A Honda decidiu reduzir o preço público sugerido de sua bigtrail CRF 1000L Africa Twin em R$10.000,00 nas duas versões para reposicioná-las mais adequadamente na realidade do mercado brasileiro. Com o reposicionamento, o preço público sugerido para o modelo é R$ 54.900,00 para a versão ABS e R$ 64.400,00 para a versão ABS Travel Edition, não inclusos despesas de frete e seguro.
A grande crítica desde seu lançamento sempre foi o preço muito acima de suas concorrentes diretas e nesse novo patamar estão mais adequados e pode acontecer uma arrancada da bigtrail da Honda no segmento. Para se ter uma ideia dos números entre as bigtrail no Brasil, há domínio das duas BMW, conforme mostram os números de emplacamentos da Fenabrave (até 23 de julho de 2017):
- BMW F 800 GS – 818 motos
- BMW R 1200 GS – 1492 motos
- Triumph Tiger 800 – 1.116 motos
- Suzuki V-Strom 1000 – 348 motos
- Honda CRF 1000L Africa Twin – 215 motos
Plano Renova: melhores condições para aquisição
Desenvolvido pelo Banco Honda, empresa integrante da Honda Serviços Financeiros, o Plano Renova (condição especial de financiamento ao modelo Africa Twin) permite ao cliente definir o valor da entrada variável de 30% à 50% do preço do bem, financiando-o em até 36 meses, sendo 36 parcelas fixas, com valores inferiores aos praticados no financiamento tradicional, e destinar até 30% do valor da motocicleta para a parcela final.
Considerando valores atualizados, ao aderir o Plano Renova na aquisição de uma Africa Twin ABS de R$ 54,900 (PPS com base no estado de São Paulo, sem despesas com frete e seguro), o cliente destina R$ 27.450,70 no valor de entrada (50% do valor do bem) e 36 parcelas de R$ 688,69, com taxa de juros especial de lançamento de 1,41% ao mês. Nesse cenário, a parcela final de R$ 16.470 representa os 30% complementares ao valor total do bem.
Africa Twin: a força do nome
Seguindo o conceito “Go Anywhere”, a Africa Twin traz um conjunto inovador e moderno aos motociclistas que procuram por um modelo on-off road de alta cilindrada. A Africa Twin traz para uma moto de produção normal os conceitos de design, ciclística e mecânica das motos da Honda em competições off-road.
O freio dianteiro possui disco duplo de 310 mm e pinças radiais de quatro pistões (dianteira). Na traseira, o disco é simples de 256 mm, derivado da CRF 450 Rally, com nova furação e formato para oferecer uma frenagem mais segura. O sistema ainda está equipado com freios ABS (anti-travamento), que traz maior segurança principalmente em pisos escorregadios e pode ser ligado/desligado apenas na roda traseira.
Produzida em Manaus, a CRF 1000L Africa Twin conta com 3 anos de garantia e o exclusivo “Honda Assistance 24h”, que garante assistência durante todo o período de vigência da garantia em território brasileiro, assim como na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Uma iniciativa Honda em ocorrências que impossibilitem o deslocamento de piloto e garupa com a motocicleta, proporcionando conforto e segurança em viagens ou trajetos urbanos.