Publicidade

A Audi mais uma vez sai na frente e torna-se a primeira montadora a implementar o uso de lƒmpadas perif‚ricas brancas LED – d¡odos emissores de luz – nos far¢is de uso diurno.

Com isso, o Audi R8 ‚ o primeiro carro do mundo a utilizar sistema de ilumina‡Æo totalmente baseado na tecnologia LED.

Desde 1992, a ind£stria automobil¡stica vem adotando o uso do sistema de ilumina‡Æo LED com lƒmpadas vermelhas para equipar as lanternas traseiras, sinaleiras e luzes de freio.

Agora, essa inova‡Æo est  sendo expandida para todo o sistema de ilumina‡Æo externa do carro. Cada unidade de farol dianteiro equipado com tecnologia LED possui um total de 54 fontes de ilumina‡Æo, que funcionam agrupadas de acordo com as necessidades de cada momento. O grande benef¡cio para o usu rio ‚ a perfeita distribui‡Æo e brilho da luz emitida pelo farol.

Publicidade

O baixo consumo de energia tamb‚m ‚ uma das vantagens do uso da tecnologia LED no sistema de ilumina‡Æo de um carro (50 watts para os far¢is baixos e 6 watts para as luzes de uso diurno). Al‚m disso, a colora‡Æo similar … luz do dia aumenta o contraste e torna a percep‡Æo visual mais agrad vel.

A implementa‡Æo do sistema completo de ilumina‡Æo LED nos Audi R8 s¢ foi poss¡vel gra‡as a fato de que UniÆo Europ‚ia adiantou a regulamenta‡Æo do uso desse tipo de luz, que estava prevista para acontecer somente em 2008. A Audi ‚ uma das fundadoras da comissÆo que foi montada em 2003 para acelerar a aprova‡Æo do uso de novas e avan‡adas tecnologias em ilumina‡Æo veicular.

Antes mesmo de come‡ar adotar a tecnologia LED para todo o sistema de far¢is dianteiros, a Audi j  utilizava em ve¡culos conceito. Em 2003 a empresa apresentou no Detroit Motor Show o Pikes Peak, que atualmente ‚ o Audi Q7, j  equipado com far¢is de neblina LED. No mesmo ano, durante o Geneva Motor Show, a montadora alemÆ apresentou pela primeira vez o Audi Nuvolari quattro, j  com todos os far¢is dianteiros em LED, e ainda o Le Mans quattro, com o mesmo sistema, no Frankfurt motor Show. Al‚m disso, todas as funcionalidades dos far¢is dianteiros em LED com lentes fabricadas em alum¡nio foram instaladas no Allroad quattro em 2005.

O pr¢ximo carro Audi a utilizar o sistema de ilumina‡Æo totalmente baseado na tecnologia LED em sua linha de produ‡Æo ser  o Audi Q7 V12 TDI (apresentado no in¡cio deste ano no Detroit Motor Show).

Publicidade