Ao que tudo indica, a Suzuki vai aposentar sua principal moto esportiva, a GSX-R 1000 R 🙁
A última geração do modelo chegou em 2017 e não atende aos mais rigorosos programas de emissões, como o Euro5. E a marca não parece comprometida em enquadrar a esportiva nas regras.
A lei entrou em vigor em 2020, mas a Suzuki conseguiu exceções para manter o modelo (desatualizado) à venda na Europa até janeiro de 2023. Acontece que o prazo está acabando e a marca ainda não apresentou nenhuma novidade.
Outros modelos passaram pelo mesmo processo, mas foram atualizados pela Suzuki previamente. É o caso das V-Strom 1050 (foto), Hayabusa e GSX-S 1000, todas em conformidade com o Euro5.
E tem um agravente: em nova fase, a Suzuki parece 'não dar importância' à motovelocidade. Ela já anunciou sua saída da MotoGP e do Endurance World Racing (EWC). Ou seja, não parece interessada no segmento das esportivas.
A GSX-R 1000 foi lançada em 2001 e logo chegou ao Brasil. O modelo passou por várias atualizações e é uma das mais poderosas superbikes do mundo. Hoje, uma custa R$ 117.990 no Brasil.
Nova mas não inédita: como é a esportiva BMW 310 RR