Publicidade

Como já havíamos adiantado aqui no Motonline, a Yamaha confirmou a nova geração da MT 03 ao Brasil. Além disso, divulgou o preço, cores e data em que chega de fato. Assim, estará disponível por R$ 25.490, em três opções de cores: Ice Fluo (cinza fosco), Icon Blue (azul metálico) e Midnight Black (preto metálico). Por fim, o novo modelo chega às concessionárias a partir da segunda quinzena deste mês.

Nova geração da MT 03 chega ao Brasil um ano depois de lançada na Europa

Nova geração da MT 03 chega ao Brasil um ano depois de lançada na Europa

Sucesso de vendas na linha naked no país, a Yamaha MT 03 surge totalmente de cara nova. No ano passado, o modelo foi a naked mais vendida do Brasil, com 7.214 unidades emplacadas. Enfim, agora em par com o produto disponível na Europa, os brasileiros vão ter disponível uma moto com o visual adotado pela segunda geração da linha MT. Com isso, ela é visivelmente baseada nas irmãs maiores MT 07 e, especialmente, MT 09.

Novidades são sutis, mas bem-vindas. De 2016 a 2020 teve apenas novos grafismos e, ainda assim, se manteve líder do segmento

Publicidade

Nova MT 03 no Brasil

A MT-03 recebeu farol LED em visual agressivo. O conjunto conta com um pequeno facho central de luz alta e com duas luzes de posição inclinadas. As setas passam a ser em LED, complementando o sistema de iluminação. Além disso, a Yamaha também atualizou as carenagens.

Conjunto ótico em LED é uma das principais novidades, com luzes auxiliares parecendo olhos

Conjunto ótico em LED é uma das principais novidades, com luzes auxiliares parecendo olhos

A naked apresenta uma aparência mais “compacta” em torno da área do motor. O tanque de combustível permanece com capacidade para 14 litros, mas mudou e tem nova tampa, além de tomadas de ar diferentes. Por fim, o painel de instrumentos aposentou o grande conta-giros analógico e passa a ser totalmente digital com visor LCD, idêntico ao atual da R3.

Conjunto de suspensão e motor

Aqui pouca coisa mudou. Segue o motor de dois cilindros, com os 321 cm³ e arrefecimento a líquido. Com a transmissão de seis velocidades, ele produz 42 cv de potência máxima a 10.750 rpm e 3 mkg.f de torque, a 9.000 rpm. O propulsor, compartilhado com a esportiva R3 (também renovada), aposta na redução de peso de componentes para minimizar vibrações.

Publicidade
Motorização segue sem grandes alterações e se mantém produzindo 42 cv de potência máxima

Motorização segue sem grandes alterações e se mantém produzindo 42 cv de potência máxima

Mas há novidades. O modelo ganhou suspensão dianteira invertida, com 37 mm de diâmetro. Na traseira a Yamaha introduziu o conceito de braço oscilante estendido na MT 03 – proposta semelhante à da YZF-R1, salvas as devidas proporções, e busca estabilidade durante a frenagem, curvas e aceleração. O sistema de freio ABS conta com disco de 298 mm de diâmetro na dianteira e 220 mm na traseira.

Dessa forma, nova MT 03 segue alimentada pelo mesmo motor, com 42 cv

Nova Yamaha MT 03 no mercado

Já era hora da Yamaha mexer na MT 03 a fim de manter a liderança no segmento, pois a concorrência também renovou suas representantes. Assim, Honda CB 500F, KTM 390 Duke e Kawasaki Z400 apresentaram importantes atualizações nos últimos anos, enquanto a MT seguia idêntica desde 2016.

Publicidade

Nova MT 03 está disponível em três cores: azul, cinza e preto

Claro que a naked da Yamaha também merecia novo fôlego, com aperfeiçoamento no motor, afim de se sobressair especialmente na disputa com a Kawasaki. Porém, vale lembrar que o preço sugerido pelo novo modelo é apenas R$ 856 acima da antiga geração, pouco para quem está levando um novo painel, suspensão invertida e design atualizado. Agora, cabe ao cliente escolher qual modelo melhor lhe atende.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza