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A comparaรงรฃo รฉ inevitรกvel e atรฉ natural, mas a verdade รฉ que esta nova Yamaha Neo nรฃo tem nada a ver com a que vocรช conheceu no passado, a Yamaha Neo AT 115. Esta nova Yamaha Neo 125 estรก toda remodelada, como um transformer: vira moto, vira scooter, vira cub. Claro, a proposta continua a mesma da anterior, mas com uma pegada mais atual e que atende melhor as expectativas dos consumidores de scooters, cada vez mais numerosos e exigentes.

Nova Neo 125: design arrojado gera discussรฃo, mas uma coisa ninguรฉm contesta; chama muito a atenรงรฃo

Nova Neo 125: design arrojado gera discussรฃo, mas uma coisa ninguรฉm contesta; chama muito a atenรงรฃo

Um scooter pequeno, รกgil, econรดmico e que tira vocรช do lugar comum, das massas das motos que circulam por aรญ. Hรก quem diga que as novas motos da Yamaha tรชm ido longe demais no design, trazendo esse olhar de inseto, bastante radical nas suas motos. Seja como for, o fato รฉ que olhares humanos sรฃo atraรญdos, seja pelas formas intensas ou pelas cores bem escolhidas e mescladas.

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A nova Neo 125 tem vรกrios itens que a tornam uma boa surpresa para este crescente segmento, sobretudo agora que a Honda “matou” o Lead, que sempre esteve entre os preferidos. Quem usa no dia-a-dia um scooter e compara os modelos disponรญveis, vai certamente gostar de muitas coisas que o novo modelo da Yamaha tem. Podemos comeรงar pelo excelente farol em LED, que ilumina como moto grande, mesmo sendo uma moto pequena, com pouca energia disponรญvel a partir do motor. A adoรงรฃo desse tipo de iluminaรงรฃo traz uma enorme vantagem por consumir pouca energia.

O bom resultado em luminosidade รฉ fruto de 3 farรณis, com dois no foco baixo, melhor distribuรญdos, e um no alto para iluminar ao centro. Com esse tipo de luz a eficiรชncia รฉ bem maior e sobra mais potรชncia do motor para o que mais interessa, movimentar a Neo. E quem vai ร  frente tambรฉm percebe a eficiรชncia e se impressiona com o design e a luminosidade. Nรฃo foram poucas as vezes que, rodando no trรขnsito, outros motociclistas diminuรญram a velocidade para deixar aquele “transformer” se aproximar paraย perguntar do que se tratava.

A moto, realmente รฉ muito econรดmica, de funcionamento suave e se move com grandeย agilidade. Totalmente novo, o motor do Neo 125 foi desenvolvido na atual tecnologia de baixo atrito, com o cilindro feito no processo DiAsil (Die cast Aluminum silicon), que tem a caracterรญstica de transferir calor com grande eficiรชncia, podendo assim resfriar-se o motor, mesmo com arrefecimento a ar, numa taxa bastante boa.ย O resultado รฉ que esse motor se mostra muito eficiente, se nรฃo for abusado.

Espaรงo e conforto para pilotos de estatura mรฉdia, com muita estabilidade para conduzir

Espaรงo e conforto para pilotos de estatura mรฉdia, com muita estabilidade para conduzir

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Em via expressa (rodovia), na velocidade mรกxima (com o acelerador totalmente aberto) com vento frontal, a Neo 125 sofreu para chegar e manter os 90 km/h (no GPS) e nesta ocasiรฃo fez o pior consumo, 27 km/litro. Mas em condiรงรตes normais de uso urbano, por ruas e avenidas, onde a velocidade nรฃo passa dos 70 km/h, a mรฉdia de consumo รฉ excelente e supera com facilidade os 40 km/litro, dependendo do “peso” da mรฃo do piloto (veja a tabela de consumo). E toda essa economia nรฃo detona o desempenho. Ao contrรกrio, a nova Neo 125 anda bem, acelera e retoma velocidade quase como uma 150. Realmente muito impressionante.

