Publicidade

Cidade Mirim Ayrton Senna ensina a como se comportar em ruas e avenidas; iniciativa gratuita vai até o final de janeiro

Um circuito infantil, localizado dentro de um parque público, equipado com ruas de asfalto, calçadas pavimentadas, semáforos, sinalização viária e faixas de segurança. Essa é a Cidade Mirim Ayrton Senna, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, que reproduz a situação encontrada nas ruas e avenidas dos centros urbanos.

O espaço, destinado à formação de “pedestres e motoristas-mirins”, está com uma programação especial de férias, gratuita, para as crianças de seis a 10 anos. Elas poderão aprender noções de trânsito no circuito, por meio do uso de bicicletas e triciclos, que são fornecidas pela própria instituição.

Os garotos se revezam nos papéis de motoristas e pedestres e simulam ações que ocorrem no cotidiano, com o auxílio de monitores e de guardas de trânsito. Levantamento do Ministério da Saúde aponta que cerca de 2.300 menores de até 14 anos morrem, por ano, em decorrência de acidentes automobilísticos, o que significa que 40% dessas vítimas fatais são crianças.

Publicidade

A Cidade Mirim oferece também brincadeiras e jogos em uma sala temática. Há uma maquete de cidade, que serve para os instrutores passarem conceitos de trânsito, mobilidade e de meio ambiente. As atividades, com duração de duas horas, serão oferecidas até o dia 31/1, de segunda-feira a sábado, das 10h às 12h e das 14h às 16h. Não é necessário fazer inscrição antecipada. Basta a garotada comparecer ao local, em um dos horários de funcionamento, acompanhada por um responsável.

A Cidade Mirim Ayrton Senna, criada em 2004, já atendeu a mais de 134 mil crianças — a maioria alunos de escolas da rede pública e particular. O espaço fica no Parque Municipal Júlio Fracalanza (Rua Joaquim Miranda, 471, Vila Augusta, Guarulhos/SP). Informações pelo telefone (11) 2425 1743.