Publicidade

A Honda criou o X-ADV, primeiro scooter aventureiro do mundo, em 2017 e foi um sucesso. Logo, a japonesa deciciu lançar uma família completa, com opções de 150, 350 e 750 cc. Acontece que ela não foi a única a apostar neste nicho.

Nos últimos anos houve uma enxurrada de lançamentos de scooter adventure. Alguns são originais e outros nem tanto. Se o Honda ADV 150 já foi ‘clonado’ por uma marca chinesa há algum tempo, agora a história se repete com uma europeia. É a máxima do ‘pode copiar, só não faz igual’.

arios 125 lembra o Honda adv 150

Não é o Honda ADV, olhe de novo. Este é o Orcal Arios 125+, novo scooter aventureiro inspirado no pequeno japonês

 

Publicidade

 

Nova cópia do Honda ADV 150

A fabricante Orcal criou o Arios 125+, um novo e bem equipado scooter de 125 cc. E a fonte de inspiração é inegável, basta olhar o formato das carenagens, o desenho do espelho, os ajustes do parabrisa, as molduras plásticas, o número de raios nas rodas ou o banco. O lançamento se embriaga na fonte do Honda ADV 150.

Mas nem tudo é igual e há diferenças, por exemplo, no motor. Enquanto o ADV tem 149 cm³ e 13,2 cv de potência máxima, o Orcal aposta num motor de um cilindro e 124,5 cm³. Com arrefecimento a líquido e injeção eletrônica Bosch, ele entrega 14,6 cv de potência e 1,2 kgf.m de torque.

arios 125+ é cópia do honda adv

Design é diretamente inspirado no Honda, assim como a proposta e configurações. Mas há diferenças, claro

Publicidade

Na ciclística, mais semelhanças. Tal qual o Honda, o Arios tem garfo telescópico na dianteira e suspensão traseira com dois amortecedores e assistência a gás. São 115 mm de curso de suspensão, bem próximo ao ADV. Já na balança o ADV leva vantagem: abastecido, são 133 kg (126 kg a seco) contra 149 kg do descendente.

O novo scooter adventure conta com rodas de 14 polegadas na frente e de 13 na traseira. O ABS funciona nas duas – diferente do ADV, onde há assistência de frenagem apenas na frente.

Veja também:

Publicidade

Scooter bem-equipado

O Honda ADV 150 é um scooter bem-equipado e o seu novo sósia, também. Assim, o Orcal conta com partida sem chave (smartkey), iluminação full LED, espaço sob o banco (23 litros), painel digital e tomada 12V. E há itens exclusivos, como alarme, luzes com atuação em curva (cornering light) e porta USB.

Modelo tem luzes em LED e até itens ausentes no Honda, como cornering lights, tomada USB e ABS de dois canais

 

Quanto custa o novo sósia do Honda ADV

O Orcal Arios 125+ chega nas cores branca ou cinza e deve estar disponível na Europa até o final deste mês, começando pela França. Por lá, o scooter será vendido a um preço inicial de 3.990 euros (equivalente a R$ 21.700 em conversão direta), logo abaixo dos 4.300 euros do Honda ADV. Porém, o japonês está indisponível na Europa, provavelmente à espera de sua nova geração. No Brasil, o ADV tem preço sugerido de R$ 20.120 (Fipe: R$ 24.092).

Arios 125+ custa cerca de 4 mil euros na Europa, logo abaixo do ADV. Entretanto, nova geração do Honda deve chegar por lá em breve

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]