Réplicas da John Player Special de 1973 serão construidas em 2013. Essas motos revivem a iconica John Player Norton ‘Monocoque’ que correu nas mãos de Peter Williams e Dave Croxford para a última vitória da marca no TT da ilha de Man. Apenas 25 exemplares serão fabricados para comemorar essa vitória.
As motos 2013, replicas da JPN, serão na verdade uma evolução daquela moto original que venceu a corrida. Elas mantêm o mesmo caráter autêntico da moto de original e apenas 25 serão fabricadas. Das originais de 1973 apenas 4 foram feitas, mais um protótipo.
Muito trabalho envolvia a fabricação do chassi monocoque. Cada um levou perto de 12 semanas para serem feitos mas hoje, a Peter Williams Motorcycles desenvolveu com a utilização da tecnologia CAD um processo muito mais rápido para constuir o chassi. Ele é fiel ao modelo original mas agora é construído em uma fração desse tempo.
O início da produção está previsto para o segundo semestre de 2013 (verão na europa). As 25 unidades terão componentes modernos desenvolvidos especialmente para melhora da performance e resistência.
Baseado no chassi monocoque em aço inoxidável, réplica do famoso JPN, cada moto será equipada com o motor de 750cc Commando feito por Mick Hemmings.
Dois cilindros paralelos arrefecidos a ar, com válvulas comandadas pelo eixo PW3, feito por Peter Williams. Esse motor será servido por uma transmissão Quaife de cinco marchas.
Mick Hemmings é reconhecido mundialmente por seu trabalho. Obteve mais de 30 vitórias em corridas nos anos 70 e construia pessoalmente suas peças especiais na sua oficina, preparando Nortons e Triumphs para competição. É uma das maiores autoridades em motores Norton, para os quais projetou, produziu e modificou vários componentes especiais que melhoram o motor em termos de performance e durabilidade.
Acredita-se que esses são os melhores motores compatíveis hoje em dia, com peças e serviços disponíveis.
Outros componentes de destaque incluem: as rodas em liga de magnésio feitas com as ferramentas originais, as canelas das bengalas que são do mesmo material e seguem os desenhos originais, assim como freios e embreagem.
Cada unidade será numerada e identificada individualmente e não há planos para produzir mais do que essas 25 motos.
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