Publicidade

Yamaha cria um novo conceito de scooter off-road com três rodas para ser usado em resgates. Esse projeto foi apresentado no Japão, mas é esperado que migre para diversos países. 

Assim, a Yamaha vem trabalhando nesse conceito para que o scooter de três rodas seja usado, principalmente, em resgates que seja preciso passar por descidas muito acidentadas e de difícil acesso. Dessa forma, o projeto visa contribuir agregando mais rapidez e agilidade aos socorristas.

Atualmente, o catálogo de scooter da Yamaha pode ser encontrado na Europa com motor de 125 cc a 560 cc. Essa gama de opções envolvem modelos com duas ou três rodas. Por sinal, os modelos com três rodas foi bem aceito pelo público europeu e recentemente atualizado pela marca japonesa. 

 

Publicidade

Scooter off-road com influência da Tricity 

A Yamaha Tricity está sendo usada como base para o conceito de scooter off-road para resgate

Para essa empreitada a fabricante japonesa preferiu encurtar a trajetória reaproveitando elementos da LMW Tricity, disponível com 125 cc, 155 cc e 300 cc. Assim, LMW significa Leaning-Multi-Wheel, ou seja, uma tecnologia de Roda Múltipla Inclinada que também estará presente na scooter de resgate.

Dessa forma, é com as três rodas que a Yamaha garante mais estabilidade para o piloto, assim como também uma maior absorção de impacto ao longo do trajeto. Esse ponto será essencial para o socorrista que utilizará esse conceito audacioso da Yamaha.

Veja também:

Publicidade

 

Conceito aposta em fácil pilotagem

Em breve, devemos ter mais notícias sobre esse conceito audacioso da Yamaha

Está claro que o conceito de scooter off-road de três rodas tem como objetivo trazer praticidade. Isso porque a Yamaha não utilizará um câmbio tradicional com troca de marchas manuais. O scooter de resgate deve receber um câmbio CVT, onde a mudança de marcha é feita automaticamente pelo sistema e o piloto só deve se preocupar em acelerar e frear. Assim, o piloto não precisa de grandes habilidades no enduro para usá-la no off-road. 

Detalhes do conceito que a Yamaha vem trabalhando

Publicidade

Pois é, os tempos modernos estão chegando cada vez mais rápido e a Yamaha não quer ficar para trás. Por fim, o que nos resta é esperar a fabricante japonesa materializar esse conceito, o que não deve demorar muito, já que muitos elementos já estão no mercado através da Tricity. Mas se o novo scooter off-road virá ao Brasil já é outra história.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha