Publicidade

A BMW apresentou no exterior a sua mais nova moto esportiva de baixa cilindrada, a G 310 RR. O modelo vem para completar a família BMW 310, com a naked G 310 R e a trail G 310 GS.

 

BMW 310 RR, nova esportiva

A BMW G 310 RR é mais um fruto da colaboração da marca alemã com a indiana TVS – tradicional concorrente da Bajaj. A colaboração entre as marcas já havia resultado na criação de modelos como as nossas conhecidas G 310 R e 310 GS.

Publicidade

Com isso, não chega a ser surpresa que a pequena esportiva carenada alemã compartilhe muitos (muitos!) componentes com a TVS Apache RR 310. Mas a BMW realizou esforços e ajustou o estilo da motocicleta para ganhar a cara da fabricante europeia.

O toque principal fica por conta das cores e grafismos. A G 310 RR chega no tom tradicional tricolor da BMW (azul, branco e vermelho) ou ainda na cor preta. A moto tem conjunto full-LED e apesar de manter as conhecidas linhas da Apache RR, pode se notar um toque de inspiração no visual da S 1000 RR.

bmw 310 esportiva

Modelo aposta na clássica configuração em tricolor, assinatura da marca alemã

Veja também:

Publicidade

Motor já conhecido 

A G 310 RR é movida por um motor monocilíndrico, refrigerado a líquido, de 312,12 cm³. Um propulsor que entrega potência máxima de 34 cv a 9.700 rpm e torque máximo de 2.7 kgf.m a 7.500 rpm – junto do câmbio de 6 velocidades.

Como se vê, não são os mesmos números das G 310 R e G 310 GS vendidas também aqui no Brasil. A pequena esportiva lançada entrega potência máxima em giro mais alto, frente aos 9.250 rpm da naked e trail. Além disso, a G 310 RR conta com acelerador eletrônico e 4 modos de potência: Track, Urban, Sport e Rain – atuando no motor e no sistema de ABS.

bmw 310 rr na cor preta

BMW pequena esportiva G 310 RR também chega na discreta e imponente cor preta

Nos modos Track e Sport a esportiva rende todos os seus 34 cv e 2.7 kgf.m de torque. Já nos modos Urban e Rain a moto limita sua entrega em 25 cv a 7.700 rpm e 2.5 kgf.m de torque a 6.700 rpm. A velocidade máxima da BMW 310 RR é de 160 km/h, mas nas configurações mais brandas fica reduzida em 125 km/h.

Publicidade

Parece a mesma moto, mas não é. Esta é a Apache RR 310, fabricada pela TVS e irmã da BMW 310 RR

Estas e demais informações são controladas por meio do display TFT de 5 polegadas, disposto na vertical – assim como um smartphone. A G 310 RR tem tanque com capacidade para 12 litros e chega com rodas de aro 17. Na dianteira o garfo invertido tem 140 mm de curso e o braço oscilante duplo da traseira tem 119 mm de curso. O conjunto todo pesa 174 kg.

Quanto custa a nova BMW 310 RR 

Uma vez que a nova moto foi desenvolvida em parceria com a – e deve ser fabricada na unidade da – TVS, o modelo faz sua estreia primeiro na Índia. Por lá, a BMW G 310 RR chega custando 285.000 rúpias – cerca de R$ 19.350 em conversão direta. Assim, é mais acessível que a G 310 GS e mais cara que a G 310 R.

bmw 310 r

Na Índia, a nova esportiva 310 RR custa um pouco mais que a naked R (foto) e menos a trail, GS

A BMW do Brasil ainda não tem previsão para trazer esta novidade ao nosso mercado. No entanto, já espera-se que no futuro a pequena esportiva venha a completar a linha de entrada da marca por aqui também. No mercado nacional, a fabricante alemã disponibiliza a naked 310 R com preço público sugerido de R$ 34.990 e a trail 310 GS partindo dos R$ 37.990.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]