Estrada Para Cidadania capacita professores em Braille

Hoje, acontece a 1ª Oficina de Capacitação em Braille realizada pelo Grupo CCR para o uso do conteúdo pedagógico do Programa Estrada Para a Cidadania.

Cerca de 40 professores de 11 municípios Fluminenses participarão do curso, oferecido pela concessionárias do ViaLagos Ponte e NovaDutra, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação para atender cem alunos do 4ª e 5ª anos do ensino fundamental, com deficiência visual.

Ministrada por especialistas da Fundação Dorina Nowill para Cegos, a Oficina será voltada para sensibilização e vivências em atendimento, abordagem, linguagem e relacionamento com as pessoas com deficiência visual. Os educadores recebem orientação sobre o conteúdo pedagógico de Educação Para o Trânsito e Meio Ambiente, sugestões de exercícios, trabalhos e atividades do programa em sala de aula e extracurriculares. O objetivo é que proporcionem condições para um desenvolvimento pleno dos alunos, visando a inclusão social dessas crianças.

O Programa chega pronto às secretarias de educação: as concessionárias oferecem gratuitamente os livros dos alunos, as oficinas de capacitação e os livros dos professores. Com isso, as crianças do 4º ano de escolas públicas passam a ter em sua grade curricular, a matéria Educação Para o Trânsito e os alunos do 5º ano recebem orientações sobre Educação Ambiental.

No âmbito de atuação da são beneficiadas 8.800 crianças e 360 professores nos municípios de Rio Bonito, Araruama, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

A Oficina em Braille acontece, entre 13h30 e 17h, na sede da CCR Ponte, que fica na Rua Mario Neves nº 1, Ilha da Conceição, em Niterói.