Lançada como uma opção de moto trail para aqueles que buscam aventuras tanto em estradas de terra quanto na cidade, a Yamaha Crosser combina versatilidade e desempenho. Se tornou rapidamente uma das favoritas entre os amantes do estilo off-road. Apesar disso, o modelo não abre mão de conforto e modernidade. A chegada trouxe inovações, principalmente por conta dos itens de série que ela recebeu antes de outros modelos consagrados da marca, como a Honda Bros.
Yamaha Crosser: 5 Itens de série que ela recebeu antes da Bros
1. Suspensão dianteira de longo curso
Uma das mais interessantes inovações da Yamaha Crosser é a suspensão dianteira com longo curso. O sistema de suspensão, bastante eficaz para absorver os impactos do terreno irregular, foi algo que a Crosser recebeu de série antes da Honda Bros. O modelo Crosser, com sua suspensão dianteira com 200 mm de curso, é ideal para garantir mais conforto e desempenho em trilhas e estradas de terra.
Por outro lado, a Honda Bros tinha uma suspensão dianteira com um curso menor, adaptada mais para o uso urbano e menos para aventuras fora da estrada. A Crosser trouxe a ideia de uma moto mais preparada para o off-road, com mais conforto e desempenho nas estradas mais desafiadoras.
2. Rodas de Aro 19” na dianteira e 17” na traseira
Outro ponto que faz a Yamaha Crosser se destacar é a escolha das rodas. Uma das primeiras motos a vir equipada com aro 19” na roda dianteira e aro 17” na traseira. Essa mudança tornou-se ideal para quem busca mais estabilidade e controle nas trilhas.
Em comparação, a Honda Bros, que tem rodas de aro 18” na dianteira e 16” na traseira, são mais adequadas para o uso urbano. São menos eficientes quando o assunto é a performance fora da estrada. A escolha da Crosser por esses aros maiores a tornou uma moto mais adaptada para o uso misto, agradando tanto os motociclistas urbanos quanto os aventureiros.
3. Painel digital completo
Em termos de tecnologia e conforto, a Yamaha Crosser trouxe um painel totalmente digital moderno que traz informações claras e de fácil leitura, como velocidade, quilometragem, contagiros, indicador de combustível e até uma função de relógio. O painel digital da Crosser foi uma inovação que a colocou à frente de muitos outros modelos de entrada categoria trail, incluindo a própria Honda Bros, que ainda usava painel analógico em sua versão mais tradicional na época de lançamento.
4. Sistema de alimentação de combustível: injeção eletrônica PGM-FI
O sistema de alimentação de combustível da Yamaha Crosser também recebeu um upgrade significativo, com a inclusão da injeção eletrônica PGM-FI de série. Traz melhoria da performance, otimização do consumo de combustível e maior confiabilidade no funcionamento do motor. O sistema de injeção é um dos primeiros a ser adotado em motos dessa categoria, antes de ser incorporado em modelos como a Honda Bros.
5. Farois de LED
Por último, a Yamaha Crosser é uma das primeiras motos no segmento de entrada da montadora a ser equipada com faróis de LED de série. A tecnologia garante uma maior visibilidade em situações de baixa luminosidade, aumentando a segurança do piloto. Os faróis de LED são mais econômicos, com menor consumo de energia, o que também contribui para a eficiência do sistema elétrico da moto.
A Yamaha Crosser trouxe uma série de inovações que ajudaram a marcar a transição entre as motos de entrada mais simples e as motos trail mais avançadas. Itens como a suspensão de longo curso, as rodas de aro maior, o painel digital completo, a injeção eletrônica PGM-FI e os faróis de LED são apenas alguns exemplos de como a Crosser conseguiu se destacar em relação à Honda Bros e a outros modelos da época.