Publicidade

Correção, óleo, freio, injeção, baba ovo, manutenção, idéias, sidecar, encontros, seguradora, estouros,

Tite na mensagem anterior mencionei KTM950, desculpe, quis dizer KTM SUPERDUKE 990, aproveitando, o q vc acha dessa motoca?. vi ela numa reportagem na duas rodas ,mas ¤ li, prefiro ler sobre motos no seu site, se vc tiver alguma coisa sobre ala coloque no ar se poss¡vel, obrigado!
samuel – roca sales, rs
Samuca, pode ler a mat‚ria da 2Rodas porque eu nÆo publicarei nada sobre essa moto enquanto nÆo pilotar uma.

àleo
Gostaria de saber se h  no mercado nacional ¢leo sint‚tico pra motos, e qual a diferen‡a entre ¢leo mineral e sint‚tico?
Jose – Campinas, SP
ZecÆo Zulu, se vc ‚ novo aki no Motonline uma dica: use a ferramenta de busca para encontrar mat‚rias sobre ¢leo, comece digitando “Sangue Bom” e bom proveito. Outra dica ‚ que nÆo divulgamos marcas de produtos que nÆo sÆo parcerios do Motonline.

Freio
Bom, sou iniciante em motos (na verdade nÆo tenho uma, ainda) e bastante leigo em mecƒnica, por isso queria saber quais as diferen‡as entre um freio a disco e freio a tambor, com rela‡Æo a eficiˆncia e manuten‡Æo, pois afinal o freio a disco ‚ mais valorizado e at‚ “encarece” as motos.
Rafael – DF
J  que vc ‚ iniciante, basta saber que o freio a disco ‚ muito melhor que o sistema a tambor. Mais f cil de fazer manuten‡Æo porque pode-se trocar as pastilhas sem retirar a roda, enquanto no tambor ‚ preciso retirar a roda e faz uma lamban‡a danada.

Publicidade

Inje‡Æo
blz tite estava lendo uma pergunta do leitor sobre carro e vc respondeu que em carros injetados teria q se descer engrenado,agora la vai minha duvida minha fazer ‚ injetada certo aconteceu comigo algumas vezes de eu estar passando por corredores de carro com a aquela manha de ficar com a embreagem apertada sabe? e minha moto nao morre mas o acelarador para pode ser isso ? q acontece igual aos carros?
ANDRE – itapevi sp
Todo sistema por inje‡Æo funciona igual. Mas a embreagem apertada faz o motor ficar em marcha lenta e gasta mais do que se mantiver com a embreagem livre.

Baba ovo
 por isso que eu acredito naquela m xima do “Se quer algo bem feito, fa‡a vc mesmo”. Valeu a¡, Gerson, vou ver se ‚ isso mesmo! Do jeito que os mexƒnicos daqui sÆo. Agora, “ Tite, tava lendo uma revista (antiga, viu?) aqui que tinha a CBR 600RR na capa (o primeiro modelo, 2003, acho), e na reportagem tinha jornalista elogiando tanto que teve um que disse que era a melhor Honda da hist¢ria! VOCÒ a acha digna disso tudo?
Victor – Petrolina – PE
Tem muito jornalista baba-ovo que acha todas as motos “as melhores da hist¢ria”, a¡ quando sai uma melhor logo em seguida nÆo tˆm adjetivos pra qualificar, porque j  gastaram tudo antes. Por isso nÆo gaste seu dinheiro em revistas!

Manuten‡Æo
fala tite, existe muitas d£vidas a respeito de manuten‡Æo das motocas, j  pensou em dar dicas passo a passo de consertos poss¡veis de se fazer em casa, seria muito legal. e se vc nÆo estiver de regime vou mandar um sanduba daqui pelo sedex, at‚ as 10:00 chega bls?
flaides – Bauru, sp
Boa pergunta: quando o mercado tinha 10 a 15 modelos de motos isso era f cil. Hoje temos uma centena de modelos, cada um com suas particularidades, o que inviabiliza um texto abrangente. Al‚m disso, ‚ preciso ferramentas e conhecimento de mecƒnica e quem tem as duas coisas j  sabe fazer a manuten‡Æo b sica em casa. Mesmo assim, de vez em quando publico algo a respeito, como o texto sobre as velas que est  no ar.

Id‚ias
Aproveitando sua £til explica‡Æo sobre o arrefecimento, qual o material ideal de camisa para cada tipo de espessura? Ou d  td na mesma? E endossando a sugestÆo de fazer um guia gastron“mico, poder¡amos tb (¤ sei se isso j  existe) elaborar um guia virtual de destinos tur¡sticos voltado para o motociclista, e cada usu rio de Motonline poderia colaborar com informa‡äes sobre sua cidade. s¢ uma id‚ia dentre tantas.
Saulo – Mar¡lia-SP
Sim, existem v rias ligas met licas para constru‡Æo dos motores, camisas e pistäes, mas a rela‡Æo entre espessura e materiais ‚ menos importante de todas. A mais rela‡Æo mais importante ‚ a do atrito e rota‡Æo do motor. Esse lance do guia gastron“mico-motocicl¡stico est  em pauta, mas de forma diferente.

Publicidade

Sidecar
ESTOU PESQUISANDO SOBRE SAIDECAR (ACESSàRIO QUE FICA AO LADO DA MOTO FORMANDO EM UM TRICICLO), POIS NÇO CONSIGO ENCONTRAR NOS SITES.
Marcelo – Ananindeua-PA
Aproveita e conserta o teclado porque a tecla caps-lock travou! Use a ferramenta de busca Google que vc acha.

Encontros
tite, li uma resposta q vc, ia estudar a possibilidade de implantar um curso no interior de sampa, espero q dˆ certo e q seja perto de minha cidade,pois estou louco pra fazer um curso de pilotagem,e tb li umas perguntas de uns pessoal q quer saber site de encontros, entÆo a¡ vai, www.jornalmotoclubenews.com.br, e falando em encontro , vem a¡ o encontro em barretÆo, e eu vou t  l !
rafael – taquaritinga-sp

Seguradora
gostaria de saber se vcs conhecem alguma seguradora que faz seguro de moto 125 cc, pois comprei uma e estou precisando colocar no seguro pra ter mais seguran‡a e mais tranquilidade quando rodar com ela.
michael – SÆo Paulo
Infelizmente, nÆo!

Estouros
tenho uma tiger 955 i 2004, na £ltima revisÆo pedi para nÆo mapear a inje‡Æo, pq j  deu problema no passado. mapearam, e agora a moto quando reduzo ou est  em marcha lenta ” estoura ” no escapamento e a temperatura aumentou no motor em baixa velocidade, a Revenda da Cidade jardim TRIUMPH, diz que ‚ normal? pq o novo mapeamento ‚ assim mesmo, ” estourando” , gostaria de saber se corro o risco de travar o motor? se vai ter desgaste prematuro do motor? e como poderia solucionar este problema?
waldir – sÆo paulo
Waldir, nÆo posso te ajudar pq nÆo conhe‡o o funcionamento desse motor, mas certamente nÆo ‚ normal estourar em redu‡äes. Pode voltar … concession ria e pergunte se essa “caracter¡stica” consta no manual do propriet rio ou se foi informado na hora da compra.

Publicidade