Cobertura do Lançamento
08 Maio às 18 horas … parem as rotativas, chegou um convite da Honda! Após várias considerações e trocas de e-mail, os representantes do Motonline foram definidos para a cobertura em Manaus do provável lançamento da sucessora da Twister, entre os dias 14 e 16.
João Tadeu Boccoli e Divulgação
Chegada em Manaus, o forte calor do inverno e alta umidade relativa do ar acompanharam nossas lentes, tanto dos óculos, bem como as das máquinas fotográficas … sempre que saíiamos de um ambiente refrigerado tínhamos que aguardar para perder o embaçado destas.
Nesse primeiro dia, a tarde foi livre, mas nossos pensamentos não. Optamos em conhecer o famoso Hotel Tropical e o que ele tinha a nos oferecer, o que foi suficiente para a chegada da hora do jantar; jantar esse descontraído e que abrigou a comemoração de aniversário do colega Raul da revista Motociclismo.
Segundo dia, todos de pé bem cedo, fomos a caminho da pista de testes da Honda, onde seríamos bem recepcionados numa estrutura digna de um grande evento.
No salão, já tínhamos a silueta de uma motocicleta sob um pano preto que magneticamente tomava nossos olhares mesmo enquanto nos servíamos na mesa do café de boas vindas.
Bem … luzes, câmera, ação … o pano caiu e uma nova moto nascia, e o momento ficou registrado como algo mágico e único que nos era ofertado.
Perceba no gráfico que na curva vermelha, da CB300 R (não está em escala) graficamente percebe-se um aumento de potência e torque em relação à Twister, (tracejado azul) principalmente nas baixas rotações.
As dimensões do motor foram alteradas, o diâmetro e curso do pistão passou de 73,0 x 59,5 para 79,0 x 59,5. Note que somente o diâmetro foi aumentado em 6mm, mas isso não indica necessariamente que a parte de baixo do motor permanece a mesma. Devemos verificar direito pois pode ter os mancais reforçados, virabrequim com peso e balanceamento alterados, pois assim nos foi informado na apresentação da moto, e faz todo sentido. Esses números mostram, porém que o motor ficou mais que quadrado, isso é com a proporção diâmetro e curso favorecendo o diâmetro que promete mais durabilidade ou propensão a velocidades mais altas do pistão (rpm). Entretanto essa configuração parece que não foi aproveitada totalmente no sentido da desempenho porque na verdade a curva de potência ficou mais amigável, como comentado acima.
Para a aprovação do Promot 3 a Honda superou os limites estabelecidos, aplicou uma injeção eletrônica de última geração com várias peças que com poucas alterações já podem ser utilizadas no lançamento de uma versão flex, como fizeram com a Mix 150.
Seria preocupante o aumento de peso não suspenso causado pelos grandes pneus, mas veja a construção das rodas, como são bastante aliviadas. Isso de certa forma compensa a maior massa de borracha.
Os freios são basicamente os mesmos também, com 130mm a tambor no traseiro e 276mm de diâmetro no disco dianteiro e a pinça de duplo pistão. Funcionam bem e param o conjunto com eficiência e segurança. As suspensões recalibradas com 105mm na traseira e 130mm na dianteira transmitem mais segurança e menos vibração do solo, combinando bem com os pneus mais largos.
O novo chassis, de berço semi duplo, confere mais rigidez. As novas dimensões promovem um conforto e segurança maiores nas retas, por ter mais comprimento entre eixos (1369 mm na Twister contra 1402 mm na CB300) mas sem perder a agilidade, porque tem uma medida de trail menor (100mm contra 97mm na CB300) resultado de uma diminuição do ângulo do “rake” (Rake é o ângulo do cubo da direção, partindo da vertical aplicado numa motocicleta) de 26º 36′ para 25º 14′. Com essas modificações a maneabilidade melhorou muito e os pneus puderam contribuir com todo o conjunto deixando-o muito homogêneo.
O painel acompanha o visual moderno e conta com um grande conta giros analógico central, velocímetro digital com as outras indicações embutidas e leds para as luzes de aviso. Um resultado bastante interessante.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS | ||
categoria | Street Sport | |
motor | DOHC, 291,6cc, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar | |
potência máxima | 26,53 cv a 7.500 rpm | |
torque máximo | 2,81 kgf.m a 6.000 rpm | |
diâmetro x curso | 79,0 x 59,5 mm | |
alimentação | Injeção eletrônica de combustível PGM-FI | |
relação de compressão | 9,0 : 1 | |
sistema de lubrificação | Forçada, por bomba trocoidal | |
sistema de ignição | Eletrônica | |
bateria | 12V – 6 Ah | |
farol (alto/baixo) | 60/55W | |
sistema de partida | Elétrica | |
capacidade do tanque | 18 litros (3,0 litros de reserva) | |
óleo do motor | 2,0 litros (1,5 litro para troca) | |
transmissão | 5 velocidades | |
transmissão final | Corrente com anéis de vedação | |
embreagem | Multidisco em banho de óleo | |
suspensão dianteira | Garfo telescópico com 130 mm de curso | |
suspensão traseira | Monoamortecida com 105 mm de curso | |
freio dianteiro | Disco simples de 276 mm de diâmetro Cáliper de duplo pistão |
|
freio traseiro | A tambor com 130 mm de diâmetro | |
pneu dianteiro | 110/70 – 17M/C (54H) | |
pneu traseiro | 140/70 – 17M/C (66H) | |
chassi | Berço semiduplo | |
altura do assento | 781 mm | |
altura mínima do solo | 183 mm | |
dimensões (c x l x a) | 2.085 x 745 x 1.040 | |
entre-eixos | 1.402 mm | |
peso seco | 143 kg | |
cores | Preta, vermelha, amarela metálica e prata metálica | |
preço | R$ 11.490,00 |
Mas não só de pão vive o homem … todos queríamos andar, nem que poucos quilômetros, na grande novidade! Os organizadores tiveram a sensibilidade de, alem de 4 modelos em cores diferentes da CB300R, de colocar no meio uma Twister para as inegáveis comparações! Não era um teste, mas sim um pequeno ride de apresentação de um produto totalmente novo que teve apenas as válvulas, o eixo do câmbio, e o disco de freio dianteiro herdado da falecida Twister.
Com a potência elevada, sua curva e a curva de torque antecipadas, o novo motor se apresentou elástico e com uma subida de giros muito rápida. Com a distância entre eixo pouco maior e revisão da medida do trail alterada, a dirigibilidade ficou melhor que a Twister, dando uma forte sensação de segurança no slalow.
O novo desenho do banco, freios eficientes, pneu traseiro maior, e um painel bem moderno não fugiram de nossas observações positivas. O nosso test ride foi durante o dia mas aparentemente o farol teve melhoras, a fábrica afirma que aumentou em 30% a luminosidade, com uma lâmpada de 55/60 watts.
Almoço, muita conversa, eainda tivemos a explanação do novo serviço expresso que está sendo implantado na rede de revendedores, e que terá como uma hora o prazo limite de devolução dos serviços classificados que poderão ser aplicados a qualquer produto Honda. Mais fotos, mais festa … já estávamos íntimos da nova CB300R mas fomos convidados para o encerramento no salão. Mas “déjà vu” … novamente sobre o mesmo tablado, mais uma nova silhueta de moto, sob o mesmo manto negro!
Outro novo produto, com linhas muito elaboradas, estava diante de nossos olhos … tivemos a apresentação oficial, mas dessa vez não nos foi permitido pilotar, e também não tivemos acesso a maiores informações técnicas.
Na fixação do farol vemos que a direção fica isolada do conjunto do farol por ter sua fixação diretamente no chassis, isso proporciona leveza à direção e o bico que lembra bem a BMW faz o trabalho de estabilizar a moto em velocidade. Essa técnica já foi utilizada nas DR800 BIG da Suzuki. Muito criticada no início, hoje incorpora o visual de várias outras marcas.
Nota-se que o corpo da moto é bem mais preenchido de componentes do que na sua irmã de rua, como a bomba de combustível e o regulador de pressão, que diferente da CB300 se localizam fora do tanque, porque o seu formato assim exigiu. A bateria também se mostra bastante compacta e o amortecedor apresenta a rosca para regulagem de pré carga pelo lado de cima facilitando o acesso e se mantendo mais limpo.
Na parte de baixo notamos a presença do link que atua para maior progressividade na ação da suspensão. Isso deve resultar num rodar mais macio e compliante (maior curso) da suspensão. Necessário pela vocação off-road do modelo. Por esse mesmo motivo nota-se que falta uma proteção para o motor, nem que fosse de plástico pois mesmo para o uso em estradas de terra as pedras podem causar grandes prejuízos ao motor.
A sensação que passa essa geometria é de uma moto rápida em curvas e boa agilidade no trânsito ou em estradas de terra. Cursos bem satisfatórios nas suspensões e uma distribuição de peso equilibrada. Promete boa maneabilidade.
Aguardamos a chance de fazer uma análise mais profunda.
Fomos informados que maiores detalhes e o teste ride seriam feitos em Indaiatuba, interior de São Paulo, entre os dia 1 e 2 de Junho …
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS | ||
categoria | Adventure touring | |
motor | 291,6cc, DOHC, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar | |
potência máxima | 26,1 cv a 7.500 rpm | |
torque máximo | 2,81 kgf.m a 6.000 rpm | |
diâmetro x curso | 79,0 x 59,5 mm | |
alimentação | Injeção eletrônica de combustível PGM-FI | |
relação de compressão | 9,0 : 1 | |
sistema de lubrificação | Forçada, por bomba trocoidal | |
sistema de ignição | Eletrônica | |
bateria | 12V – 5 Ah | |
farol (alto/baixo) | 60/55W | |
sistema de partida | Elétrica | |
capacidade do tanque | 12,4 litros (2,3 litros de reserva) | |
óleo do motor | 2,0 litros (1,4 litro para troca) | |
transmissão | 5 velocidades | |
embreagem | Multidisco em banho de óleo | |
suspensão dianteira | Garfo telescópico com 245 mm de curso | |
suspensão traseira | Pro-Link com 225 mm de curso | |
freio dianteiro | Disco simples de 256 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão | |
freio traseiro | Disco simples de 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples | |
pneu dianteiro | 90/90 – 21M/C (54S) | |
pneu traseiro | 120/80 – 18M/C (62S) | |
chassi | Berço semiduplo | |
altura do assento | 860 mm | |
altura mínima do solo | 259 mm | |
dimensões (c x l x a) | 2.171 x 830 x 1.181 mm | |
entre-eixos | 1.417 mm | |
peso seco | 144,5 kg | |
cores | Preta, vermelha e amarela metálica | |
preço | R$ 12.890,00 |
Acho que como os organizadores sabiam que iríamos sofrer grandes emoções, reservaram a manhã do terceiro e ultimo dia em Manaus para um relaxante passeio de iate pelo Rio Negro, com uma estratégica parada para ser ver a mata e as belas e inesquecíveis vitórias-régias.
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