Consumo Neo 125

Hodรดmetro (km)

km

Litros

Consumo (km/l)

Uso

388 Primeiro abastecimento
570 182 3,9 46,67 Urbano
668 98 3,6 27,22 Estrada (100 km/h)
758 90 2,5 36,00 Urbano/estrada
884 126 3 42,00 Urbano
996 112 3,6 31,11 Urbano/estrada
1168 172 3,5 49,14 Urbano
1301 133 3,2 41,56 Urbano
1434 133 3,2 41,56 Urbano
1582 148 3,1 47,74 Urbano

Total:

1194

29,6

40,34

Mรฉdia

A configuraรงรฃo da ergonomia favorece pessoas de menor estatura, com o escudo frontal bem prรณximo das pernas. Pilotos mais altos sofrem um pouco, principalmente nas manobras mais fechadas na cidade. Se os pรฉs calรงarem 44 ou mais, a ponta do pรฉs, assim como os joelhos, ficarรฃo para fora. Mas para um garupa, nas mesmas condiรงรตes, a acomodaรงรฃo รฉ muito boa e hรก apoio para as mรฃos nas alรงas laterais, com bom espaรงo no banco. O รบnico amortecedor traseiro, no entanto, alcanรงa final de curso facilmente quando se leva o garupa, o que nรฃo รฉ exclusividade da Neo 125.

A ciclรญstica รฉ outro ponto alto da nova Neo. Rodas de 14 polegadas sรฃo bem servidas com os pneus Metzeler sem cรขmeras, e a suspensรฃo, embora sendo de curso pequeno, dรก bastante conforto se nรฃo for abusada. Nรฃo hรก regulagem de prรฉ-carga no รบnico amortecedor traseiro, mas ele possui mola progressiva, o que sรณ com piloto vai muito bem. Na frente, o sistema รฉ telescรณpico de pequeno diรขmetro, mas resolve bem a questรฃo, sem sustos e com funcionamento bem adequado ร  proposta.

Design do tipo "ame ou odeie"; mas ninguรฉm fica indiferente ao novo Neo 125

Design do tipo “ame ou odeie”; mas ninguรฉm fica indiferente ao novo Neo 125

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A construรงรฃo do chassi, combinada com a suspensรฃo bem calibrada e o baixo peso favorecem muito e fazem da pilotagem da Neo uma aรงรฃo prazerosa e bem equilibrada. Para quem estรก acostumado a pilotar scooter, vai perceber uma grande melhora na agilidade e no rodar mais seguro da Neo 125. O guidรฃo mais baixo, as rodas com pneus mais finos e o menor peso tornam a Neo 125 fรกcil de conduzir e muito estรกvel, sem qualquer interferรชncia do solo, mesmo usando no limite da suspensรฃo. De fato nรฃo hรก aqueles movimentos laterais caracterรญsticos dos scooter tradicionais com rodas pequenas.

Um item que precisa ser revisto pela Yamaha sรฃo os espelhos retrovisores. A forma รฉ adequada e combina com o design do scooter, mas eles ficam em posiรงรฃo muito baixa e para dentro, dificultando de fato enxergar o veรญculo que vem atrรกs, o que รฉ perigoso no trรขnsito, pois o piloto precisa tirar o braรงo para ver o veรญculo que estรก atrรกs. Procuramos vรกrias alternativas, posicionando os retrovisores mais para a frente ou para trรกs, mas tudo o que se vรช por eles sรฃo os veรญculos que estรฃo dos lados. Quando se fecha um pouco, 80% da imagem que eles refletem รฉ dos prรณprios braรงos e cotovelos do piloto e uma pontinha do veรญculo que estรก (bem) atrรกs. Uma haste mais longa tanto para fora quanto para cima resolve o problema. Testamos com os espelhos da Yamaha Factor e ficou perfeito. Sรณ que a forma nรฃo combina.

Retrovisores mal posicionados dificultam a visibilidade; "Alรด Yamaha, troque os retrovisores por algum modelo que fique mais alto e mais para fora"

Retrovisores mal posicionados dificultam a visibilidade; “Alรด Yamaha, troque os retrovisores por algum modelo que fique mais alto e mais para fora”

Outro ponto fraco da Neo estรก no pouco espaรงo sob o banco. Alรฉm de pequenos objetos, um capacete aberto cabe sob o banco, mas capacete fechado de qualquer tamanho nรฃo. Para compensar esse problema, a Yamaha colocou dois ganchos para pendurar dois capacetes que ficam para fora, deixando o espaรงo para outras coisinhas. Tambรฉm sob o banco estรก o bocal do pequeno tanque de combustรญvel (4,2 litros), que oferece uma autonomia tipicamente urbana, em torno de 150 km.

