Publicidade

A Honda é conhecida no cenário nacional, também, pelo seu envolvimento com as pistas. A empresa mostrou as novidades da Honda Racing para a temporada 2020 nesta semana, apresentando quem serão as equipes e pilotos que usarão a camisa vermelha no Motocross, Rali, Enduro e Motovelocidade. Ainda, reafirmou seu compromisso como patrocinadora das principais competições do Brasil nestas modalidades.

Bruno Crivillin seguirá representando a Honda Racing na equipe de Enduro FIM

Bruno Crivillin seguirá representando a Honda Racing na equipe de Enduro FIM

Já são mais de 40 anos patrocinando o motociclismo no país e a meta é manter o domínio nas competições, que lhe rendeu 37 títulos nacionais em 2019. Neste ano, os investimentos serão ampliados, contando com 31 pilotos no Brasil, sendo 15 oficiais, nove nas equipes satélites e sete apoiados. Além de atletas, a empresa é patrocinadora oficial do Sertões, Campeonato Brasileiro de Motocross, Arena Cross, SuperBike Brasil e Campeonato Brasileiro de Enduro FIM.

Time de campeões 

Enduro – Liderado pelo chefe de equipe Felipe Zanol, Bruno Crivilin vai representar o país em todas as oito etapas do Mundial de Enduro, em abril. Da mesma forma, irá participar Brasileiro de Enduro FIM, onde é atual campeão nas classes E1 e Enduro GP. Gabriel Soares segue na E2 e Vinicius Calafati estreia na luta pelo bi da E3. Bárbara Neves, em seu segundo ano no time, defende os títulos da divisão feminina do nacional e do Latino-Americano de Enduro. Ela estreará, ainda, no Mundial da modalidade.

Publicidade
Time de Enduro, ao lado da CRF 250F

Time de Enduro, ao lado da CRF 250F

Motovelocidade – Sob comando de Reinaldo Campos, a marca acelera com o tricampeão do SuperBike Brasil, Eric Granado, e o vice-campeão de 2019, Pedro Sampaio. A Honda também terá uma nova categoria monomarca na competição, a Copa Pro Honda CBR 650R.

Tricampeão do SuperBike Brasil, Eric Granado seguirá acelerando a Fireblade #51 em 2020

Tricampeão do SuperBike Brasil, Eric Granado seguirá acelerando a Fireblade #51 em 2020

Na nova classe, cinco pilotos terão o apoio direto da fábrica: Lucas Torres, João Vitor Carneiro, Indy Munõz, Raphael Ramos e Rafael Rigueiro. Eles contarão com o diferencial de terem o empréstimo da motocicleta nas etapas do SBK. Rafael Paschoalin, que venceu o Pikes Peak em 2019, será embaixador da Copa Pro Honda CBR 650R e participará do TT da Ilha de Man, a bordo de uma CBR 1000RR Fireblade.

Publicidade

Motocross – O time tem o equatoriano Jetro Salazar, bicampeão brasileiro da MX1 e Elite MX, além do paulista Hector Assunção, atual campeão do Arena Cross. Na MX2 foram mantidos Lucas Dunka, campeão do Arena Cross 2019 na AX2 e Leonardo Souza, sob o comando do chefe Cale Neto. Fred Kyrillos segue apoiado no Freestyle.

Equatoriano Jetro Salazar vai em busca do bicampeoanto Brasileiro de Motocross na categoria principal, a MX1

Equatoriano Jetro Salazar vai em busca do bicampeoanto Brasileiro de Motocross na categoria principal, a MX1

Rally – Comandado por Dário Júlio, o time conta com Tunico Maciel, bicampeão do Sertões, e Gregorio Caselani, atual campeão Brasileiro da Super Production. Também há Jean Azevedo, detentor de 10 títulos nacionais, e Bissinho Zavatti, bicampeão Brasileiro de Rally Cross Country. Os representantes estarão ainda ao lado de pilotos internacionais no Sertões, que será válido como fase do Mundial de Rally Cross Country.

Tunico Maciel, bicampeão do Sertões, também renovou seu contrato com a Honda Racing

Tunico Maciel, bicampeão do Sertões, também renovou seu contrato com a Honda Racing

Publicidade

Equipes satélites e pilotos apoiados

A fabricante também ampliou os investimentos em equipes satélites. No Motocross a Circuit Honda tem agora cinco pilotos, com Humberto Martin na MX1, Reginaldo Ribeiro e Rafael Araújo na MX2. Chegam no time Leonardo Cassarotti, na MX2, e Roosevelt Assunção, na MX3. No Enduro FIM acontece a chegada da Edgers Factory Team, com Patrik Capila, na E2, Nicolás Rodriguez, na EJ, além de Tiago Wernersbach e Gabriel Mattos, na E4 Pró.

Honda no trabalho de base 

O incentivo às categorias de base segue com projetos como o HTT, o Honda Talent Test, voltado aos novos talentos. Do mesmo modo, no SuperBike Brasil foi mantido o Honda Junior Cup, categoria-escola para crianças e adolescentes entre oito e 16 anos, que aceleram a CG 160 Titan. A Copa ProHonda CBR 650R também tem papel importante no desenvolvimento de pilotos, uma vez que é a classe intermediária do SBK, substituindo a CBR 500R Cup.

Marca seguirá investindo em classes da base, como a Honda Junior Cup, categoria-escola do SuperBike Brasil

Marca seguirá investindo em classes da base, como a Honda Junior Cup, categoria-escola do SuperBike Brasil

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza