Joseph Stalin ordenou aos militares que o poderio instalado, incluindo as forças de terra, para que se preparassem para defender a pátria russa contra a invasão alemã pelos Panzers nas suas forças terrestres, com apoio das forças especiais. Tendo em vista os efeitos da Blitzkrieg* contra o Exército polonês, a mobilidade foi colocada como de extrema importância!
R 71
(*) O termo Blitzkrieg é uma palavra alemã que tem como sigficado guerra-relâmpago, que foi uma doutrina militar a nível operacional que consistia em utilizar forças móveis em ataques rápidos e de surpresa, com o intuito de evitar que as forças inimigas tivessem tempo de organizar a defesa. Seus três elementos essenciais eram o efeito surpresa, a rapidez da manobra e a brutalidade do ataque, e seus objetivos principais tinham a desmoralização do inimigo e a desorganização de suas forças (paralisando seus centros de controle). O arquiteto desta estratégia militar foi o general Erich von Manstein.
Uma reunião foi realizada no Ministério da Defesa da URSS e o tema de discussão abordou um modelo de motocicleta que seria o mais adequado para o Exército Vermelho. O Exército Vermelho pretendia modernizar seus equipamentos após o termino do conflito militar com a Finlândia. As motocicletas utilizadas até então não funcionavam satisfatoriamente, apontando uma tecnologia ultrapassada e uma fabricação com qualidade que deixava muito a desejar.
A versão oficial diz que, após longa discussão, a motocicleta BMW R71 ficou colocada como um modelo mais próximo das exigências, e cinco unidades foram adquiridos secretamente através de intermediários suecos.
Os engenheiros soviéticos, em Moscou, se ocuparam em desmontar as referidas motocicletas, copiando o design da BMW em todos os seus detalhes, e se fizeram moldes e matrizes para produzir os seus próprios motores e câmbios em Moscovo.
Tudo sobre a moto foi detalhada pelo pessoal da engenharia, e no início de 1941 o primeiro protótipo da motocicleta M-72 foi apresentada a Stalin, ocasião em que se tomou a decisão em produzi-las. Aliás, um desses originais BMW ainda sobrevive e está em exposição no museu da fábrica.
Em 1941 começou a produção da série BMW R75, e descontinuou a produção da R71. Os soviéticos foram abastecidos com este modelo superado, o que se apresentava como uma boa idéia naquele momento.
Isso também explica por que razão os soviéticos acabaram fazendo uma cópia do sidecar Wehrmacht; e em breve uma fábrica criada em Moscovo produziria centenas do modelo russo M-72 com esse sidecar.
O Blitzkrieg nazista foi tão rápido e eficaz que os estrategistas da União Soviética ficaram preocupados com a fragilidade aos bombardeiros alemães que a fábrica de Moscou se apresentava. Posto isso, a decisão foi tomada para mover a fabrica para uma posição mais ao leste, de forma a ficar fora do alcance. O local escolhido foi a pequena cidade comercial de Irbit, localizada à margem da grande estepe Siberiana, nas montanhas de Ural; cidade essa que tinha sido um importante centro comercial e palco de Feiras na Rússia, antes da Revolução de 1917.
O único edifício de dimensões substanciais na cidade era uma cervejaria que logo foi convertida no edifício R&D, o qual foi preparado para a construção de uma nova fabrica visando a produção maciça das motocicletas M-72.
Em 25 de outubro de 1942 o primeiro lote de motocicletas foram para a frente de batalha, e durante a Segunda Guerra Mundial se teve um total de 9.799 motocicletas M-72 entregues a luta, tanto à frente do destacamento de reconhecimento, bem como para o fortalecimento das tropas móveis.
Após a Segunda Guerra Mundial a fábrica foi ampliada e em 1950 foi entregue a motocicleta de numero 30000. Desde então, mais de 3,2 milhões de motocicletas foram produzidas, sendo a maioria com sidecar.
A história da URAL tinha começado com a glória de ajudar a derrotar o terror dos exércitos de Hitler sobre os russos nos campos de batalha europeus. A URAL foi construída apenas para uso militar até finais dos anos 1950, quando uma outra fábrica na Ucrânia assumiu essa tarefa, e a Irbit Motorcycle Work (IMZ) se focou em desenvolver a construção de motos para consumo doméstico, onde se apresentou uma forma de grande popularidade junto ao povo russo, que na década de 1960 a produção total da fábrica foi transformada apenas para motocicletas de uso civil.
A história de exportações da URAL começa em 1953, primeiramente e principalmente para os países em desenvolvimento, e mais tarde, na década de 60, também se teve entregas para os países desenvolvidos (incluindo Austrália); e cada vez mais motocicletas URAL foram vistas nas estradas de todos os continentes. Filosoficamente a motocicleta URAL é uma combinação única de preço, estilo clássico com sidecar, ficando muito parecida com a moto do papai e ainda como a do vovô.
Hoje os principais produtos da fábrica são as motocicletas URAL com sidecar voltado para os serviços pesados, concebidas para o piso áspero russo. Existem muitos lugares na Rússia, onde apenas URAL e cavalos alcançam. As motocicletas URAL são equipadas com motores bicilindricos contrapostos de quatro tempos refrigerados a ar, cambio de quatro velocidades e uma a ré, transmissão secundária por cardan embreagem de dois discos a seco, amortecedores com molas e freios a tambor. Todavia, os novos modelos solo foram desenvolvidos para mercados ocidentais e contam com mecanização refrigerada a água.
As motocicletas são vendidas principalmente para o mercado interno russo, mas já temos unidades espalhadas para a Austrália, Inglaterra, França, Holanda, Bélgica, Espanha, Grécia, Noruega, Finlândia, Suécia, Alemanha, Egito, Irã, República Sul-Africano, Brasil, Uruguai, Paraguai e numerosos outros países.
Ural Moto hoje …
IMZ-Montes Urais é o único grande fabricante russo de motocicletas e um dos poucos fabricantes de motocicletas com sidecar em todo o mundo. IMZ-Montes Urais é um conglomerado de empresas que produzem e vendem motocicletas clássicas em combinações tanto solo, bem como com sidecar.
A fábrica foi fundada em 1941. Em Novembro de 1992, transformada em uma empresa de capital misto, a Uralmoto Joint Stock Company sendo a formação de 40% pela privatização na gestão dos trabalhadores através de subvenção, 38% por leilão com a privatização vouchers (principalmente gestão e os trabalhadores também) e 22% mantidos pelo governo. Em Julho de 2000, a empresa foi re-organizada com a parte do governo redistribuída aos investidores.
No início de 1998, a empresa foi comprada pela iniciativa privada russa e já não é uma empresa estatal, trazendo novas idéias, novos investimentos, um novo modelo de gestão, novas técnicas de produção, novos design, implementação de tecnologia e, sobretudo, o controle de qualidade desde a entrada dos insumos, o durante produção, até o produto acabado.
IMZ deu uma nova vida a marca, com novos modelos e um motor que beneficia as exigências mínimas para a condução desportivas e de lazer para os tempos modernos. Embora a aparência externa do motor seja a mesma que a de antes, novas técnicas no controle de qualidade incidindo no preparo total do motor, forneceu melhores índices de tolerância na engenharia do produto, melhor qualidade na pintura e os cromados, embora mantendo a vantagem da continuidade com o equilíbrio da concepção dos motores horizontais de cilindros contrapostos roletados.
Um futuro brilhante para IMZ é esperado, pois esta vem constantemente buscando melhorias e qualidade, focando uma forma econômica de transporte divertido e de fácil manutenção.
A história está longe de ter terminado.
Links interessantes: http://www.imz-ural.com/ http://nstaib.googlepages.com/home
Um abraço a todos, e nunca se esqueçam : ” Antes de DESTRUIR, PRESERVE ”