As CRF 300 são modelos inspirados nas motos de competição off-road da marca. No entanto, podem ser emplacadas e tem conjunto dedicado ao uso urbano, na terra ou asfalto.
No entanto, na Europa as CRF 300 L são nada mais que motos trilha urbanas, baratas, leves e divertidas. Com isso, surgiu quem quisesse uma versão mais bem equipada.
Pensando nisso, a Rally Raid oferece dois conjuntos de suspensão, bagageiros, suportes para tomada e um novo descanso lateral. Muitos condutores como ele não querem ter que lidar com uma máquina de 250 kg.
As maiores atualizações individuais para a CRF são os componentes de suspensão, Nível 1 e Nível 2. Ambas oferecem as mesmas melhorias no amortecimento.
O conjunto original é tão suave que, no momento em que você se senta na moto, o curso total perde-se até a metade. Com o kit de nível 1 de 210 mm, foi definida a curvatura corretamente.
Já o nível 2 de 250 mm é efetivamente uma atualização com mais 40 mm, com um aumento da altura do assento associado. Além de oferecer mais curso, o garfo tem também um corpo de amortecedor.