Assim como a nova Crosser, o modelo 2021 da Yamaha R3 2021 chega apenas com alterações de cores e grafismos. A fabricante apresentou a novidade na última sexta, 31 de julho, durante uma live envolvendo imprensa e pilotos da marca.
- Vídeo: Saiba tudo sobre a nova Yamaha R3 Cup
- Relembre o que mudou (e segue atual) na R3 em 2019
- Veja o teste com a Yamaha R3 (2015)
Yamaha R3 2021: preço
Dessa forma, a nova R3 2021 pode ser encontrada na tradicional cor Racing Blue, onde agora o azul contrasta com detalhes em cinza, e na inédita Matt Silver, predominantemente em cinza fosco. Além disso, a versão Monster MotoGP Edition, com grafismos inspirados na moto usada pela equipe de fábrica da Yamaha no Mundial de Motovelocidade, também está disponível.
A R3 estará á disposição dos concessionários da companhia até o fim da primeira quinzena de agosto. Os preços sugeridos, que não consideram despesas como frete ou seguro, são R$ 26.990 na Midnight Black e R$ 26.490 nas demais.
O que não mudou
Exceto nas cores e grafismos, a R3 segue exatamente a mesma receita que conhecemos, sem qualquer alteração mecânica ou eletrônica. Assim, mantém as mesmas configurações e características do modelo apresentado em agosto do ano passado, ocasião em que recebeu suspensão invertida upside-down, novo painel totalmente digital e nova carenagem, com melhor aerodinâmica.
Dessa forma, o motor segue idêntico. Trata-se do conjunto que conhecemos desde 2015, quando a R3 foi apresentada no Brasil, com 42,01cv a 10.750 rpm, e 3,02 Kgf.m a 9.000 rpm, respectivamente. É um propulsor de dois cilindros paralelos, 321 cm³, com pistões forjados em alumínio e cilindros com tecnologia DiASil Yamaha – uma liga de alumínio e silício que proporciona menor vibração, melhor dissipação de calor e ganho em performance.
Nova Yamalube R3 Cup
Como já falamos lá em maio, a Yamalube R3 Cup está de casa nova em 2020. Assim, a competição monomarca da Yamaha deixa o SuperBike Brasil e migra ao Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.
Segundo a fabricante, a categoria está maior e, também, irá receber mais apoio da montadora. Desse modo, 36 jovens pilotos passam a receber suporte direto da fábrica, como apoio logístico e mecânico, e não mais dez, número referente a temporada 2019.
Assim, seus atletas entram em cena neste final de semana, 8 e 9 de agosto, para a disputa da primeira etapa, em Goiânia (GO). Para saber todos os detalhes da competição e os porquês da mudança, veja a reportagem com vídeo.
Campeonato Brasileiro de Motovelocidade 2020: calendário
1ª etapa: Goiânia (GO) – 9 de agosto
2ª etapa: Curvelo (MG) – 27 de setembro
3ª etapa: Curvelo (MG) – 1º de novembro
4ª etapa: Cascavel (PR) – 22 de novembro
5ª etapa: Goiânia (GO) – 13 de dezembro