Foto: André Garcia em curso - Caio Matos

Como usar os freios? , DPVAT, Motonline é financiado?, Suspensão do pagamento de IPVA?,CB300R com ABS – razão X emoção, Multa Misteriosa, Abuso de Autoridade

Foto: André Garcia em curso - Caio Matos

Foto: André Garcia em curso - Caio Matos

Acabei de tirar minha habilitação para motos, mas estou com uma grande dúvida, ouvi dizer que o freio principal de uma motocicleta é o freio dianteiro, numa emergencia é seguro acionar o freio dianteiro antes do freio traseiro? Fernando Baptista (18) Toledo – PR

R: Fernando esse tema é complexo. Em condições normais, numa naked ou numa esportiva começa-se freando pelo dianteiro e numa custom (cujo peso maior está na traseira) pelo traseiro. No entanto, o que são condições normais? Há momentos que o piloto freará só com o dianteiro, ou só com o traseiro, ou com ambos.Se a emergência se der numa curva, o dianteiro é a última opção. Enfim há uma gama de opções que só com treino. Indico-lhe o curso SPEEDMASTER, que tem um preço acessível. Garanto-lhe que valerá seu deslocamento até Piracicaba. Você sairá de lá sabendo frear e com outro perspectiva sobre pilotagem e o uso adequado dos freios que nos é passado erroneamente na moto-escola.


Ola pessoal, acabei de ficar sabendo que o vamos pagar 375 de DPVAT, sebem se isso é oficial, se ja foi decidido? se foi não adianta de nada a onda de e-mails que enviamos para nossos representantes Thiago (23) Guarulhos,SP

Como usar os freios? , DPVAT, Motonline é financiado?, Suspensão do pagamento de IPVA?,CB300R com ABS - razão X emoção, Multa Misteriosa,  Abuso de AutoridadeR: Nada oficial até o momento. Vamos aguardar! Mas é válido sua idéia de se manifestar junto aos nossos representantes. Acabo de receber meu IPVA com DPVAT que foi mantido o preço.
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Pergunto: Alguém sabe se existe alguma maneira de paralisar a cobrança do IPVA quando se tira a motocileta das ruas e só a utiliza nas trilhas ou motocross…O Estado do RJ está querendo me jogar na dívida ativa por nao pagar o IPVA de uma moto que a anos nao roda nas ruas… ela só roda nas trilhas e pistas ! Rodrigo Vargas (37) Teresópolis – RJ

R: Rodrigo não há previsão legal para isso! Seria justo, como ocorre em países como Alemanha,mas estamos no Brasil!


“…Cb3000 2010: quer dizer que quem comprou o lançamento 2009 Saiu prejudicado com o freio a disco na traseira ? francamente,isso merece um processo…. Claúdio (48) Curitiba – PR R: De jeito algum! A Honda lançou nos novos produtos XRE e CB3000R os opcionais C-ABS. Nessa opção o freio traseiro da CB300R é a disco. Na configuração sem opcional o freio traseiro é a tambor, somente, na CB. Não vejo qualquer prejuízo ao consumidor, muito pelo contrário, são as primeiras motocicletas de média cilindrada do Brasil com item de segurança de suma importância.” RIDÍCULA A RESPOSTA DO MOTONLINE AO LEITOR QUE QUESTIONOU A CONDUTA DA HONDA NA QUESTÃO DO LANÇAMENTO DA CB300R. EU JULGO QUE HOUVE MUITA SACANAGEM POR PARTE DA HONDA NO LANÇAMENTO DA REFERIDA MOTO SIM! O freio a disco com (ou sem, que seja) CBS foi lançado como opcional dois meses depois do lançamento oficial da motocicleta. Fazendo com que MUITOS consumidores que certamente optariam pelos tais “acessórios” saissem TOTALMENTE LESADOS pela política de marketing ignorante, burra e sacana da Honda. Não seria muito mais inteligente ter lançado as versões “mais caras” antes e a stardard (como eles chamam a versão sem CBS) depois? Eu fui um infeliz comprador dessa motocicleta no mês seguinte ao lançamento e fui negativamente surpreendido com a chegada das versões com freio a disco e com CBS.
Assim que soube, me desfiz da moto, perdi dinheiro mas não me arrependo! HONDA NUNCA MAIS!!!! Luis Felipe Corullón (28) Viamão – RS

