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Pneus de uso misto, mas rodas ‘pequenas’; visual clássico, mas sem cromados ou acabamentos delicados. Afinal, o que é uma moto scrambler?

A dúvida ganhou força nos últimos dias, com o lançamento da Scram 411. Como o nome sugere, a nova Royal Enfield à venda no Brasil é uma representante deste pequeno e estiloso nicho de motocicletas clássicas.

 

O que é uma moto scrambler?

As scrambler surgiram há muitas décadas e ganharam popularidade sobretudo nos anos 1950 e 1960. Eram, a grosso modo, motos café racer adaptadas para correr na terra.

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moto scrambler anos 1960

Famosas nos anos 1960, as scrambler eram motos adaptadas para o uso em competições off road

Se hoje as motos com visual sessentista são oferecidas por várias marcas e ganham o nome de clássicas, por que não resgatarm também as scrambler? É o que fizeram marcas como a Triumph e, mais recentemente, a Royal Enfield.

Desta forma, hoje elas apostam mais no estilo das clássicas que no compromisso off road. Ainda assim, é possível se divertir muito em estradas de terra com elas, além de serem fiéis companheiras nos corredores e apertado trânsito das cidades.

As japonesas criadas especialmente para as competições off-road decretaram o fim das scrambler nas competiões. A principal delas foi a Yamaha XT 500

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Como é uma moto scrambler? A Scram 411 é uma?

Assim, uma moto scrambler deriva do que hoje conhecemos como clássicas. E seguem recebendo itens voltados ao uso no fora de estrada, como já acontecia nos anos 1960.

scram 411 é uma moto scrambler

A Scram 411 nasceu da Himalayan, mas perdeu peso, carenagens e volume para se encaixar na filosofia scrambler

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Portanto, as rodas (geralmente raiadas) passam a calçar pneus de uso misto. As suspensões costumam ter seus cursos ampliados e itens de acabamento, especialmente cromados, são removidos. Outra característica clássica das scrambler é o escapamento elevado – que facilita rodar em locais alagados.

moto scrambler - scram 411

Rodas raiadas, pneu de uso misto, bom espaço do solo, sem carenagens. Pra ser ainda mais ‘raiz’, a Scram 411 merecia um escapamento alto, paralelo ao banco

Nos casos das customizadas, a criatividade vai além. É comum encontrar projetos com protetores de mãos, motor, cárter e até farol, além de paralamas elevados. Também há quem remova todas as carenagens e laterais, fortalecendo a pegada ‘racing’ da moto.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza