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Estudo mede impacto da adulteração do álcool nos componentes dos veículos

O aumento do teor de  gua e a elevada condutividade el‚trica sÆo os principais fatores presentes no  lcool adulterado que impactam nos componentes de um ve¡culo. Este ‚ o resultado do estudo conduzido pela Robert Bosch Am‚rica Latina, que ser  apresentado durante o Congresso SAE 2005, entre 22 e 24 de novembro em SÆo Paulo.

Para determinar quais as caracter¡stiscas do combust¡vel encontrado em campo, a Bosch colheu amostras de  lcool em diferentes postos localizados em territ¢rio paulista. Todas passaram por testes de teor alco¢lico, PH, condutividade el‚trica, e presen‡a de cloretos, sulfatos e s¢dio e res¡duos.

As principais nÆo-conformidades encontradas foram casos de limites de condutividade el‚trica acima de 2.000 æЅ/m e de teor alco¢lico de at‚ 78ø INPM — quando os parƒmetros oficiais sÆo de: 500 uS/m para a condutividade e teor alc¢lico entre 92,6§ e 93,8§ INPM.

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A partir destes dados, a equipe da Bosch preparou combust¡veis com as mesmas caracter¡sticas de adultera‡Æo para test -los em um ve¡culo com motor 2.0L, 8 v lvulas, com tecnologia Flex Fuel. O carro rodou cerca de 2.000 km e os resultados mostraram que as discrepƒncias de teor de  gua e condutividade el‚trica causam: redu‡Æo da vida £til da bomba e do filtro de combust¡vel, bem como de outros componentes que ficam na seqˆncia do fluxo do combust¡vel.

Dificuldade na partida do ve¡culo, consumo elevado, perda de desempenho e aumento da polui‡Æo tamb‚m foram observados durante os ensaios. Com os combust¡veis mais agressivos, no qual o teor de  gua chegou em 30% da mistura por exemplo, constatou-se nÆo ser poss¡vel dar partida a frio. Com 22%, o motor apresentou um ru¡do incomum e ainda houve presen‡a de  gua no ¢leo do motor.

“Nosso objetivo foi identificar que caracter¡sticas dos combust¡veis encontrados em campo estÆo afetando os ve¡culos e, a partir disso, temos atuado junto …s montadoras para buscar informar melhor os usu rios e oficinas. Al‚m de tamb‚m ajudar no tratamento das questäes de qualidade junto ao mercado e ¢rgÆos compententes”, afirma Besaliel Botelho, Vice-Presidente da Unidade de Sistemas a Gasolina da Robert Bosch Am‚rica Latina.