A Kawasaki tem grandes planos para a nova era de motos e já prometeu ‘ao menos dez’ modelos híbridos e eletrificados para os próximos anos. Porém, a sua primeira moto elétrica decepcionou – pois é um veículo infantil, praticamente uma bicicleta de equilíbrio. Mas agora o time verde mostrou projetos mais interessantes.
A marca apresentou seus novos produtos nesta semana, no famoso 8 Horas de Suzuka – maior corrida de resistência do Japão. As estrelas da vez foram uma moto híbrida e outro elétrica, descendentes diretas das famílias Ninja e Z!
Kawasaki apresenta moto elétrica e híbrida
Calma, ainda não são modelos à venda no mercado. A nova moto elétrica da Kawasaki, assim como seu novo projeto híbrido, participou ‘apenas’ de uma demonstração pública. Ou seja, ainda não foram reveladas as especificações, números ou outros pormenores dos projetos.
O protótipo da moto elétrica EV – atualmente em desenvolvimento na fábrica de Akashi – já tem quatro anos de trabalho. O modelo tem estrutura de quadro diferente das conhecidas Ninja 250 e Z 250 – movidas com motor a gasolina.
Na primeira vez que foi apresentado, no Salão de Milão EICMA, surgiu equipado com uma transmissão de 4 velocidades. Agora, novamente observando-se o fato da roda traseira ser acionada por corrente, parece bem provável que a futura moto elétrica siga essa transmissão convencional.
As dimensões lembram a Kawasaki Z 400, que também parece ter emprestado à média elétrica outros componentes como rodas, suspensões e balança. O design geral do modelo também parece derivar diretamente da ‘pequena’ Z.
Veja também:
- Nada de Ninja; primeira Kawasaki elétrica está mais para bicicleta
- Quanto custa a nova moto elétrica com ‘cara de Z1000’
- E agora Detran? Como emplacar uma moto elétrica
HEV – A Kawasaki híbrida
Outra curiosa novidade vista em Suzuka foi um modelo Kawasaki de moto híbrida, que combina um motor a gasolina a um elétrico. O protótipo foi apresentado pela primeira vez ainda no ano passado – na época sem carenagem. Mas desta vez foi visto de forma completa!
O design da Kawasaki HEV parece inspirado no estilo atual da Ninja 250. No entanto, nas laterais do tanque de combustível existem asas aerodinâmicas. Outra diferença no protótipo é a distância entre eixos um pouco maior do que a tradicional 250cc. Ou seja, tem dimensões de 400/600cc – em termos de comprimento.
A moto exibe duas saídas de escape junto ao motor. Então, parece provável que seja movida por uma unidade de dois cilindros paralelos DOHC da família Ninja, porém, a marca ainda não revelou qual o propulsor usado como base no projeto e nem detalhes sobre seu complemento elétrico.
Se o assunto de motos elétricas lhe interessa, pode ficar atento. Isso porque a Kawasaki pode estar trabalhando para agilizar seu plano de lançar 10 motos elétricas e híbridas até 2025.