ATMOSPHERIC V-TWIN (1909)
F-HEAD (1911 – 1929)
FLATHEAD (1929 – 1973)
A grande depressão foi um golpe para a indústria de motocicletas. Na tentativa de atender à demanda, Bill Harley testou várias novas opções de motor, até chegar ao incrível Flathead, incluindo os designs de quatro cilindros em linha e o “boxer”, de estilos opostos.
KNUCKLEHEAD (1936 – 1947)
Foi o primeiro motor da Harley-Davidson a ter componentes e superfícies deliberadamente estilizadas que, mais tarde, se tornaram um marco do desenvolvimento de produtos da marca. Ele recebeu este nome devido às tampas do cabeçote de alumínio polido brilhante, com dois grandes parafusos dos balancins em cada cilindro. Com o mesmo ângulo de cilindro de 45 graus que seus antecessores, o motor totalmente novo proporcionou mais potência, parcialmente devido às válvulas no cabeçote. Com ele, também foi lançado o primeiro sistema de óleo recirculante de circuito fechado H-D. Logo, todos os motores da companhia teriam o novo sistema de cárter de óleo seco e, junto a ele, o emblemático tanque em forma de ferradura em torno da bateria.
PANHEAD (1948 – 1965)
O Knucklehead definiu a aparência básica dos motores Big Twin que foram criados posteriormente pela Harley-Davidson e inspiraram muitos de seus concorrentes. Em 1948, mudanças importantes foram feitas para a criação de um novo motor com arquitetura básica e deslocamento semelhantes ao Knucklehead, logo lançado como Panhead. O Panhead, que também tinha cabeçotes de alumínio mais eficientes e tuchos de válvula hidráulicos, eram mais silenciosos e precisavam de menos manutenção.
SHOVELHEAD (1966 – 1984)
O Panhead foi seguido pelo Shovelhead para as motocicletas modelo/ano 1966 e apresentou, principalmente, uma melhoria na potência. As duas décadas seguintes viram uma proliferação de novos modelos que passaram a ser equipadas com motores Big Twin (como as motocicletas da família Dyna – Super Glide® 1971, o Low Rider® 1977, o Wide Glide® 1980 e muitas outras). Antes, os Big Twin só equipavam motos Touring.
EVOLUTION (1984 – 1999)
O motor Evolution® passou a integrar os modelos de 1984. Com 80 polegadas cúbicas, foi o maior salto no formato dos motores Big Twin até aquele momento. Tinha um design sem vazamento de óleo, com ruído mecânico reduzido e uma vida útil muito mais longa, entre outros avanços. Todos os recursos do Evolution® que os clientes prezavam foram mantidos no novo motor Twin Cam 88® que estreou nas motos de 1999.
TWIN CAM (1999 – Até hoje)
O novo motor oferecia comandos de válvulas impulsionados por corrente e aumento de deslocamento. O Twin Cam 88® (1.442 cc) foi novamente aumentado em 2007, para se tornar o Twin Cam 96™ (1.563 cc). Mudanças significativas vieram com os modelos 103 (1.687 cc) e 110 (1.802 cc), ambos disponíveis com ou sem a refrigeração Twin-Cooled no modelo ano 2014. Juntamente com as várias melhorias do projeto Rushmore na família Touring, até então, o Twin Cam fez parte do maior projeto de desenvolvimento de produto da história da Harley-Davidson.
NOVO MOTOR MILWAUKEE-EIGHT™
Em 2016, a Harley-Davidson lançou Milwaukee-Eight™, o 9º motor da história da companhia e que marcou outro importante salto em termos de design de motores da marca. Com oito válvulas e cabeçotes refrigerados a água ou a óleo, o Milwaukee-Eight™ oferece o mais alto nível de desempenho da marca e tem a missão de seguir com legado dos Big Twin H-D para o futuro. A nova motorização recebeu esse nome para homenagear a cidade americana de Milwaukee em Wisconsin (EUA), o berço da Harley-Davidson, por apresentar quatro válvulas por cilindro (que totalizam oito) e também por que apresenta oito mudanças principais que refletem diretamente no desempenho das motocicletas da família Touring.
No Brasil, esse motores são oferecidos em duas versões diferentes e com três variações:
- Milwaukee-Eight™ 107 (1753 cc), nos modelos Street Glide® Special e Road King® Classic;
- Twin-Cooled™ Milwaukee-Eight™ 107 (1753 cc), na Ultra Limited;
- Twin-Cooled™ Milwaukee-Eight™ 114 (1868 cc), nos modelos CVO™ Limited e CVO™ Street Glide®.