A DesertX surgiu em 2019, quando a Ducati apresentou uma máquina como um conceito ao estilo Dakar. Embora essa seja a primeira com visual rali da marca.
Assim chegou a DesertX, com chassi pronto para o asfalto quanto para a terra. O modelo tem tanque de 23 litros, o que pode render uma aventura de mais de 400 km sem parar!
A big trail é alimentada pelo motor Testastretta refrigerado a líquido, retirado da Monster e Multistrada V2. No novo modelo, a unidade de 937cc se beneficia de primeira e segunda marchas.
Sua potência máxima é de 110 cv a 9.250 rpm e a curva de torque promete ser generosa, com 9,4 kgf.m a 6.500 rpm. A transmissão é de seis velocidades.
A moto tem 250 mm de distância ao solo, o que é muito útil nas trilhas. A frenagem fica por conta dos discos dianteiros duplos de 320 mm, presos por pinças Brembo monobloco.
Existem seis modos de pilotagem, dois são específicos para off-road. Essa Ducati tem painel TFT de 5 polegadas e faróis de LED, que segundo os italianos são os mais brilhantes da classe.