 8 válvulas OHC, 4 tempos, cambota a 270°, cabeça Unicam, arrefecimento por líquido 755 cm³ |
Dois cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida, DOHC 776 cm³ |
Potência máxima | 95 cv a 8.750 rpm | 91 cv a 9.500 rpm | 84,3 cv a 8.500 rpm |
Torque máximo | 8,87 kgf.m a 7.250 rpm | 7.5 kgf.m a 7.250 rpm | 7,9 kgf.m a 6.800 rpm |
Suspensão dianteira | Garfos invertidos Marzocchi 45 mm, ajuste manual compressão e retorno curso de 240 mm |
Invertida (USD) Showa SFF-CA 43 mm e 200 mm de curso |
Telescópica hidráulica invertida, curso 220 mm |
Suspensão Traseira | Marzocchi, ajuste eletrônico da pré-carga e do retorno; curso de 230 mm |
Monoamortecedor de pressão separada, braço oscilante Pro-Link, 190 mm de curso |
Monoamortecedor regulável, curso 220 mm |
Roda dianteira | Raios Tubeless, 21 x 2.15 in | Raios em aço inoxidável, roda de alumínio, com câmara-de-ar |
Roda raiada 21″ |
Roda traseira | Raios Tubeless, 17 x 4.25 in | Raios em aço inoxidável, roda de alumínio, com câmara-de-ar |
Roda raiada 17″ |
Pneu dianteiro | 90/90-21 | 90/90-21 | 90/90R21M/C 54V |
Pneu traseiro | 150/70R17 | 150/70-18 | 150/70R17M/C 69V |
Freio dianteiro | Discos flutuantes duplos de 320 mm, pinças de 4 pistões Brembo Stylema. Cilindro do freio dianteiro radial, ABS |
Dois discos de 310 mm x 4,5 mm com pinças axiais de 2 pistões – ABS |
Dois discos – ABS |
Freio traseiro | Disco único de 255 mm. Pinça deslizante de pistão único Brembo, ABS |
Um disco de 256 mm x 6.,0 mm com pinça de um pistão – ABS |
Disco único – ABS |
Tanque | 20 L | 16,9 L | 20 L |
Modos de pilotagem | 6 modos | Quatro modos | Três modos |
Painel | Tela TFT de 7″ | Tela TFT de 5″ | Tela TFT de 5″ |
Peso | 201 kg peso seco | 208 kg em ordem de marcha | 230 kg em ordem de marcha |