Como já havíamos adiantado aqui no Motonline, a Yamaha confirmou a nova geração da MT 03 ao Brasil. Além disso, divulgou o preço, cores e data em que chega de fato. Assim, estará disponível por R$ 25.490, em três opções de cores: Ice Fluo (cinza fosco), Icon Blue (azul metálico) e Midnight Black (preto metálico). Por fim, o novo modelo chega às concessionárias a partir da segunda quinzena deste mês.
- Relembre a chegada da nova MT 03 à Europa
- Yamaha MT 03, Kawasaki Z 400 ou Honda CB 500F. Qual comprar?
- Veja o primeiro teste com a MT 03, em 2016
Sucesso de vendas na linha naked no país, a Yamaha MT 03 surge totalmente de cara nova. No ano passado, o modelo foi a naked mais vendida do Brasil, com 7.214 unidades emplacadas. Enfim, agora em par com o produto disponível na Europa, os brasileiros vão ter disponível uma moto com o visual adotado pela segunda geração da linha MT. Com isso, ela é visivelmente baseada nas irmãs maiores MT 07 e, especialmente, MT 09.
Nova MT 03 no Brasil
A MT-03 recebeu farol LED em visual agressivo. O conjunto conta com um pequeno facho central de luz alta e com duas luzes de posição inclinadas. As setas passam a ser em LED, complementando o sistema de iluminação. Além disso, a Yamaha também atualizou as carenagens.
A naked apresenta uma aparência mais “compacta” em torno da área do motor. O tanque de combustível permanece com capacidade para 14 litros, mas mudou e tem nova tampa, além de tomadas de ar diferentes. Por fim, o painel de instrumentos aposentou o grande conta-giros analógico e passa a ser totalmente digital com visor LCD, idêntico ao atual da R3.
Conjunto de suspensão e motor
Aqui pouca coisa mudou. Segue o motor de dois cilindros, com os 321 cm³ e arrefecimento a líquido. Com a transmissão de seis velocidades, ele produz 42 cv de potência máxima a 10.750 rpm e 3 mkg.f de torque, a 9.000 rpm. O propulsor, compartilhado com a esportiva R3 (também renovada), aposta na redução de peso de componentes para minimizar vibrações.
Mas há novidades. O modelo ganhou suspensão dianteira invertida, com 37 mm de diâmetro. Na traseira a Yamaha introduziu o conceito de braço oscilante estendido na MT 03 – proposta semelhante à da YZF-R1, salvas as devidas proporções, e busca estabilidade durante a frenagem, curvas e aceleração. O sistema de freio ABS conta com disco de 298 mm de diâmetro na dianteira e 220 mm na traseira.
Nova Yamaha MT 03 no mercado
Já era hora da Yamaha mexer na MT 03 a fim de manter a liderança no segmento, pois a concorrência também renovou suas representantes. Assim, Honda CB 500F, KTM 390 Duke e Kawasaki Z400 apresentaram importantes atualizações nos últimos anos, enquanto a MT seguia idêntica desde 2016.
Claro que a naked da Yamaha também merecia novo fôlego, com aperfeiçoamento no motor, afim de se sobressair especialmente na disputa com a Kawasaki. Porém, vale lembrar que o preço sugerido pelo novo modelo é apenas R$ 856 acima da antiga geração, pouco para quem está levando um novo painel, suspensão invertida e design atualizado. Agora, cabe ao cliente escolher qual modelo melhor lhe atende.