A Yamaha RZV 500R foi projetada exclusivamente para o mercado doméstico japonês. Embora algumas unidades tenham sido exportadas, de forma privada. O modelo teve vida curta também
Contava com peças atualizadas, não encontradas nas RD 500 LC e RZ 500 padrão. Uma das diferenças era sua estrutura de alumínio soldada à mão, significativamente mais leve que as versões regulares de aço.
Tamanha raridade da RZV 500R faz da moto quase uma edição limitada, e poderia ser. O modelo nasceu quando a Yamaha estava ficando para trás no segmento das superesportivas de grande porte
A sigla ‘V’ à frente do RZ identifica a configuração do motor da RZV 500R. E foi a engenhosidade dele que chamou a atenção. Mesmo se tratando de um simples 2 tempos, como uma moto de 4 tempos.
O propulsor tinha um layout de quatro carburadores no bloco em V. Dois cilindros dianteiros como válvulas de palheta do cárter e dois cilindros traseiros como válvulas de pistão.
Com isso, o 2 tempos em V de 4 cilindros refrigerado a água, com YPVS, despejava potência máxima de 64 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 5,7 kgf.m a 8.500 rpm.