A custom Honda Rebel 1100 não é disponibilizada aqui no Brasil, para tristeza dos fãs do estilo estradeiro. No exterior, essa motocicleta é herda o conjunto da big trail Africa Twin, como motor de 1.084 cc, 81 cv de potência e 10 kgf.m de torque máximo.
Deixando as lamentações de lado, na Europa o modelo está presente. E por lá, a marca japonesa realizou ‘Wheels and Waves’, um concurso que colocou as dez melhores Rebels europeias customizadas em votação.
E foram construções vindas da Espanha, Portugal, Itália, França e Reino Unido. Após uma votação aberta ao público, a melhor Rebel personalizada do grupo veio da oficina italiana Motocicli Audaci, da Sardenha.
Nicola Manca, responsável pelo projeto, transformou a moto em um modelo com aspirações retrô. A Rebel ganhou escapamento alto, um garfo springer e uma carenagem aerodinâmica. É claro, Manca optou por rodas raiadas, de 19 polegadas.
Segundo Manca, deixar o modelo como visto em exibição exigiu a solução de alguns ‘quebra-cabeças’. Isso porque, para conseguir a linha que a oficina desejou, foi preciso levantar a traseira da moto e abaixar a dianteira em 16 cm.
E como ele optou por usar rodas de 19 polegadas, surgiu um problema de folga – pois a roda dianteira estaria tocando o radiador! Para evitar isso, foi instalado o curioso garfo springer que permitia avançar a roda.
De acordo com a oficina, a inspiração para a Honda Rebel 1100 veio de motos de corrida ne areia da década de 1930. ‘Rodas e Ondas’ foi para os responsáveis o tema principal.