As scrambler surgiram há muitas décadas e ganharam popularidade sobretudo nos anos 1950 e 1960. Eram, a grosso modo, motos café racer adaptadas para correr na terra.
Hoje elas apostam mais no estilo das clássicas que no compromisso off road. Mas, é possível se divertir muito em estradas de terra com elas, além de serem fiéis companheiras nos corredores e apertado trânsito das cidades.
Sim, uma vez que uma moto scrambler deriva do que hoje conhecemos como clássicas. E seguem recebendo itens voltados ao uso no fora de estrada, como já acontecia nos anos 1960.
As rodas (geralmente raiadas) passam a calçar pneus de uso misto. As suspensões costumam ter seus cursos ampliados e itens de acabamento, especialmente cromados, são removidos.
Outra característica clássica das scrambler é o escapamento elevado, que facilita rodar em locais alagados.
É comum encontrar projetos com protetores de mãos, motor, cárter e até farol, além de paralamas elevados. Também há quem remova todas as carenagens e laterais, fortalecendo a pegada ‘racing’ da moto.
Nova KTM 390 Duke e a injusta história do modelo no Brasil