R: Luis Felipe quando olhamos o mercado há dois caminhos: o emocional, como o seu ponto de vista, e o racional como o ponto de vista do Motonline. No entanto, o ponto de vista do Motonline está embasado em dados, vide o site da ABRACICLO – abraciclo.com.br


Olá pessoal como vão ? Bom, tive uma surpresa desagradável há Uns dias: Fiz todos os procedimentos p/ renovar minha CNH e depois fiquei sabendo q ela havia sido suspensa devido a 2 multas idênticas q levei. A multa é a seguinte: Falta ou uso incorreto do capacete ou roupa de segurança. Essas multas tiveram os pontos multiplicados por 3. Agora as dúvidas: 1) Existe essa coisa de multa multiplicar os pontos ? 2)Afinal, é ou não é proibido andar de viseira aberta na cidade ?(porque com certeza fui multado por isso, pois nunca andei sem capacete numa cidade grande como BOTUCATU !) 3) Posso ser multado por estar montado na moto DESLIGADA e ESTACIONADA, mas sem capacete e lendo um jornal ?Por favor, gostaria muito que me esclarecessem essas dúvidas, pois estou indignado com certas “indefinições” do nosso maravilhoso CTB. Obrigado e parabéns pelo site Evandro de Souza Silva (23) Botucatu – SP

R: Evandro existe previsão legal para a multa multiplicar os pontos. Sem os documentos, não tenho como lhe orientar corretamente. Mas, se você desconhece a procedência das multas e as mesmas não esclarecem isso, cabe Mandado de Segurança com pedido liminar para suspender a pontuação e a exigência de pagamento até o órgão de trânsito ou o agente de trânsito informe corretamente a multa.


Bom Dia André…aqui em Curitiba os agentes de trânsito, mais especificamente os policiais militares estão efetuando autuações por alterações de caracteristicas (artigo 230 do ctb como lampadas diferentes das originais( diamond vision, cristal vision, moto vision e por ai vai… ponteiras( escapes ) diferentes dos originais…SEM PARAR AS MOTOS.. simplesmente as veêm passando e emitem a autuação..ocorre que verificando o codigo neste artigo expecifica que o veículo deve ser retido para regularização uma vez que em tese está irregular.Conversando com um policial de transito ele me informou que eles constam no campo observação do auto de infração as segintes descrições : ” C.N.I. -Condutor Não Identificado” ” V.T. – Veículo em Trânsito” e ai vem a pegadinha.. “ARTIGO 280 PARÁGRAFO 3 DO CTB” o que segundo ele remete ao DETRAN a responsabilidade de reter o veiculo…na verdade servindo apenas como respaldo para autuar os veiculos em movimento, não sendo necessario a sua parada. As minhas perguntas são simples : isso é legal??? Não cabe uma ação contra o policial por abuso de autoridade??? Em excelente dia a todos , abraço Rui (32) Curitiba – PR

R: Rui o caminho é Mandado de Segurança, formalmente reclamar no Ministério Público e se quiser propor medida administrativa no órgão competente do Estado por abuso de poder da autoridade de trânsito.


Fiz um consorcio de uma bis há 6 anos atras dessisti quero saber quando e quanto tenho pra receber meu grupo 23500 cota 204 rd06
obrigada Solange (26) Monte Alto – SP

R: O ideal é vocÊ obter essas informações pelo SAC do Consórcio. Em todo caso, quando findar o grupo haverá rateio do fundo de reserva entre todos os consorciados ativos.


Quero saber se MONTOLINE he financiado pela HONDA porque voces nao perdem oportunidade em falar mal da YAMAHA e outras marcas ex.diario da 600cc babaquice de CGsegeiro Manoel Augusto (47) Goiânia – GO

R: Meu caro Manoel ninguém aqui é financiado pela Honda e muito menos falamos mal da Yamaha. Veja no texto da MT-03 que a concessionária foi elogiada pelo serviço. Somos fanáticos por motos, independente da marca e não pela marca como um time de futebol ou religião.

Aliás, lhe recomendo assistir o vídeo de 10 anos do Motonline no link abaixo, cuja palavra imparcialidade foi a palavra mais mencionada.

grande abraço! Um 2010 repleto de saúde, trabalho e muitos quilômetros a todos…