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Hoje vamos apresentar a nova XSR 900, uma Yamaha clássica que alia a esportividade da linha MT com um estilo retrô. A primeira geração chegou ao mercado em 2016, mas ainda não aterrissou em solo brasileiro, e nesta semana surgiu a última.

Assim, um ponto interessante da Yamaha XSR 900 é que o modelo permite que o proprietário personalize-a sem dificuldade e diretamente na concessionária. Isso acaba chamando a atenção de motociclistas que curtem motos mais exclusivas. 

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Motor da Yamaha clássica

O motor é o mesmo que equipa a MT-09

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O motor é um velho conhecido nosso. A Yamaha optou por montar a XSR 900 sobre a plataforma da MT-09, o que significa que o modelo recebeu bastante influência da naked, inclusive o propulsor.

Dessa forma, a clássica tem um motor CP3 de 3 cilindros e 889 cm³ que gera potência máxima de 119 cv a 10.000 rpm e torque máximo de 9,5 kgf.m a 7.000 giros. A última atualização que a Yamaha fez nesse propulsor acabou rendendo 4 cv de potência a mais que a geração anterior.

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Componentes da Sport Heritage

yamaha clássica

O modelo tem um acabamento em dourado que agrega mais estilo

Além do motor, a XSR 900 herdou a suspensão e os freios da MT-09. Ou seja, a suspensão dianteira é um garfo invertido KYB  ajustável aliado ao freio de pinças radiais acionadas por cilindro mestre radial Brembo que cuida dos dois discos de 298 mm. Esse componente recebe um belo acabamento dourado. 

Enquanto isso, a traseira está equipada com um amortecedor da mesma marca e freios a disco de 245 mm, ABS nas curvas além de  um quick shifter bidirecional que atua junto com uma embreagem auxiliar e deslizante.

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Uma retrô com tecnologia

O farol redondo em LED mescla o clássico com a tecnologia

A moto clássica da Yamaha não deixa de lado a tecnologia. Afinal, o modelo possui quatro modos de pilotagem que permitem controlar a entrega de potência através de ajustes. Assim, a retrô também está equipada com controle de cruzeiro e anti-wheelie, dispositivo que controla o torque na roda traseira para evitar que a moto empine em saídas rápidas.

Continuando, os ajustes de controle de tração ou modo de condução podem ser feitos no pequeno painel de instrumentos com tela TFT colorida de 3,5 polegadas. 

Além disso, os detalhes do pequeno LED da luz de freio combinado ao acabamento ditam o estilo da XSR 900

A iluminação fica por conta das luzes em LED que combinaram bem com o elegante farol redondo. As luzes de freio também em LED são discretas mas combinam com todo o design da moto. Por falar em design, seu tanque foi inspirado nas motos de corrida do Grande Prêmio dos anos 80 e comporta até 15 litros de combustível.

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XSR 900: quando a Yamaha clássica chega ao mercado?

yamaha clássica

Assim, a nova XSR 900 chega nas concessionárias da Europa em fevereiro de 2022

A Yamaha já incluiu o modelo 2022 em seu catálogo das concessionárias da Europa. No entanto, o preço ainda não foi revelado. O que sabemos é que a chegada da nova  XSR 900 no continente europeu está prevista para fevereiro do próximo ano. Por lá, além da motocicleta, a Yamaha oferece uma gama de acessórios, escapamento Akrapovič, para o cliente personalizar a moto ainda na loja.

A nova XSR 900 não deve vir ao Brasil. Aliás, a Yamaha não vende nenhum modelo da família – que conta até com a 125cc da foto – por aqui

no Brasil não temos qualquer perspectiva de lançamento. Apesar de ser a segunda maior fabricante em volume de emplacamentos e a primeira a se instalar no Brasil, a Yamaha nunca trouxe nenhuma XSR para cá – além da 900, no exterior há motos menores, como a 700 e uma 125. E ela não parece estar inclinada a surpreender nosso mercado com o lançamento de uma Sport Heritage.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha