A XT 660 é uma das mais icônicas motos Yamaha no Brasil. Alta, robusta, forte, leve. Porém, sua produção encerrou em 2018 e desde então uma nação ficou órfã, sem nenhuma substituta à altura. Até agora.
Nesta semana a GasGas apresentou um modelo muito parecido com a antiga XT - mas com ficha técnica superior. É a ES 700.
É uma aventureira raiz, com suspensões de longo curso (mais de 200 mm), alta do chão (23 cm), rodas raiadas e grandes (com aro 21" na dianteira). Tem até para-lama alto.
O motor é de um cilindro e refrigerado a líquido, como na XT. Mas quase 20cv mais forte. São 74 cv de potência e e 7,2 kgf.m de torque - na Yamaha eram 'apenas' 5,9 kgf.m. De quebra, é 19 kg mais leve (168 kg)
Quem prefere aventuras no asfalto ainda pode ficar com a versão supermoto SM 700. A moto é idêntica, exceto pelas rodas de 17" e pneus para on road.
Na Europa, os modelos custam 12.600 euros (cerca de R$ 66 mil em conversão direta). Para comparação, lá a nova Tenere 700 parte dos 10.400 euros (R$ 52,3 mil).
Seu lançamento por aqui é possível, já que a marca tem representação no país. Mas como é um lançamento muito recente, a empresa ainda não se manifestou sobre o assunto.
Não lembrou da marca? É uma empresa espanhola, fundada em 1985 e que atualmente pertence ao mesmo grupo de KTM e Husqvarna. Tem recebido muitos investimentos e é atual campeã do rali Dakar.