Hรก no escudo frontal dois espaรงos abertos muito uteis. Do lado esquerdo cabe uma garrafa d’รกgua e do lado direito uma carteira ou mesmo um celular. Talvez fosse uma boa ideia colocar ali uma tomada USB (com tampa ร  prova d’รกgua) para carregar o celular ou conectar um outro equipamento. O painel รฉ todo analรณgico e traz velocรญmetro, hodรดmetro total (nรฃo hรก hodรดmetro parcial) e o marcador do nรญvel de combustรญvel no tanque, alรฉm das tradicionais luzes-espia de pisca, farol alto e funcionamento da injeรงรฃo eletrรดnica de combustรญvel, alรฉm do รญcone “Eco”, que acende quando o nรญvel de aceleraรงรฃo estรก em modo de economia de combustรญvel.

Espaรงo sob o banco apenas para um capacete aberto: mas hรก dois ganchos para pendurar capacetes pelo lado de fora

Espaรงo sob o banco apenas para um capacete aberto: mas hรก dois ganchos para pendurar capacetes pelo lado de fora

Moto esperta, com muitas qualidades e algumas liรงรตes fรกceis de resolver, que provavelmente serรฃo resolvidas nas prรณximas versรตes do Neo 125. Afinal, รฉ preciso dar vida longa a um novo produto e se fizer um produto perfeito hoje, nรฃo vai ficar oportunidade para aperfeiรงoamentos no futuro. A isso se dรก o nome de “melhorias programadas”. Mas isso รฉ apenas uma divagaรงรฃo. A verdade รฉ que a Yamaha Neo 125 vem somar qualidade ao mercado brasileiro de scooter e tem todas as condiรงรตes para ocupar uma boa fatia deste crescente e cada vez mais disputado segmento. Alรฉm do espaรงo deixado pela descontinuada Honda Lead, ela pode roubar alguns clientes da CUB campeรฃ de vendas, Honda Biz, pois agrega a vantagem da transmissรฃo automรกtica CVT. Uma boa aposta da Yamaha e รณtima opรงรฃo aos consumidores.

Ficha Tรฉcnica Neo 125

MOTOR

Tipo Um cilindro 4 tempos, SOHC, 2 vรกlvulas, com arrefecimento a ar
Cilindrada 125cc
Potรชncia mรกxima 9,8cv a 8.000 rpm
Torque mรกximo 0,98 kgf.m a 5.500 rpm
Sistema de partida Elรฉtrica
Tipo de combustรญvel Gasolina
Alimentaรงรฃo Injeรงรฃo eletrรดnica

TRANSMISSรƒO

Transmissรฃo Engrenagens (primรกria e secundรกria)
Cรขmbio CVT – Transmissรฃo de relaรงรฃo continuamente variรกvel

CHASSI

Tipo Tubular em aรงo de grande diรขmetro
Suspensรฃo dianteira Garfo telescรณpico (Curso da roda = 90 mm)
Suspensรฃo traseira Motor Balanรงa (Curso da roda = 80 mm)

DIMENSร•ES e CAPACIDADES

Comprimento 1.870 mm
Largura 865 mm
Altura 1.070 mm
Altura do assento 775 mm
Distรขncia entre eixos 1.260 mm
Peso Seco 92 kg
Peso em ordem de marcha 96 kg
Capacidade do cรกrter 0,84 litros
Capacidade do tanque 4,2 litros

FREIOS e PNEUS

Pneu dianteiro 80/80 14M/C
Pneu traseiro 90/80 14M/C
Freio dianteiro Disco hidrรกulico ร˜ 200 mm
Freio traseiro Tambor mecรขnico ร˜ 130 mm

INSTRUMENTAร‡รƒO e CORES

Painel de instrumentos Velocรญmetro analรณgico, hodรดmetro total, marcador do nรญvel de combustรญvel e funรงรฃo ECO

DISPONIBILIDADE

Cores Matt Grey (Fosco), Branco Cristal (Metรกlico) e Magma Red (Metรกlico)
Preรงo (FIPE) – 22/11/2016 R$ 8.496,00

Separador_motos

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixรฃo pelo mundo das motos e a larga experiรชncia na indรบstria e na imprensa. Acredita que a moto รฉ a cura para muitos males da sociedade moderna.