Pneus de uso misto, mas rodas ‘pequenas’; visual clássico, mas sem cromados ou acabamentos delicados. Afinal, o que é uma moto scrambler?
A dúvida ganhou força nos últimos dias, com o lançamento da Scram 411. Como o nome sugere, a nova Royal Enfield à venda no Brasil é uma representante deste pequeno e estiloso nicho de motocicletas clássicas.
O que é uma moto scrambler?
As scrambler surgiram há muitas décadas e ganharam popularidade sobretudo nos anos 1950 e 1960. Eram, a grosso modo, motos café racer adaptadas para correr na terra.
Se hoje as motos com visual sessentista são oferecidas por várias marcas e ganham o nome de clássicas, por que não resgatarm também as scrambler? É o que fizeram marcas como a Triumph e, mais recentemente, a Royal Enfield.
Desta forma, hoje elas apostam mais no estilo das clássicas que no compromisso off road. Ainda assim, é possível se divertir muito em estradas de terra com elas, além de serem fiéis companheiras nos corredores e apertado trânsito das cidades.
Veja também:
- Você precisa ver: XT 600 foi transformada em scrambler maluca!
- Triumph lança nova Street Scrambler – e com edição limitada
- Scram 411: 5 coisas para saber antes de comprar o lançamento
Como é uma moto scrambler? A Scram 411 é uma?
Assim, uma moto scrambler deriva do que hoje conhecemos como clássicas. E seguem recebendo itens voltados ao uso no fora de estrada, como já acontecia nos anos 1960.
Portanto, as rodas (geralmente raiadas) passam a calçar pneus de uso misto. As suspensões costumam ter seus cursos ampliados e itens de acabamento, especialmente cromados, são removidos. Outra característica clássica das scrambler é o escapamento elevado – que facilita rodar em locais alagados.
Nos casos das customizadas, a criatividade vai além. É comum encontrar projetos com protetores de mãos, motor, cárter e até farol, além de paralamas elevados. Também há quem remova todas as carenagens e laterais, fortalecendo a pegada ‘racing’ da moto.